logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 pontos turísticos religiosos para conhecer em Congonhas | Qual Viagem Logo

7 pontos turísticos religiosos para conhecer em Congonhas

3 de abril de 2018

Situada na região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais, Congonhas é uma das cidades mais religiosas do país. Carinhosamente apelidada de “Cidade dos Profetas”, é famosa por suas festas e manifestações culturais que atraem multidões, além de conter diversos símbolos e monumentos sagrados que são atrações turísticas. Conheça alguns deles aqui:

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

Foto via iStock/ Gilberto_Mesquita

Foto via iStock/ Gilberto_Mesquita

Tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos contém um dos maiores conjuntos barrocos das Américas. Museu ao ar livre, o espaço reúne a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, além dos 12 Profetas, esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho e das seis Capelas dos Passos.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Foto via iStock/ Gilberto_Mesquita

Foto via iStock/ Gilberto_Mesquita

O início da construção da Basílica é datado em meados 1757, sendo finalizada no ano de 1790, após o término do adro e das escadarias. É possível encontrar a imagem do Senhor Morto, que é um dos motivos da peregrinação religiosa, decorações no estilo rococó, pinturas no teto assinadas pelo Mestre Ataíde, além de vários relicários talhados por Aleijadinho. O inestimável valor artístico de suas obras, somado aos 12 Profetas e as figuras das capelas dos Passos, fazem deste conjunto a mais alta expressão do Barroco Brasileiro. A área externa foi completamente restaurada para projetar as cenas da Paixão de Cristo, conforme havia sido pensado por Aleijadinho.

Salão dos Ex-Votos

Foto via iStock/ Davi Vieira Corrêa

Foto via iStock/ Davi Vieira Corrêa

Localizado à esquerda da Basílica, fica o Salão dos Ex-Votos, conhecido também como Sala dos Milagres. O local guarda diversos objetos que foram e ainda são ofertados pelos fiéis em agradecimentos às graças alcançadas por intercessão do Senhor Bom Jesus. Entre eles estão: fotos, quadros, esculturas de cera, peças de roupas e cartas.

Passos da Paixão

Foto via iStoc/ TaisKerche

Foto via iStoc/ TaisKerche

As seis Capelas dos Passos da Peixão abrigam sete cenas, que representam os últimos momentos de Cristo. São elas: Passo da Ceia; Horto; Prisão; Flagelação e Coroação de espinhos; Calvário (Cruz às Costas) e Crucificação. O conjunto é composto por 64 imagens de cedro, esculpidas em tamanho natural, entre os anos de 1796 e 1799, pela genialidade de Aleijadinho e policromadas pelos mestres Ataíde e Francisco Xavier Carneiro.

Profetas

Foto via iStock/ FelipeGoifman

Foto via iStock/ FelipeGoifman

O notável conjunto dos 12 Profetas bíblico esculpidos em pedra-sabão, entre 1800 e 1805, harmoniosamente no adro do Santuário, a céu aberto, em solenes posturas teatrais, traduzem suas profecias, sendo seis boas e seis más. São eles: Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Habacuc, Nahum e Isaías. É um dos maiores conjuntos em estilo barroco do mundo.

Museu da Ladeira

Foto por Eliane Gouveia

Foto por Eliane Gouveia

O acervo do Museu da Ladeira é constituído por fotos, documentos, livros, mobiliário, obras de artistas, utensílios e objetos de uso de famílias e personalidades locais. Este legado oferece aos visitantes uma visão simultaneamente retrospectiva, atual, e prospectiva da Cidade dos Profetas.

Museu de Congonhas

Foto por Ana Lúcia Guimarães

Foto por Ana Lúcia Guimarães

Concebido como espaço de interpretação do sítio histórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, conjunto incluído no livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na lista da Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, em 1985. A arquitetura, as obras de arte – com destaque principal para as obras de Aleijadinho – e as manifestações de fé, conferem ao local um valor transcendente, de múltiplos significados, que o Museu busca realçar, conduzindo o visitante a uma experiência de fruição estética, sensorial e intelectual. O prédio construído para sediar o Museu, situado nas proximidades do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, embora possua uma arquitetura arrojada, se harmoniza inteiramente com a paisagem entorno. Com 3.452 m², o Museu dispõe de salas de exposição, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria e anfiteatro.

 Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ Martinelli73

Comentários