logo

Telefone: (11) 3024-9500

Você já pensou em conhecer a Antártida? | Qual Viagem Logo

Big cruise ship in the Antarctic watersBig cruise ship in the Antarctic watersBig cruise ship in Antarctic waters

Você já pensou em conhecer a Antártida?

4 de abril de 2017

A Antártida, ou Antártica para alguns, é o continente mais austral e frio do mundo. Com 13 milhões km² cobertos por gelo em torno do Polo Sul, uma população não permanente de cerca de mil pessoas e temperaturas que costumam variar entre -10°C e -40°C, ele não aparenta ser um destino turístico. Porém, nas últimas décadas, surgiram agências de viagens, excursões e cruzeiros que levam turistas aventureiros a essa que é uma das partes mais frias do mundo.

group of penguins with a blue iceberg bay

Foto por iStock / Photodynamic

O que atraiu os visitantes foi a possibilidade de ver de perto o espetáculo da natureza formado por icebergs, geleiras enormes, uma paisagem azul e branca e vida selvagem composta por pinguins, focas e outros animais incríveis – tudo isso num lugar isolado, longe de cidades e multidões. Vale lembrar que o território é uma reserva natural e é dedicado a pesquisas e exploração científica, a partir de bases provenientes de vários países. Mas o turismo é uma das poucas atividades permitidas.

Beautiful afternoon at Paradise Bay, Antarctica Peninsula. The captain stopped the boat, and we drift quietly. It is summer in the southern hemisphere. The temperature was -3 ?? celsius.  December 28, 2011

Foto por iStock / Marc-Andre_LeTourneux

Para conservar esse tesouro da natureza, que infelizmente já sente os efeitos nocivos do aquecimento global, o turismo por lá, que começou em meados da década de 1950, é regulado pela Associação Internacional das Operadoras de Turismo da Antártida (IAATO). A ideia é promover um turismo ambientalmente responsável – há uma série de regras que têm que ser tomadas tanto pelas agências quanto pelos visitantes.

Cruise ship in Antarctica in sunny day passing the mountains and glaciers

Foto por iStock / Selphiek

É possível chegar à Antártida em pequenos aviões ou então em embarcações. As excursões de barco geralmente saem do sul da Patagônia, em cidades como Ushuaia (Argentina) e Punta Arenas (Chile). Se você olhar em um mapa, vai ver que a Terra do Fogo é o território mais próximo da Antártida. Dentro de alguns dias, os navios atravessam a Passagem de Drake e costumam fazer paradas nas Ilhas Shetland antes de chegar à Península Antártica, onde se concentram as bases de pesquisa.

Chilean base Antarctica

Foto por iStock / vau902

Os custos dessa viagem ainda são um pouco elevados. Os cruzeiros mais baratos, por exemplo, ficam em torno de US$ 5.000 por pessoa. Mas é o tipo de coisa que muitos sonham em fazer e é única na vida. As excursões acontecem nos meses de verão (entre novembro e março), quando há mais horas de sol e as temperaturas são menos extremas. As tripulações dos navios costumam incluir biólogos, pois a ideia é que os turistas possam aprender mais sobre a Antártida para então protegê-la.

Mais informações em: iaato.org

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / goinyk

Comentários