logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça as paisagens da Nova Zelândia em trilhas de um dia | Qual Viagem Logo

Conheça as paisagens da Nova Zelândia em trilhas de um dia

19 de abril de 2018

Para os visitantes com pouco tempo para explorar a natureza da Nova Zelândia, as trilhas de um dia podem ser uma boa opção para observar as paisagens cinematográficas do país. São caminhadas que oferecem de tudo: vulcões, floresta, lagos, cachoeiras e praias.

Ao se preparar, é preciso lembrar que as mudanças climáticas são constantes na Nova Zelândia. Vale ressaltar que algumas dessas trilhas são bem tranquilas, porém outras exigem bom condicionamento físico.

Conheça seis das melhores caminhadas de um dia do país, das mais fáceis às mais difíceis:

No topo do vulcão em Auckland

Foto por David Killick

Foto por David Killick

Nível: fácil

Há cerca de 600 anos o vulcão da ilha de Rangitoto entrou em uma violenta erupção no Golfo de Hauraki, perto de Auckland, na Ilha Norte. Hoje, quem visita esta calma ilha chega de barco e a explora caminhando ou em um veículo com tração nas quatro rodas que vai até o topo da montanha, a 260 metros de altura. Na primavera e no verão a ilha fica coberta pelas flores vermelhas de uma árvore chamada Pohutukawa, usada para produzir mel e cuja cor contrasta com as superfícies de lava cinzenta.

Dicas de viagem: Balsas para Rangitoto partem regularmente do terminal de Auckland e também do porto de Devonport. A viagem dura cerca de 25 minutos e você pode se programar para passar metade do dia na ilha. A região de North Shore, em Auckland, também é fascinante, com praias reservadas, fortificações históricas, arquitetura colonial e restaurantes.

Florestas e lagos em Te Anau

Foto por David Killick

Foto por David Killick

Nível: fácil

A região de Fiordland é famosa por trilhas que levam vários dias, como a Milford Track. Mas você também pode apreciar esse parque nacional em uma caminhada fácil, de apenas um dia, a partir de Te Anau. A trilha começa no Centro de Visitantes e segue para o lado sul do lago, passando pelo Centro de Vida Selvagem de Te Anau (onde você pode ver o curioso pássaro takahē, que corre risco de extinção) e pelos portões de controle da estação de energia de Manapouri. A partir dali, siga pela trilha de Kepler, andando por uma floresta primaveril até a área de piquenique de Dock Bay. Depois, retorne pelo mesmo caminho.

Dicas de viagem: Te Anau tem muitas opções de acomodação à beira do lago. Além de viajar para Milford Sound e Doubtful Sound, você também pode visitar cavernas com os chamados glowworms, insetos que brilham no escuro. Não perca a exibição de Ata Whenua – Shadowland, um filme sobre a região, no Fiordland Cinema. A experiência é mágica.

Ruinas de uma ferrovia na Costa Oeste

Foto por David Killick

Foto por David Killick

Nível: fácil

Floresta nativa, um rio selvagem, uma cachoeira barulhenta e um desfiladeiro dramático combinados com conhecimento histórico na Charming Creek Walkway, localizada na Ilha Sul. No início dos anos 1900, mineiros e madeireiros construíram uma ferrovia em terreno periculoso. Ela foi fechada em 1958, mas os restos de velhos motores e vagões ainda podem ser vistos parcialmente enterrados na vegetação. Em dias de céu aberto, o rio cai entre os pedregulhos em um cânion rochoso; em dias de chuva, a forte torrente revela a cachoeira de Mangatini. Independentemente do clima, a paisagem é sempre impressionante.

Dicas de viagem: A partir de Ngakawau, 35 quilômetros ao norte de Westport, você pode percorrer a trilha ida e volta em um dia (são 19 quilômetros). Também é possível começar por Seddonville, na ponta norte. Fazer o percurso de bicicleta é outra opção, assim como se hospedar no Rough and Tumble Bush Lodge, perto de Seddonville. Aproveite para visitar a Old Ghost Road, favorita dos ciclistas.

