logo

Telefone: (11) 3024-9500

Jairo Restaurante, explosão de cores e sabores no W Bogotá | Qual Viagem Logo

Jairo Restaurante, explosão de cores e sabores no W Bogotá

13 de maio de 2025

O estabelecimento gastronômico Jairo, que está instalado no icônico hotel W Bogotá, foi reconhecido como o melhor Restaurante de Hotel da Colômbia em 2024 no World Culinary Awards. “Esta conquista é um reflexo do compromisso, paixão e dedicação de toda nossa equipe”, disse André Aparicio, gerente geral do W Bogotá. O local é caracterizado por uma proposta gastronômica de sabores nativos.

O restaurante Jairo caracteriza-se por reinterpretar a cozinha de fusão do país com ingredientes que conectam os colombianos com suas raízes, utilizando produtos cultivados e criados na Colômbia. É uma proposta gastronômica focada em ingredientes e sabores locais, transformados para serem apresentados de uma maneira nova e autêntica.

O nome, assim como o conceito do restaurante, são uma homenagem ao campo. Jairo é a representação do espírito dos agricultores do país, que se encarregam de cultivar os alimentos que chegam à nossa mesa, nutrindo a culinária e a cultura do país.

Tamal

A grande proposta do Restaurante Jairo é a cozinha de fusão colombiana, uma experiência gastronômica que combina tradição e inovação através do uso de ingredientes nativos que conectam os clientes com as raízes culturais da Colômbia.

O conceito por trás do restaurante Jairo gira em torno da reinterpretação da cozinha tradicional colombiana usando técnicas culinárias modernas. Cada prato do menu foi projetado para destacar os sabores indígenas e negros, usando ingredientes locais cuidadosamente selecionados.

Capricho nos sabores, cores e texturas no preparo dos pratos do Jairo Restaurante

A proposta culinária do Jairo se distingue por sua capacidade de fundir ingredientes tradicionais com apresentações inovadoras. Pratos como batata crioula, milho e peixe de água doce se transformam em elaborações modernas que surpreendem não só pelo sabor, mas também pela apresentação visual.

Cores intensas, texturas diferenciadas, sabores e apresentação cuidadosa preparados pelo jovem chefe Juan Carlos Buitongo Beltron, com 28 anos de idade e que iniciou muito cedo na arte de cozinhar. Nascido em Bogotá, ele possui formação em Gastronomia e Confeitaria no Instituto Mariano Moreno.

O jovem e criativo chefe Juan Carlos Buitongo Beltron do W Bogota

Atual chefe do Jairo Restaurante já atuou no JW Marriott, AC Marriott, Hilton Bogotá, Hilton Barranquilla, trabalhando como chefes de referência mundial, além de coordenar a cozinha criativa do premiado restaurante Sauvage. No W Bogotá comanda uma equipe de 42 profissionais que funcionam como um relógio. Mesmo a lá carte, os pratos não demoram mais que 15 minutos e chegam à mesa numa apresentação e sabor espetaculares.

A filosofia culinária do Jairo Restaurante homenageia os agricultores colombianos, que desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar e na gastronômica do país. Ao conectar os produtos do campo com a alta gastronomia, o restaurante consegue destacar os valores da sustentabilidade e do respeito aos ingredientes locais e ao mesmo tempo oferecer uma experiência exclusiva aos clientes, tanto aos hóspedes, como ao público em geral.  Além disso o Jairo oferece uma experiência grande explorando a vasta diversidade de frutas que há no país. Estima-se que existem cerca de 433 espécies de frutas comestíveis. Isso faz com que a Colômbia seja o país com a maior biodiversidade de frutas por quilômetro quadrado.

Granadilla uma das mais saborosas frutas da Colômbia

Granadilla, Lulo, Uchuva, Pitaa e Banana Bocadillo estão entre as mais utilizadas. O chefe pode oferecer um workshop de frutas para os hóspedes e recomenda que não deixem de experimentar o Salpicon de Frutas, um prato tipicamente colombiano.

Salpicão de frutas, uma iguaria da culinária colombiana

Dos pratos clássicos colombianos não deixe de experimentar o famoso Tamal – elaborado com massa de milho, com recheio de carne de porco ou galinha, acompanhados de cebola, ovo cozido e outros ingredientes que variam de acordo com a região ou a cultura familiar.

Mais informações e reservas: wbogota.com ou instagram.com/jairo_bogota

Texto e fotos por: Cláudio Lacerda Oliva – enviado especial a Bogotá e ao W Bogotá

Comentários