Ícone do site Qual Viagem

Aberturas, novas marcas e expansão da divisão luxo são destaques da Accor em 2022

A Accor apresentou, nesta segunda-feira (27), seu balanço de 2022. A rede de hotéis afirma que o último ano apresentou alguns dos melhores resultados da história de sua atuação na América do Sul. E, não à toa, marca o início de sua reorganização geográfica e de marca.

Segundo dados apresentados pelo CEO Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Brands, Thomas Dubaere, a rede alcançou um aumento de 26% no RevPar em relação a 2019. Além disso, só nos últimos quatro meses de 2022, esse número teve um crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior à pandemia.

“Ficamos extremamente felizes com o excelente resultado obtido pelas nossas equipes, que trabalharam intensamente para garantir a melhor experiência aos nossos clientes e excelente retorno aos investidores”, comemora o executivo.

Foto por Eliria Buso

Graças à recuperação da diária média, a região foi a única do Grupo a praticamente atingir o nível de ocupação de 2019. E, aliado a isso, registrou um aumento do volume de negócios em mais de 28%, com 911 milhões de euros.

Aberturas e novas marcas

2022 também foi um ano bastante positivo para a Accor em relação às aberturas e novidades de marcas. Foram 22 novos hotéis abertos no ano, totalizando mais de 2800 quartos de 8 marcas em cinco países diferentes da América do Sul.

Além disso, com as integrações dos últimos anos, os empreendimentos da rede contam com 45 marcas de diferentes categorias, priorizando sempre oferecer uma experiência 360 aos seus hóspedes.

Nova Divisão: Premium, Midscale e Economy Americas

Sob a liderança de Sébastien Bazin, Chairman e CEO do grupo, e Jean-Jacques Morin, Deputy CEO, desde 1º de janeiro de 2023 as operações da Accor contam agora com duas divisões dedicadas: “Premium, Midscale & Economy”, da qual Thomas Dubaere é CEO para Américas, tendo São Paulo como Sede da região; e “Luxury & Lifestyle”, ambas apoiadas por um Conselho de Administração e uma Plataforma Global Compartilhada – que fornece expertise e serviços a ambas as divisões, incluindo as áreas de Digital, Tecnologia e Compras.

A nova estrutura permitirá ao grupo acelerar o crescimento e abordar melhor a evolução do mercado, prestar os mais altos níveis de serviço possíveis a todos os stakeholders, facilitar o atendimento preciso e eficaz das necessidades e expectativas dos hóspedes, além de proporcionar clareza e performance aos parceiros. A nova divisão Premium, Midscale & Economy Americas reúne 448 hotéis em operação, 68 no pipeline e 11 marcas no seu portfólio: ibis budget, ibis styles, ibis, Adagio, Mercure, Novotel, Grand Mercure, Handwritten Collection, Movenpick, Swissotel e Pullman.

Compromissos globais de sustentabilidade

As iniciativas da rede Accor voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social também foram destacadas na apresentação. Segundo os dados, já foram reduzidos 16% da emissão de carbono – sendo que a meta é zerar as emissões até 2050 -, 84% dos hotéis já eliminaram o plástico de uso único de suas operações, 97% de seus colaboradores fizeram treinamento ESG na School for Change, e, hoje, 39% das áreas de gerenciamento são comandadas por mulheres.

Expectativas para 2023

Por fim, durante o evento, realizado no Pullman Ibirapuera, foram apresentadas as primeiras metas da para 2023. As fanquias e conversões estão no foco central de expansão da rede. Hoje, 44% dos hotéis da divisão PME Américas são franqueados, e 80% das unidades do pipeline seguem esse modelo.

A mais recente marca do portfólio global que vem para apoiar essa estratégia é a Handwritten Collection, que tem como foco os proprietários de hotéis independentes, uma vez que oferece um nível de investimento flexível e econômico, além do auxílio da poderosa plataforma de vendas, distribuição e fidelidade da Accor para aumento de suas receitas e otimização de custos, com um produto adaptado à sua própria personalidade. Handrwitten já tem 13 propriedades confirmadas em destinos da Europa, Ásia e Oceania e a expectativa é atingir mais de 250 hotéis até 2030.

Seguindo as tendências de consumo, outra novidade para este ano é o Accor One Living, plataforma pioneira no setor dedicada à integração de soluções inovadoras de hospitalidade em empreendimentos de uso misto. Ela vem para apoiar o desenvolvimento e a operação de branded residences – ancoradas por hotéis e resorts gerenciados e franqueados da Accor – e outros produtos exclusivos que agregam valor a esses projetos como espaços de coworking, hotéis de estadia prolongada, clubes privados, entre outros.

“Agora com nosso novo perímetro de atuação, que abrange América Latina, América do Norte e Caribe para as marcas Premium, Midscale & Economy, nossa ambição para 2023 é superar os grandes resultados de 2022, contando com as novas oportunidades de negócios, em especial onde já temos um network significativo como México, Chile, Colombia, Peru, Argentina e Brasil, onde contamos com a liderança absoluta de mercado”, finaliza Thomas.

Texto por: Eliria Buso com informações de agência

Foto destaque: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile