logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra Mérida, no México, e suas riquezas históricas | Qual Viagem Logo

Descubra Mérida, no México, e suas riquezas históricas

2 de dezembro de 2016

Mérida é um daqueles lugares que surpreende logo de cara. Com um dos maiores centros históricos do México (só menor do que o da capital do país), a cidade é repleta de casarões históricos do século XIX em tons pastel, que estão passando por um processo de restauração e abrigam joias culturais e gastronômicas.

merida-1719839_1920

Foto por Divulgação

Para sentir a cidade, dê uma volta pela famosa avenida Paseo Montejo, uma das mais extensas e charmosas de Mérida. Admire seus casarões da época colonial e comece a se se apaixonar pelo destino. Uma outra opção para conhecer o centro histórico é recorrer às Calandrias, uma espécie de carruagem. Dela, é possível contemplar a cidade calmamente e admirar os edifícios e monumentos seculares.

Merida, Mexico - Nov. 18, 2010: Tourists in horse-drawn carriage visit the Homeland Monument. The work of sculptor Romulo Rozo, the monument depicts an important part of Mexico's history from the founding of Tenochtitlan until mid-twentieth century.

Foto por iStock / jejim

Entre as construções históricas, destaque para o Palacio Cantón, edifício em estilo neoclássico, o imponente Momumento a la Patria, que é ilustrado com a história do México e do estado de Yucatán, e o Palacio Casa de Montejo (residência do conquistador da região, Francisco de Montejo, construída na metade do século XVI – hoje é um museu).

yuc_merida_33-iglesia-de-santa-lucia-en-merida

Foto por Divulgação / CPTM

Dando continuidade ao passeio, visite a catedral de San Ildefonso e o Museo Macay, que reúne um acervo amplo que abriga de peças maias a arte digital. Não deixe de saborear as comidinhas típicas locais, que facilmente podem ser encontradas pelas ruas do centro histórico de Mérida. Saboreie as marquesitas, uma espécie de panquequinha enrolada, que podem ser doces ou salgadas.

yuc_merida_179

Foto por Divulgação / CPTM

Falando em comida, a cozinha yucateca é uma atração à parte. Rica em frutos do mar, é um pouco diferente da tradicional mexicana. Entre os pratos típicos, destaque para os panuchos, salbutes, sopa de lima, cochinita pibil, entre outros. Programe-se para conhecer o tradicional restaurante Los Almendros, nos arredores do Parque La Mejorada.

Para conhecer os pontos turísticos mais distantes, recomenda-se que tome o Turibús. Ele faz diversas paradas pela cidade. Aí é só parar em pontos estratégicos e curtir. Quando você for buscar por hospedagem em Mérida, esqueça os tradicionais hotéis. A dica é se hospedar nas haciendas. São fazendas antigas, bem charmosas e aconchegantes, que foram transformadas em pequenos hotéis.

Passado vivo

Para conhecer um pouco das tradições locais, se você tiver oportunidade, fique um fim de semana no destino. É durante os sábados e domingos que em algumas praças do centro formam-se rodas de contadores de histórias, nas quais lendas locais são relatadas e dramatizadas pelos moradores mais antigos. Outra atração que remonta ao tempo dos colonizadores são as guayaberas, veste típica do estado de Yucatán. Nas lojinhas do centro você encontra as melhores e mais bonitas. Ah, e não deixe de provar o xtabentún, a bebida local, uma espécie de licor bem saboroso.

Escapada pitoresca

Próximo à Mérida estão algumas atrações do tipo obrigatórias. Izamal, a cidade amarela, é uma delas. No centro estão as ruínas de quatro pirâmides maias, que, assim como outros templos, foram destruídas pelos espanhóis para a construção do gigantesco convento de Santo Antônio de Pádua e da cidade colonial que hoje estão ali.

izamal_convent

Foto por Divulgação

Visite a zona arqueológica de Uxmal, cujo nome significa “construída três vezes”. Nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, foi um dos assentamentos maias mais importantes de Yucatán. Acredita-se que sua influência se estendia até o centro do México.  Atualmente o visitante pode encontrar enormes iguanas tomando sol nas antigas plataformas e templos.

Outra opção é ir para a praia na ensolarada cidade de Progreso, a 45 minutos de carro de Mérida. O destino é ideal para uns dias à beira-mar passeando ao longo da orla marítima e dando alguns mergulhos nas águas cor esmeralda do Golfo do México. O mar é bem limpo, tranquilo e sem ondas.

Um pouco mais distante, a 120 km de Mérida, você pode conhecer a incrível zona arqueológica de Chichén Itzá, com suas pirâmides famosas. Impressione-se com a gigante Kukulkan, mas não deixe de conhecer também El Castillo, El Cenote Sagrado, El Caracol e El Observatorio.

Mais informações em: visitmexico.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / CPTM

Comentários