Ícone do site Qual Viagem

Praia dos Castelhanos é um dos points do verão em Ilhabela

Foto Divulgação

A praia de Castelhanos está entre as mais belas de Ilhabela, um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo.

Foto por Julia Marques

Ilhabela conhecida nacional e internacionalmente como Capital da Vela, é um dos destinos mais procurados do litoral norte de São Paulo, e é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. A cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta com a maior área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela e toda sua beleza é completada por mais de 40 praias de diferentes estilos e cachoeiras abundantes. Entre as mais belas está a praia de Castelhanos, com quase dois quilômetros de extensão, onde é possível chegar e sair de barco ou com 22 quilômetros a pé, de bicicleta, de moto ou com veículos 4×4 que passam pelo parque estadual e é cercada por uma densa vegetação.

Castelhanos é a praia mais longa de Ilhabela e fica na baía de mesmo nome voltada para o oceano. A partir da praia, há a opção de se caminhar numa trilha de apenas 2 km, sem apresentar dificuldades, até a Cachoeira do Gato, para curtir sua queda de 80 metros. Ilhabela conta com mais de 350 cachoeiras e muitas delas são de fácil acesso, entre as principais estão a cachoeira da Lage, cujas quedas d’água formam piscinas naturais e a dos Três Tombos, que é ideal para a prática de rapel. A cachoeira da Toca é a mais famosa do arquipélago, com três metros de altura e quedas que formam tobogãs.

Foto por Julia Marques

O centro de Ilhabela é conhecido como uma vila, onde tem uma grande variedade de restaurantes, bares, cafés e lojas, a noite especialmente na rua do Meio fica sempre lotada por turistas, tendo em toda Ilha uma excelente infraestrutura de hospedagem e uma farta gastronomia de alto padrão. Outros destaques são a praia Saco da Capela, podendo alugar caiaque, ou equipamento de mergulho e a praia do Perequê que está próximo ao centro histórico de Ilhabela, a vila. Toda a extensão da praia é repleta de coqueiros e quiosques, excelente infraestrutura de serviços, além da ciclovia, onde você pode alugar uma bicicleta, e várias agências de turismo, que tem como ponto de partida para passeios em toda a Ilha.

Algumas praias em destaque no sul da Ilha são: a praia do Curral, localizada a cerca de 9 km da balsa, que é a mais badalada, próxima à praia Grande; a praia do Veloso e a praia da Feiticeira, está última muito procurada pelos praticantes de Surf e Kitesurf, possuindo lindas piscinas naturais; a praia do Julião que é de fácil acesso com águas tranquilas e límpidas, com destaque pelas pedras no meio do mar. Outras praias ao norte da Ilha são: praia do Viana, formada por grandes pedras, e com sombras dos coqueiros por toda a orla, a Pedra do Sino com seu mar e tranquilo e raso, com as formações rochosas, pois quando suas pedras são batidas, emitem o som metálico de sino e a praia da Armação ao lado do Farol da Ponta das Canas, repleta de coqueiros e riachos.

Foto por Julia Marques

Entre os lugares para comer, a dica é visitar o Quiosque do Alemão, na praia de Castelhanos. Restaurante de comida caseira e frutos do mar. Peixe frito inteiro, farofa, arroz, feijão e salada. Para acompanhar, caipirinha de folha de mexerica, uma especialidade do Alemão. Mesas ao ar livre com serviço de garçom.

Texto por: Julia Marques

Foto destaque por Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile