logo

Telefone: (11) 3024-9500

Você já pensou em nadar em lama vulcânica?  Em Totumo isso é possível! | Qual Viagem Logo

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Você já pensou em nadar em lama vulcânica?  Em Totumo isso é possível!

30 de agosto de 2016

O turista que chega em Cartagena, na Colômbia, fica maravilhado com a enorme opção que a cidade oferece em turismo histórico e cultural. Também  no interior da cidade, há dezenas de praias e ilhas desertas para visitar e relaxar junto a natureza. Mas poucos  turistas do Brasil que já visitaram ou pretendem visitar a maravilhosa cidade colonial colombiana conhecem um passeio ecologicamente interessante. Rodando pouco mais de 40 quilômetros em direção a Barranquilla, pode-se visitar um vulcão e ainda banhar-se em suas lamas medicinais.

O vulcão de  Totumo está localizado no município de Santa Catalina, uma região com forte vocação agrícola.  Lá, fica um parque natural onde a principal atração é um vulcão de lama, com aproximadamente 30 metros de altura.  O vulcão Totumo é um dos sítios naturais mais visitados pelos turistas que vêm conhecer Cartagena. Muitas pessoas visitam ele pela curiosidade de entrar num vulcão de lama, enquanto que outras aproveitam as várias propriedades terapêuticas da lama na pele.

Para entrar no vulcão é preciso comprar um ingresso (COP$10.000) e subir em escadas de madeira feitas pelo mesmo comunidade que administra o vulcão. É recomendável ir de bermuda ou roupa de banho e chinelos antiderrapantes, porque a lama é muito escorregadia; já no topo do vulcão e ao redor de sua cratera, dá para ver a lama, entrar e banhar-se.

Um dos fatos mais curiosos do vulcão é que nenhuma pessoa afunda nele, como a densidade da lama é mais alta que a densidade do corpo humano, as pessoas ficam suspensas no vulcão sem afundar.  Outra curiosidade é que a cratera dele tem aproximadamente  3 quilômetros de profundidade e a cada 300 metros mais ao fundo a lama vai ficando proporcionamente mais quente.

Ao sair do vulcão tem que descer as escadas, cheio de lama em direção à uma pequena lagoa, onde pode entrar e tomar um banho. O banho de lama vulcânica é relaxante e depois de realizá-lo você tem a sensação de estar leve e com a pele mais macia. Para tirar a lama do corpo, as mulheres da comunidade cobram entre COP $ 7.000 a 10.000 pesos colombianos. Para se ter uma ideia, um dólar vale 2.700 pesos colombianos.  No retorno para Cartagena, não deixe de aventurar-se e conheça as praias Douradas e Milhones, quase desertas com muitos pescadores e pequenas pousadas ecológicas.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Onde ficar

Escolha entre o Holiday Inn Express e o Holiday Inn Morros em Cartagena – holidayinn.com

Quem leva

A Copaairlines oferece várias frequências para Cartagena partindo do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Porto Alegre, com conexão imediata na cidade do Panamá, aeroporto de Tocumen.

Texto e foto destaque por: Cláudio Lacerda Oliva – enviado especial a Cartagena. O repórter  viaja a convite da Copa Airlines, Holiday Inn, e Procolombia, com apoio GTA Assistance.

Comentários