logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dunas, forró e natureza em Itaúnas | Qual Viagem Logo

Dunas, forró e natureza em Itaúnas

10 de novembro de 2016

As praias de Itaúnas estão entre as mais bonitas do estado do Espírito Santo. Mas o que fez a fama da pequenina vila de pescadores mundo afora foi o forró. A dança tem dois estilos: O verdadeiro pé de serra e ,digamos, aquele bate coxa tradicional; o forró  universitário repletos de balanços e rodopios.  No verão, os bailes começam de pois da meia noite e podem durar até o raiar do sol.

Foto por Setur

Foto por Setur

A xiboquinha (aguardente de cana de açúcar com mel, gengibre e canela) e o cipó cravo são as bebidas oficiais de qualquer espaço de danças.  Em julho acontece o Festival Nacional do Forro.

As dunas com até 30 metros de altura e praias ainda selvagens são protegidas por um parque estadual.  Cuidado apenas com a infra estrutura local. Postos de combustíveis, caixas eletrônicos, bancos e até raros sinais de celular e de internet tornam o lugar especial pra relaxar da correria do dia a dia.

O local não é recomendado para crianças menores de 12 anos. Se precisar qualquer serviço mais urgente utilize a cidade de Conceição da Barra que está há 60 quilômetros dali.

Vale conhecer mais quatro belas praias da região:

Riacho Doce – Quase deserta, duas pequenas pousadas e alguns poucos bares. Acesso a pé ou por estrada sinalizada.

Costa Dourada –  Repleta de falésias, rasgada por pequenos rios e vegetação de mangue tem boa estrutura de pousadas , bares e restaurantes. Experimente a famosa carne de lata.

Coqueiral –  Totalmente preservada tem enorme manguezal ao norte e arrecifes ao sul.  Margeada por imenso coqueiral e castanheiras tem apenas três pequenos bares. Ideal para passar o dia.

Foto por Tadeu Bianconi

Foto por Tadeu Bianconi

Gesuel –  Cuidado. Com a maré alta não tem acesso até o mar. Na maré baixa o mais prudente é deixar o carro na pequena praça da vila de pescadores e seguir cuidadosamente por um trilha longa e estreita que termina num alagadiço. A praia é simplesmente maravilhosa!

Como chegar

A capital Vitória está a 280 quilômetros de Itaúnas. A cidade pode ser acessada via BR-101 até a entrada de Conceição da Barra. De Lá, são 27 quilômetros até o destino.

Onde ficar

Pousada Pargos

Pousada Casa da Praia

Recanto Itaunas

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Yuri Barichivich/ Setur

Comentários