logo

Telefone: (11) 3024-9500

Visite os Dinossauros paraibanos em Sousa | Qual Viagem Logo

Foto por Cacio Murilo

Visite os Dinossauros paraibanos em Sousa

1 de fevereiro de 2017

Um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe em uma extensão de 700 Km². Esse maravilha está localizada no sertão paraibano em Sousa.

Estegossauros, Alossauros, Iguanodontes, enfim, inúmeras espécies de dinossauros viveram no sertão paraibano entre 250 e 65 milhões de anos.

Foto por PbTur

Foto por PbTur

Os achados mais importantes estão na Bacia do Rio do Peixe, município de Sousa, a 420 km de João Pessoa. Lá, encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos de 120 milhões de anos. Destacam-se as trilhas das localidades da Passagem das Pedras, onde foram descobertas os primeiros indícios de dinossauros brasileiros, no fim do século XIX. O local é visitado por centenas de turistas vindos das mais variadas partes do mundo.

É na Bacia do Rio do Peixe onde se encontra a maior incidência mundial desses vestígios. Nessa área foi construído um centro de visitação que conta com passarelas metálicas e um mirante, para facilitar o acesso às pegadas.

O Vale dos Dinossauros em Sousa/PB é internacionalmente conhecido do ponto de vista das pegadas, fósseis de dinossauros e é um dos locais arqueológicos mais importantes do mundo. As primeiras pegada de dinossauros no Brasil foram encontradas, em 1897, na localidade de Passagem das Pedras (Sousa – PB), pelo agricultor Anísio Fausto da Silva, que com espanto denominou-as de “rastro do boi e rastro da ema”.

Foto por PbTur

Foto por PbTur

As marcas deixadas por esses animais pelo sertão paraibano despertam o interesse de cientistas brasileiros e estrangeiros, atraindo também muitos turistas e curiosos de todo o mundo.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Cacio Murilo

Comentários