O Breakfast Weekend, consagrado como o maior e mais influente festival de cafés da manhã do Brasil, já registrou, em todas as edições realizadas desde 2021, a participação de mais de 200 estabelecimentos e cerca de 200.000 refeições matinais extras comercializadas.
As últimas edições realizadas, em São Paulo, Curitiba e Campinas e região, não apenas celebraram a rica cultura gastronômica dos cafés da manhã tipicamente brasileiros como apresentaram resultados excepcionais: participaram mais de 90 estabelecimentos que alcançaram crescimento de vendas da ordem de 18%, em média, e alguns mais do que dobraram o faturamento.
Para os parceiros envolvidos, especialmente estabelecimentos participantes e patrocinadores, o Breakfast Weekend segue provando ser altamente atrativo: o festival mobiliza um público predominantemente AB, com idades entre 25 e 45 anos. Dentro do perfil do festival, 92% dos consumidores possuem curso superior completo e 73% são mulheres, segmento conhecido por seu poder de decisão de compra e forte influência em tendências de consumo.
Nas edições realizadas no primeiro semestre de 2025, cerca de 20 mil pessoas consumiram os cafés da manhã extras, demonstrando o gigantesco potencial do festival para mobilizar público qualificado e gerar receita direta para os estabelecimentos.
Ao mesmo tempo, o festival se estabelece como evento ideal para marcas que têm por objetivo se apropriar do território do café da manhã: as edições encerradas recentemente contaram com os patrocínios da Queensberry, fabricante de geleias líder de mercado há 14 anos consecutivos, da Next, empresa brasileira inovadora que produz iogurtes e mousses plant-based, e da Gold Food Service, uma das mais importantes distribuidoras de alimentos do Paraná.
No último dia 5 de junho, na Fábrica de Dengo, em São Paulo, o Breakfast Weekend realizou um evento de encerramento das edições com mais de 80 convidados, entre representantes de estabelecimentos, patrocinadores e influencers. O cardápio foi assinado pela chef Sanae Mattos, e a casa foi selecionada para sediar as comemorações por ter sido um dos grandes cases da edição paulista, com mais de 600 cafés da manhã comercializados durante o festival.
Com o sucesso consolidado e o perfil de público comprovado, Carlos Galvão, CEO e idealizador do Breakfast Weekend, anuncia novos planos: “Estamos criando experiências que transcendem o formato tradicional de festivais: eventos, produtos e conteúdos que abrangem todo o universo do café da manhã”, afirma. “Vamos trazer novidades como o sistema de vendas de vouchers antecipados; o BreakCast, um podcast sobre cafés da manhã com entrevistas com pessoas de renome na área, entre outros assuntos; a corrida de rua Breakfast Run, que promoverá o bem-estar atrelado à gastronomia; a Breakfast Store, que foi lançada no evento e comercializa produtos exclusivos, como camisetas e canecas inspirados na cultura pop, entre outros; e muito mais. Tudo isso reforça nosso compromisso em construir um universo abrangente e perene, diversificando as fontes de receita e o engajamento junto ao nosso público.”
O Breakfast Weekend planeja uma expansão significativa para outras cidades ainda em 2025, ampliando sua presença para além de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Campinas e consolidando a capilaridade nacional do evento.
“Nossa meta é fortalecer ainda mais o turismo e a economia locais em todo o Brasil, declara Galvão. “O potencial de impacto financeiro e de geração de oportunidades é imenso e estamos preparados para os novos desafios, atraindo novos investimentos e parcerias estratégicas.”
Mais informações: breakfastweekend.com.br
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação