Ícone do site Qual Viagem

6 lugares pelo mundo para apreciar a arte de rua

New York, New York, USA - April 13, 2013: Traffic in Chelsea by a mural by artist Brazilian artist Kobra. The colorful mural is based on Alfred Eisenstaedt's photo from V-J Day in Times Square.

No mundo há diversas cidades famosas por seus pontos turísticos, mas poder conciliar isso com verdadeiras galerias de arte ao ar livre só faz com que o roteiro de viagem fique ainda mais enriquecido, seja para tirar várias fotos ou simplesmente para apreciar o visual colorido dos grafites. Abaixo, a Dionisio.AG, agência especializada em arte, selecionou lugares pelo mundo onde é possível contemplar muitas obras de forma gratuita, enquanto você caminha pelas ruas.

“Uma viagem cultural não é sinônimo de fazer maratonas em museus, mas sim se encantar com toda a cultura e obras espalhadas pela cidade escolhida. Escolhemos alguns lugares pelo mundo onde é possível, além das visitas nos famosos pontos turísticos, também conciliar com arte gratuita exposta pela cidade, fazendo com que o roteiro fique rico culturalmente e renda ótimas lembranças”, comenta Victor Barros, sócio-fundador da Dionisio.AG.

Miami, Estados Unidos

Foto por iStock / JillianCain

Um dos destinos mais buscados por quem quer curtir praias e fazer muitas compras, a cidade vai muito além de outlets e shoppings, oferecendo vários passeios culturais para quem gosta de arte de rua. O mais famoso é o Wynwood Art District, um local com galpões, antes abandonados, que foram transformados em galerias de arte a céu aberto, apresentando todas as paredes cobertas por grafites coloridos.

Valparaíso, Chile

Foto por iStock / JeremyRichards

A cidade de Valparaíso, situada a 120 km de Santiago, é conhecida como a cidade-cor. Isso graças às construções multicoloridas e aos grafites que ficam expostos nos muros e morros da cidade, tudo isso em meio ao centro da cidade, que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Nova York, Estados Unidos

Foto por iStock / apigurt

Nova York é uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros nos Estados Unidos. Com seus diversos restaurantes conceituados, lojas e opções de cultura e entretenimento para todas as idades, a cidade tem lazer de sobra para todos os perfis. Para os apaixonados por arte, há muitos grafites pelas ruas da cidade, como os que podem ser observados a partir do High Line Park.

Paris, França

Foto por iStock / palliki

Paris, um dos destinos mais famosos e conhecidos do mundo, além de ter pontos turísticos espalhados por toda a cidade, o que inclui monumentos históricos e museus de diversos tipos, também oferece belas paisagens artísticas gratuitas.

Berlim, Alemanha

Foto por iStock / tupungato

Quando o assunto é arte urbana, Berlim tem grande destaque no cenário mundial. Essa tendência começou por lá na década de 1980, quando o Muro de Berlim começou a ser coberto por desenhos como forma de manifestação. Hoje, há grafites não só no Muro, mas em diversos bairros da cidade.

São Paulo, Brasil

Foto por iStock / Photos Danny

Maior metrópole da América do Sul, São Paulo é um reconhecido centro de arte e cultura. Nos últimos anos, há cada vez mais artistas colorindo os prédios cinzas e muros da cidade com os mais variados grafites. Você pode encontrá-los em diversos bairros de São Paulo, como no famoso Beco do Batman na Vila Madalena e no centro da cidade.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto

Comentários

Sair da versão mobile