De leste a oeste em minutos

Foto por David Killick

Foto por David Killick

Nível: fácil a moderado

Imagine passar, em questão de minutos, da costa leste para a costa oeste da Nova Zelândia. Você pode fazer isso no Farewell Spit, uma estreita faixa de terra que forma a ponta norte da Ilha Sul. O lado oeste é mais selvagem, marcado por ilhas, cavernas marítimas e longos pedaços de praia vazia, enquanto o leste oferece vistas panorâmicas da região de Golden Bay. Tanto o Farewell Spit quanto o parque de Puponga Farm oferecem grande variedade de caminhadas, incluindo a Puponga Hilltop Track, trilha que leva de três a cinco horas (sentido único). Também há a opção de fazer apenas parte do percurso.

Dicas de viagem: As principais áreas de estacionamento estão em Triangle Flat ou no fim da Wharariki Road, uma estrada que não é asfaltada. O acesso à maior parte do Farewell Spit é controlado, então faça um tour ecológico para apreciar a beleza e a diversidade deste frágil ambiente costeiro.

Vendo tudo de cima em Wellington

Foto por Te Raroa Trail

Foto por Te Raroa Trail

Nível: moderado

A chamada Kapiti Coast captura vistas contrastantes da Ilha Kapiti – que foi berço do guerreiro Māori Te Rauparaha – e das colinas cheias de vegetação que cercam Wellington, a capital da Nova Zelândia. A Paekakariki Escarpment Track é uma trilha que integra outra maior, a Te Araroa Trail, e que chega até 220 metros acima do nível do mar. A partir da praia de Paekakariki, pegue uma passagem subterrânea por debaixo da principal estrada neozelandesa, a State Highway 1. Depois, siga pela floresta costeira e pelas pedras. Um caminho estreito em forma de ziguezague leva até o mirante no topo da montanha. A partir dali é só descida em meio à floresta nativa e passando por duas pontes. Depois, siga o corredor ferroviário e termine a caminhada na estação de Pukerua Bay.

Dicas de viagem: A trilha tem sentido único, cobre 10 km e pode levar entre três e quatro horas. Parte dela passa por propriedade privada, portanto cachorros, bicicletas e veículos motorizados não são permitidos. Ao fim da trilha, você precisará organizar um transporte para levá-lo de volta ao ponto de partida. A região de Kapiti Coast tem muitas praias, lojas de artesanato e restaurantes.

Volta em torno da montanha em Taranaki

Foto por Jeremy Beckers

Foto por Jeremy Beckers

Nível: moderado a difícil

Localizado na costa oeste da Ilha Norte, o Monte Taranaki é frequentemente comparado ao Monte Fuji, no Japão, por causa de sua simetria. É, também, um lugar que tem significado espiritual para o povo Māori. A Pouakai Crossing é uma trilha que passa por formações dramáticas, incluindo as colunas de lava de Dieffenbach Cliffs e as árvores da floresta de Goblin. Uma vez no Parque Nacional de Egmont, também é possível fazer outra caminhada para ver a cachoeira conhecida como Bells Falls e um lago alpino transparente como um espelho, numa paisagem digna de cartão postal. Lá em cima, o pico do Monte Taranaki é um belo lugar para tirar fotografias.

Dicas de viagem: A Pouakai Crossing é uma trilha de sentido único que percorre 19 km, então será preciso organizar transporte para depois da caminhada. Você pode optar por tours guiados ou por andar de forma independente, seguindo os sinais. A trilha exige um bom preparo físico e pode levar até nove horas e meia. O ponto de partida é o Centro de Visitantes do Parque Nacional de Egmont, ao sul de New Plymouth.

Mais informações:

Tourism New Zealand

Rangioto Summit Track

Milford Creek

Charming Creek Walkaway

Farewell Spit and Puponga

Paekakariki Escarpment Track

Pouakai Crossing

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ JasmineMonrouxePhotography

Comentários