logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 destinos para curtir o México em família | Qual Viagem Logo

Back view of a happy family on tropical beach

6 destinos para curtir o México em família

23 de junho de 2017

Para algumas famílias, férias significam pernas para o ar. Para outras, é a oportunidade de mergulhar fundo em uma cultura totalmente diferente. A verdade é que o México é tão diverso que certamente tem algo a oferecer para todos os perfis. Das pirâmides de Teotihuacán aos mergulhos de Cancún, do nado com golfinhos de Nayarit à atmosfera colorida e genuína de Oaxaca, conheça os principais destinos mexicanos para curtir em família:

Caribe

Foto por iStock / gappino

Foto por iStock / gappino

A península de Yucatán tem a combinação perfeita de um belo mar, areia clara e ótimos resorts. Cancún, Playa del Carmen e toda a Riviera Maya são seus representantes mais populares. A rede hoteleira está preparada para atender hóspedes de todas as idades, com serviços de babá e de recreação durante todo o dia. Mas a região tem muito mais a oferecer: Tulum e Chichen Itzá abrigam ruínas da civilização maia e podem fazer parte de um roteiro cultural riquíssimo para toda a família. Parques de diversão na natureza dão o tom de aventura ao passeio, com nado com golfinhos e tubarões, grandes tirolesas e excelentes mergulhos nos cenotes – as típicas grutas banhadas por águas cristalinas.

Riviera Nayarit

Foto por iStock / InStock

Foto por iStock / InStock

Banhado pelo Oceano Pacífico, o estado de Nayarit apresenta um mix bastante eclético de possibilidades: programas de praia e de montanha se misturam num roteiro que pode englobar observação de baleias jubarte, desova de tartarugas marinhas, nado com golfinhos e passeio num mangue de crocodilos. A região ainda abriga uma das tribos indígenas mais autênticas do México, abertas à visitação. Os Huicholes sofreram pouquíssima influência espanhola e ainda mantêm costumes da era pré-colombiana.

Los Cabos

Foto por iStock / LKozloff

Foto por iStock / LKozloff

Se esta região da Baja Califórnia ganhou o título de “aquário do mundo” de Jacques Cousteau, certamente as principais atrações são pautadas pela riqueza submarina. O Parque Marinho Nacional Cabo Pulmo é o lar de 300 espécies de peixes tropicais, mais de dois mil tipos de invertebrados e abriga o único sistema de corais rígidos da América do Norte. Já na Baía de La Paz, a atração é nadar com os tubarões-baleia, que chegam por essas águas de janeiro a junho. O centro histórico de San José del Cabo é o ponto de partida para conhecer mais sobre o período em que os jesuítas permaneceram na região, a fim de catequizar os locais. Erguido em 1730, ainda conserva a charmosa praça, o casario e a igreja original.

Mazatlán

Foto por iStock / Travel_Bug

Foto por iStock / Travel_Bug

Chamada de “pérola do Pacífico”, Mazatlán é um destino frequentemente lembrado por famílias que desejam curtir belas praias sem o burburinho de outras regiões do México. O Parque Huana Coa, a 40 minutos da cidade, é dedicado a esportes de aventura, com trilhas que devem ser atravessadas por grandes tirolesas e jipes e certamente trarão fortes emoções a todos os familiares. Baleias, golfinhos e leões marinhos também são habitués da região e criam belos momentos de observação. O aquário de Mazatlán é considerado um dos mais completos de toda a América Latina.

Cidade do México

Foto por iStock / DC_Colombia

Foto por iStock / DC_Colombia

Poucas famílias pensam na capital federal ao planejar as férias no México. No entanto, a cidade está na rota da maioria dos voos que sai do Brasil, servindo de base para conexões a outras cidades. Por que não ficar uns dias por lá? É a chance para aproveitar uma das mais efervescentes e dinâmicas metrópoles do mundo. Filhos mais velhos certamente já devem ter ouvido falar de Frida Kahlo e Diego Rivera e vão adorar conhecer o museu construído na antiga casa azul, que pertenceu ao casal. Próximo à capital estão as pirâmides de Teotihuacán, um cenário de tirar o fôlego até mesmo daquelas crianças que torcem o nariz para as aulas de história.

Oaxaca

Foto por iStock / Woodkern

Foto por iStock / Woodkern

As construções coloridas da cidade de Oaxaca, que fica no estado de mesmo nome, respiram cultura. Não é raro topar com apresentações típicas no meio da rua ou presenciar uma sessão de fogos de artifício na praça central. As festas populares, a gastronomia local e as ruínas remontam aos tempos pré-colombianos, quando os povos zapotecas habitavam o local. A cidade ainda é famosa pelo alimento mais unânime entre as crianças: o chocolate, consumido pelos locais até mesmo no café da manhã. As caveiras, fantasias e altares coloridos montados para a Festa dos Mortos, nos primeiros dias de novembro, certamente aguçarão a imaginação de pais e filhos.

Mais informações em: visitmexico.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / shalamov

Comentários