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Travel Next Minas se consolida no calendário de eventos

22 de agosto de 2025

Inspirada em conceitos de inovação consagrados internacionalmente e com mais de 600 marcas expositoras, a feira reuniu representantes governamentais, empreendedores e profissionais de turismo interessados nas tendências que irão definir o futuro do setor, colocando ainda a capital mineira em evidência entre os principais encontros B2B nacionais e internacionais.

Conhecida pela riqueza cultural, gastronômica e pelo “jeitim” mineiro de ser e de receber, Belo Horizonte consolida-se definitivamente no calendário nacional de eventos com a terceira edição da Travel Next Minas. Idealizada e com direção assinada pela empresária Rúbia Coser, o evento aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, quando o Expominas foi palco para painéis, palestras, lançamentos e conexões estratégicas para profissionais de turismo de 13 estados brasileiros e representantes de países, como Portugal e Caribe.

“A feira foi um sucesso. Trouxemos tendências e inovações do setor, e ampliamos a geração de negócios e as oportunidades de alianças e acordos comerciais, consolidando Belo Horizonte no cenário de eventos”, resume Coser. O balanço endossa o êxito da iniciativa: este ano, foi registrado um aumento de 40% de público em relação a 2024. Em seus dois dias de duração, o evento recebeu 7.186 visitantes, enquanto no ano passado foram pouco mais de 5 mil participantes que movimentaram algo em torno de R$ 60 milhões em negócios.

Rúbia Coser. Foto por: Fabíola Musarra

Para superar essas cifras, a organização da feira investiu ainda mais no segmento de luxo. A área destinada a esse setor, a Travel Lux, foi ampliada em 60% e o número de marcas subiu de 12 para 21, entre destinos, hotéis e operadoras no segmento luxo. Nos dois dias do evento, o Travel Lux foi fundamental para o networking e para as rodadas de negócios entre participantes selecionados de acordo com o perfil de clientes, posicionamento no mercado e potencial comercial.

“Este ano, a feira gerou R$ 85 milhões em negócios”, informa a empresária. “A ideia é crescer com responsabilidade, sem perder de vista a qualidade. Isso implica selecionar criteriosamente os participantes, trazendo à feira empresas que realmente ofereçam conteúdo e que estejam preparadas para gerar negócios”, explica Coser, acrescentando que a Travel Next recebeu o apoio do Ministério do Turismo, que a incluiu no calendário nacional, e contou com o patrocínio do Visit Portugal e da TAP, consolidando a feira internacionalmente. “Conquistas como essas trazem um boom para os negócios”.

Além da companhia aérea, representantes de agências, operadoras, hotéis e resorts, destinos nacionais e internacionais, empresas de seguro e de locação de veículos marcaram presença na Travel Next Minas com seus estandes e aproveitaram o evento para mostrar os seus diferenciais, estreitar relações comerciais e ampliar conexões com o trade.

Foto por: Anderson Gradischer

Gerusa Pastush, da equipe comercial da EuropaMundo, apresentou no evento as tendências que a operadora está incorporando em sua oferta global em 2025/2026, revelando que destinos como a Ásia, especialmente a Coreia do Sul, estão em alta. “O interesse pelo país asiático é crescente”, observa. “Hoje, o viajante não busca apenas o destino. Deseja transcender e ter uma experiência completa em sua viagem, uma vivência autêntica que o permita conhecer a cultura local e o interior do país visitado”, diz Pastush.

Entre os novos produtos da EuropaMundo que seguem essa tendência está o Circuito Coreia do Sul, uma viagem de nove dias que percorre o país asiático de norte a sul e de leste a oeste, incluindo a capital Seul e cidades do interior. Ainda para a temporada de 2025/2026, Pastush destaca as rotas para a Europa, com cruzeiros que apresentam uma visão renovada dos clássicos.

O Circuito pelo sul da Inglaterra é um deles. Com stops em diversas cidades da região, incluindo Stonehenge, com entrada e guia, antes da chegada a Londres, possibilita que o viajante conheça o icônico sítio arqueológico inglês e a sua história. Outros roteiros em países do Velho Mundo da operadora são os circuitos da Polônia, da Andaluzia (Espanha), das Flores (Holanda) e dos Mercados de Natal (Alemanha/Áustria), só para citar alguns.

Foto por: Anderson Gradischer

Inovação & capacitação – A feira teve como tema central “O Futuro do Turismo: Conectando Pessoas com Inovação e Inteligência Artificial como Aliadas”. A inovação ficou visível em diversas atividades do evento, como na adoção da gamificação. A nova metodologia incentivou os agentes de viagem e os visitantes a interagirem com os expositores e a explorarem a feira, conhecendo atrações e roteiros turísticos de diferentes localidades mineiras, além de expor serviços e produtos de Minas Gerais e de várias cidades e empresas brasileiras e do mundo.

