logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 destinos onde a festa é garantida no Carnaval | Qual Viagem Logo

5 destinos onde a festa é garantida no Carnaval

21 de janeiro de 2016

2016 chegou, mal terminamos a lista de promessas e resoluções para o ano novo e já estamos quase comemorando o carnaval, este ano programado para acontecer entre os dias 05 a 09 de fevereiro (Terça-feira Santa). Não deu tempo ainda para pensar onde se divertir na festa mais animada do Brasil? Confira alguns dos destinos tradicionais onde a festa e a alegria são garantidas.

 

Rio de Janeiro, RJ

Foto via Flickr Nicolas de Camaret

Foto via Flickr Nicolas de Camaret

Todo brasileiro deveria ver de perto o carnaval mais famoso do mundo pelo menos uma vez na vida. O desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial na Sapucaí esbanja beleza, animação, produção e muita alegria. Você canta o samba-enredo junto com toda a arquibancada e cai no samba a noite inteira enquanto vê passar plumas, paetês, carros alegóricos incríveis e a contagiante bateria e só se dá conta que está cansado quando a última escola encerra o desfile do dia.

Ouro Preto, MG

Foto via Flickr Marcello Nicolato

Foto via Flickr Marcello Nicolato

Mais de 80 mil pessoas sobem e descem as estreitas ladeiras de paralelepípedo de Ouro Preto acompanhando desfiles de blocos carnavalescos tradicionais, como o Zé Pereira dos Lacaios, fundado em 1867 e considerado o mais antigo do Brasil. O diferencial são as festas nas mais de 400 repúblicas estudantis da cidade universitária, que durante o evento também abrem as portas para hospedar turistas. Bailes à fantasia e desfile de escolas de samba também animam os foliões.

Santana de Parnaíba, SP

Foto via Flickr Zé Carlos Barretta

Foto via Flickr Zé Carlos Barretta

Um dos carnavais mais tradicionais do Brasil fica a 35 km da capital paulista. O Grito da Noite abre a festa na sexta-feira à noite, quando foliões vestem fantasias amedrontadoras e seguem o cortejo dançando pelas ruas do centro histórico ao som do Samba de Bumbo, com instrumentos musicais usados desde a época da escravidão, acompanhados dos cabeções, uma das mais legítimas representações da arte popular da cidade de origem africana. Nos outros dias, blocos de rua e bandas de marchinhas concentram a população na Praça da Bandeira.

Salvador, BA

Foto via Flickr Turismo Bahia

Foto via Flickr Turismo Bahia

Oficialmente a maior festa de rua do planeta, o carnaval de Salvador atrai mais de um milhão de turistas. A folia contagia o público que festeja ao som de trios elétricos puxados por bandas e cantores que você acompanha na rua ou de um camarote com a aquisição de um abadá, uma camiseta que lhe dá acesso a áreas exclusivas. Blocos afros e afoxés também desfilam pelas ruas da capital e têm profunda vinculação com os terreiros do candomblé, numa manifestação cultural e religiosa tradicional. Quem passa o carnaval na cidade ganha mais um dia de festa, na quarta-feira de cinzas acontece o lendário arrastão, um desfile que percorre o Farol da Barra até Ondina e termina na praia.

Olinda, PE

Foto via Flickr Prefeitura de Olinda

Foto via Flickr Prefeitura de Olinda

Terceiro maior do Brasil depois de Salvador e Rio de Janeiro, o carnaval de Olinda atrai muitos artistas locais que passam o ano inteiro preparando um desfile de 560 blocos muito criativos. A principal atração são os bonecos gigantes que levam o nome da cidade. Os Bonecos de Olinda possuem mais de dois metros de altura, são muito coloridos e de fácil visualização no meio dos foliões. Os bonecos são confeccionados por meses, com corpos de madeira, cabeça de papel machê e roupa de pano, e dividem as ladeiras da cidade com os foliões ao som do maracatu. No final do evento, são colocados em exposição na Embaixada dos Bonecos Gigantes e podem ser visitados durante o ano.

Texto por: Adriana Lage via shopntravelguides.com

Foto destaque via Flickr Prefeitura de Olinda

Comentários