logo

Telefone: (11) 3024-9500

Accor fortalece a capacitação de equipes e protocolos no enfrentamento à violência contra mulheres | Qual Viagem Logo

Accor fortalece a capacitação de equipes e protocolos no enfrentamento à violência contra mulheres

6 de fevereiro de 2026

INICIATIVA FORTALECE CAPACITAÇÃO DE EQUIPES E PROTOCOLOS PERMANENTES DE ACOLHIMENTO EM HOTÉIS DA REDE

São Paulo, 06 de fevereiro de 2026 – A Accor, líder mundial em hospitalidade e referência em práticas de hospitalidade responsável, reforça seu compromisso no enfrentamento à violência contra mulheres no Brasil ao firmar parceria com o Circuito Não é Não. A iniciativa, conduzida pela Universidade de Brasília (UnB) em colaboração com a Anis – Instituto de Bioética e a Fòs Feminista, promove a capacitação de profissionais que atuam em estabelecimentos com venda de bebidas alcoólicas, com base na Lei 14.786/2023, que institui o protocolo “Não é Não”.


A parceria prevê formações técnicas para colaboradores dos hotéis da rede, desenvolvidas pelo Circuito Não é Não, por meio de uma trilha de conhecimento que apresenta, de forma prática, como situações de assédio e violência podem ocorrer e como as equipes devem atuar em cada caso, além da produção de materiais de comunicação visíveis ao público, que sinalizam de forma clara a preparação das equipes e a política de tolerância zero ao assédio e à violência. Hotéis da Accor em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Maceió e Recife já receberam a formação, iniciativa que ganha ainda mais relevância com a proximidade do Carnaval, período marcado pelo aumento do fluxo de visitantes em destinos turísticos populares em todo o país.


No último levantamento realizado, o canal Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, registrou um aumento de 38% no número de denúncias durante o período festivo, reforçando a importância de ambientes preparados para acolher e responder de forma adequada a situações de assédio e violência. Além dos treinamentos, a plataforma ALL Accor, que é o programa de fidelidade, ecossistema de marcas e canal de reservas da rede, também é parceira oficial da iniciativa.


A ação integra um compromisso mais amplo da Accor no enfrentamento à violência contra a mulher. Entre as iniciativas da rede está o Programa Acolhe, criado em 2020 em parceria com o Instituto Avon, que oferece hospedagem temporária para mulheres em situação de violência e seus dependentes, com pensão completa e atendimento social, psicológico e jurídico, além da conexão com redes de apoio municipais. Desde sua criação, o programa já concedeu 10.500 diárias a mais de 1.100 mulheres e seus filhos, alcançando cerca de 300 municípios em 24 estados brasileiros, e recebeu reconhecimentos como o Prêmio ECO da Amcham e o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade.


A Accor também mantém o Canal da Mulher, serviço de atendimento 24 horas, sete dias por semana, voltado às colaboradoras que enfrentam qualquer tipo de violência, garantindo suporte e acolhimento. Em 2025, a iniciativa foi expandida para o México e o Chile. No campo da experiência do público viajante, as equipes dos hotéis são treinadas para responder aos pedidos de suporte realizados por clientes mulheres que solicitam ajuda por meio de um código sigiloso, disponibilizado em banheiros e vestiários femininos.


“Mais do que uma ação associada a um período específico do ano, essa parceria reforça um compromisso estrutural da Accor com a criação de ambientes seguros, baseados em capacitação contínua, protocolos claros e uma cultura de acolhimento. Nosso foco é garantir que nossas equipes estejam preparadas para agir de forma responsável e empática, integrando essas práticas à operação diária dos hotéis e aos espaços de convivência da rede”, afirma Laís Souza, Gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Accor.


Texto por agência com edição de Rebeca Dias

Comentários