logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 Patrimônios Culturais e Naturais que estão ameaçados de extinção | Qual Viagem Logo

Palmyra in Syria with archaeological site

6 Patrimônios Culturais e Naturais que estão ameaçados de extinção

28 de março de 2018

Cidades, monumentos, florestas, reservas biológicas e sítios arqueológicos estão correndo risco de extinção. Alguns estão em estado total ou parcialmente de destruição devido a confrontos armados e guerras. Construções humanas inadequadas e falta de preservação das instituições governamentais e da população são outros fatores que afetam esses patrimônios. Conheça alguns deles aqui:

Palmira – Síria

Foto via iStock/ diatrezor

Foto via iStock/ diatrezor

A ruína mais famosa e uma das mais antigas do mundo. A arcaica cidade semita ficou conhecida como a “pérola do deserto” e foi objeto de estudo de muitos historiadores. O Arco do Triunfo, Templo de Baal e Bel, esculturas e estátuas estão praticamente em ruínas devido a guerra na Síria contra o Estado Islâmico. Dentre esses monumentos, o Teatro romano – que foi construído em meados do século II – é um dos únicos locais que está intacto e preservado, outras ruínas foram completamente destruídas, porém, existe a remota possibilidade de que pouquíssimas possam ser reconstruídas.

Chan Chan – Peru

Foto via iStock/ diegograndi

Foto via iStock/ diegograndi

Chan Chan é a antiga capital do reino de Chimú e a maior cidade de barro já construída. Além de possuir uma natureza frágil por ser de barro, devido a consequências do El Niño – que aquece mais do que o normal as águas do oceano –, práticas ilegais de produção agrícola e processo de erosão local colocaram Chan Chan em risco de extinção.

Barreira de Corais de Belize – Caribe

Foto via iStock/ Lomingen

Foto via iStock/ Lomingen

Os corais naturais de Belize são o segundo maior sistema de recifes do mundo. Isso se deve ao turismo desenfreado e à destruição dos manguezais, que fizeram com que a Unesco tenha colocado Belize em alerta vermelho.

Cidade Portuária de Liverpool – Reino Unido

Foto via iStock/ Lord Baileys

Foto via iStock/ Lord Baileys

A Cidade Mercantil Marítima de Liverpool foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2004, e em 2012 entrou para a lista de alerta vermelho da Unesco. Um projeto de construção ameaça a descaracterização da cidade e do histórico de suas docas.

Ruínas de Kilwa Kisiwani e Songo Mnara – Tanzânia

Foto via iStock/ Meinzahn

Foto via iStock/ Meinzahn

Situada nas ilhas de mesmo nome, ambas têm portos que são muito importantes para o comércio e também são destinos turísticos. Estão ameaçadas devido às erosões marítimas que podem levar ao desmoronamento de importantes edifícios históricos e gestão inadequada por parte da pressão demográfica.

Amazônia – Brasil

Foto via iStock/ filipefrazao

Foto via iStock/ filipefrazao

Uma das mais belas florestas do mundo, sendo a maior tropical, a Amazônia corre risco de extinção e está em alerta vermelho há anos. Tudo isso devido a um ciclo vicioso de seca e desmatamento desenfreado, além das reduções de precipitações. Grande parte dos animais que vivem ali também estão em risco de extinção.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ olivier bourgeois

Comentários