O People Mover do Aeroporto de Guarulhos, que já vinha sendo testado, sem passageiros, desde outubro do ano passado, agora tem previsão de entrega estipulado para este ano.
O Consórcio Aero GRU, responsável pela implementação do transporte, anunciou que o People Mover passará a funcionar para o público a partir do fim de março e será ligado entre os terminais à estação da Linha 13- Jade.
Segundo o informativo, não há impasses que possam vir a prejudicar a entrega do projeto, uma vez que o cronograma segue um planejamento definido em conjunto com os envolvidos no projeto. Assim, tudo indicava que o início das operações ocorressem conforme a previsão, no primeiro trimestre de 2026 e seguisse de forma gradual até a finalização das etapas conclusivas, uma vez que constam mais de 15 mil testes simuladores de desempenho e segurança.
Uma certa polêmica tem sido gerada pela falta de definição concreta de uma data de inauguração, visto que a entrega inicial era fevereiro de 2024. Além de constar dois anos de atraso, o transporte apresenta falhas: no início do ano, o monotrilho parou na via em um dos testes e funcionários tiveram de desembarcar e seguir o trajeto a pé.
Assim sendo, não existe uma data segura de entrega, uma vez que o sistema passou por quatro adiamentos, deixando claro a falta de informações e documentos acerca da consolidação dos cronogramas.
Texto por Rebeca Dias