A feira teve espaços destinados à capacitação profissional, trazendo temas relacionados à inovação. O palco Inovação foi ocupado por empresas de tecnologia e soluções digitais. Essa área contou com estandes das empresas Bag Soluções, Busca Ideal, Linkka Seguros, Genitravel e Valepay. Já o espaço Tiradentes trouxe nomes consagrados no turismo para discorrer sobre temas intrigantes e interessantes para os profissionais do setor.

Aqui, especialistas abordaram desde o uso da inteligência de dados, a solução de pagamentos, a reforma tributária, riscos e contratos até a criação de leads qualificados e estratégias de vendas, com painéis e palestras sobre temas focados no turismo inteligente, em estratégias digitais e em tendências globais. Para exemplificar, Thiago Akira foi um dos palestrantes. Considerado como um dos principais expoentes do marketing digital no turismo. Akira discorreu sobre o poder dos nichos e, em sua apresentação, deu dicas para que os agentes consigam se posicionar dentro dos segmentos que mais crescem na indústria de viagens.

Foto por: Anderson Gradischer

Já o espaço Minas foi ocupado por estandes de produtos, serviços, gastronomia típica, artesanato, atividades culturais e religiosas e roteiros de Minas, além de estandes com informações e sugestões turísticas de diferentes estados brasileiros. Esse espaço contou com a participação ativa de produtores, prestadores de serviços e artesões, garantindo que os visitantes pudessem conhecer os novos e os tradicionais produtos mineiros, os lançamentos de eventos e rotas turísticas, a arte e as tentações gastronômicas e etílicas do estado.

Sagrado & profano – Entre as novidades da feira, o lançamento oficial de dois roteiros religiosos: “Caminhos Franciscanos” e “Caminhos da Agonia”. As duas rotas foram desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo em parceria com o Sebrae Minas. A primeira delas resgata a história da chegada dos frades capuchinhos e das clarissas franciscanas à região do Vale do Mucuri.

A segunda é dedicada à santa portuguesa Nossa Senhora da Agonia, conectando as cidades da Serra da Mantiqueira mineira de Cristina, Itajubá, Maria da Fé e Pedralva. Ambos os roteiros têm perfil rural e possibilitam o contato com a natureza e com as comunidades locais, dando acesso à produção e à compra de delícias mineiras, entre as quais os cafés e os azeites.

Lançamento do Uai Wine. Foto por: Paulo Marques

Outro lançamento da Travel Next foi o Uai Wine – Festival de Inverno dos Vinhos Mineiros. Conciliando capacitação técnica, feira de vinhos, gastronomia autoral, música e experiências culturais, o evento será realizado de 28 a 31 de agosto, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Tem a expectativa de atrair cerca de 20 mil pessoas e de reposicionar Minas no mapa do vinho brasileiro. Contará com mais de 20 vinícolas de diferentes regiões do estado representando 124 produtores. Juntos, eles hoje ocupam 436 hectares de vinhedos e são responsáveis por uma movimentação econômica anual de R$ 120 milhões.

Segundo a Coser, o lançamento do Uai Wine cumpre um dos principais objetivos da Travel Next, que é o de apresentar as riquezas turísticas das regiões mineiras. “Minas abriga grande parte do patrimônio cultural brasileiro. E nós queremos revelar para o Brasil e para o mundo as diversas belezas e culturas do estado, mostrando a arte, a religiosidade, a natureza e a gastronomia únicas desses lugares”, diz.

Lançamento do Uai Wine. Foto por: Paulo Marques

Na opinião da empresária, a Travel Next Minas também desempenha papel relevante para a projeção internacional do Brasil. Por isso, a iniciativa procurou reunir uma mostra da diversidade cultural e gastronômica do País. Coser explica: “Não queremos apenas oferecer o doce de leite, mas mostrar a sua origem, onde e como é produzido e toda a história que existe por traz de sua produção. É esse valor agregado que queremos destacar”, afirma. 

Mais do que uma feira de turismo, a 3ª Feira Travel Next foi um convite à reinvenção do setor, à construção de pontes entre tradição e modernidade e à celebração do que Minas Gerais tem de mais autêntico para oferecer ao Brasil e ao mundo. O evento contou com o apoio do Ministério do Turismo e o patrocínio da Visit Portugal, da TAP, da Vai de Promo e Seguros Promo, da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) e da Belotur, empresa municipal de turismo de Belo Horizonte.

Texto por: Fabíola Musarra

Foto destaque por: Anderson Gradischer

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