logo

Telefone: (11) 3024-9500

Txai Resort Itacaré reúne chefs brasileiros em projeto gastronômico | Qual Viagem Logo

Txai Resort Itacaré reúne chefs brasileiros em projeto gastronômico

11 de setembro de 2026

O Txai Resort Itacaré dá continuidade ao “Sabores em Encontro”, projeto gastronômico que reúne chefs convidados de diferentes trajetórias e regiões do Brasil para experiências especiais no resort. Após a estreia, realizada em 1º de agosto com o chef Onildo Rocha, a programação segue com novos encontros que celebram a diversidade da gastronomia brasileira e sua conexão com diferentes territórios.

Em cada edição, os chefs convidados desenvolvem os menus em parceria com Nena, chef do hotel, criando experiências que combinam seus repertórios às referências e aos ingredientes da região.

A próxima edição acontece em 12 de setembro, com Ícaro Rosa, chef e fundador do restaurante Jiló, em Itacaré. Ícaro vive na Bahia há mais de dez anos e desenvolve uma cozinha que combina memória afetiva, diversidade cultural e diferentes influências gastronômicas. Para a ocasião, o chef prepara, ao lado de Nena, uma experiência com foco em brasilidades e na cultura baiana.

No dia 31 de outubro, a programação retorna com Henrique Gilberto, chef e proprietário do Grupo Viela, em Belo Horizonte, que reúne restaurantes como Cozinha Tupis, Forno da Saudade, Bar Juramento 202 e Armazém. Com passagens por cozinhas de nomes como Alex Atala, Alberto Landgraf e Massimo Bottura, Henrique construiu seu trabalho a partir da valorização de ingredientes, técnicas e hábitos alimentares ligados ao território mineiro.

Para encerrar o ano, em 21 de novembro, Nena recebe Roberta Sudbrack, referência da gastronomia brasileira. Nascida em Porto Alegre e radicada no Rio de Janeiro, a chef construiu uma trajetória marcada por uma cozinha autoral e contemporânea, que valoriza ingredientes brasileiros e a memória gastronômica do país. Ao longo da carreira, esteve à frente de projetos como o restaurante que levou seu nome, o SUD e o Pássaro Verde, além de ter comandado a cozinha do Palácio da Alvorada. Em 2015, foi eleita Melhor Chef da América Latina pela Restaurant Magazine.

Com diferentes perfis e repertórios, os chefs convidados representam a proposta central do projeto: criar momentos de troca entre cozinhas, culturas e formas distintas de interpretar a gastronomia brasileira. A cada edição, os convidados desenvolvem experiências em diálogo com a equipe do Txai e com a atmosfera e os ingredientes da região.

“O Sabores em Encontro foi pensado para trazer diferentes olhares para a gastronomia brasileira e criar experiências que vão além do jantar. Depois de começarmos com Onildo Rocha, chefs com trajetórias muito distintas, mas que têm em comum uma cozinha autoral e uma relação muito forte com suas referências. Essa diversidade é justamente o que queremos celebrar no projeto”, afirma Bruna Dib, diretora executiva do Txai Resort Itacaré.

Os jantares do “Sabores em Encontro” são realizados no Restaurante Orixás e abertos tanto para hóspedes quanto para passantes, com comercialização à parte das diárias. A iniciativa integra a programação gastronômica do Txai e reforça a proposta do resort de valorizar a cozinha brasileira em conexão com a cultura e o território baiano.

Membro do grupo Relais & Châteaux e braço de hospitalidade do Grupo RFM, o Txai Resort Itacaré está inserido em 92 hectares de Mata Atlântica preservada, na Costa do Cacau. Com apenas 38 bangalôs, o resort reúne gastronomia, bem-estar e experiências de lazer em meio à natureza.

Sala VIP do Txai Resort Itacaré

Localizada no Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus), a Sala VIP do Txai Resort Itacaré é um espaço exclusivo para hóspedes, pensado para oferecer conforto e privacidade antes ou após o deslocamento até o hotel. Com 74 m² e recentemente ampliada, a área conta com um ambiente contemporâneo e acolhedor, que traduz a estética e o cuidado presentes na experiência do resort.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação