logo

Telefone: (11) 3024-9500

Virada no Rio: o badalado Réveillon carioca também é LGBT friendly | Qual Viagem Logo

Foto por Istock

Virada no Rio: o badalado Réveillon carioca também é LGBT friendly

30 de dezembro de 2019

Não há dúvida que o Rio de Janeiro é um dos destinos mais disputados no mundo quando falamos de Réveillon. Mas a cidade, que já foi eleita o melhor destino gay do mundo, também é a opção de muitos turistas LGBT quando pensam onde passarão a virada do ano. Estrangeiros, principalmente os do hemisfério norte, procuram o clima do verão carioca. Já os brasileiros querem ter a experiência de ver de perto a mais famosa festa da virada brasileira.

Mas não é só no dia da virada que a cidade ferve. Com muito hotéis fechando pacotes de um número mínimo de noites, é comum dizer que logo após o Natal a cidade já começa a ferver. Quando todo esse clima de festa termina? Há quem garanta que só depois do Carnaval. Fato é que uma agenda extensa de festas, o sol brilhando no verão e a cidade cheia de gente circulando são os atrativos perfeitos para trazer os turistas LGBT.

Não é o período mais tranquilo para visitar a cidade, ainda mais se você for turista de primeira viagem. Os pontos turísticos e restaurantes ficam lotados. Mas se seu objetivo é exatamente estar em um lugar agitado, ver e ser visto, certamente o Rio de Janeiro é seu destino. Atualmente o Réveillon é a grande data para o turismo LGBT na cidade, já que o carnaval carioca agora divide a atenção com Salvador e São Paulo, por exemplo. Somado ao fato de ter no Réveillon de Copacabana a grande festa brasileira, reconhecida internacionalmente, certamente é o período em que a cidade fica mais cheia. festas-reveillon-rio-otavio

Fazer um roteiro turístico pelo Rio requer muito tempo, já que a cidade tem um infinidade de atrações interessantes, para todos os gostos e bolsos. Com uma agenda de festas fervilhando, também será tarefa difícil acordar cedo para aproveitar mais o dia. Por isso, a dica é mesmo aproveitar o momento para curtir as festas, relaxar na praia e aproveitar um pouco mais a cidade, mas sem a obrigação de conhecer tudo naquele esquema de turismo de primeira viagem.

De dia o endereço certamente é Ipanema. O bairro é considerado a meca gay da cidade e, por isso mesmo, sua orla é a mais disputada pelo turista LGBT. O ponto mais conhecido é o que fica em frente a rua Farme de Amoedo. Por lá, centenas de corpos esculturais disputam espaço na areia. Mas os locais e alguns turistas mais frequentes, já começaram a se espalhar para outros pontos adjacentes, principalmente na direção do “Coqueirão”, logo ao lado no sentido Leblon. O pós praia costuma render nos quiosques da orla ou nos bares do bairro, onde muita gente já começa o esquenta para curtir a programação noturna.

Se comparada a vida noturna de São Paulo, por exemplo, a noite carioca tem normalmente menos opções. Não nesta época do ano. As tradicionais boates e festas fazem edições especiais para receber os milhares de turistas LGBT que chegam ao Rio. Há festa de todos os tipos e para todos os gostos, inclusive para a noite da virada. Por isso, listamos abaixo as mais famosas e disputadas festas gays no Réveillon do Rio.

Pré-réveillon 

Como falamos, tão logo acabam as celebrações do Natal, o período de festas no Rio se torna bem mais agitado. Principal balada carioca, a filial da The Week na cidade prepara um calendário recheado de festas. O “Carioca New Year Festival dá o start no dia 27/12 junto com o selo mexicano Arena We. A festa que acontece no próprio espaço da boate tem como destaque o DJ mexicano Isak Salazar. No dia seguinte (28/12) a animação sobe um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, o Pão de Açúcar, e leva para o Morro da Urca a festa Skyview. A festa para duas mil pessoas terá Phill Romano vindo da Itália como um dos destaques. O domingo (29/12) será novamente no espaço da The Week com a festa Safado, com presença dos DJs Aron, de Israel, e Allysson Luis (Suíça). Pode até ser segunda, mas como é véspera de virada de ano, o dia 30/12 no espaço da boate, no centro do Rio, trará uma das mais famosas festas espanholas. Taito Tikato (Espanha), Enrico Meloni (Itália) são os destaques do line-up da La Leche.

Nome forte na cena carioca, a produtora Rosane Amaral também tem festas que já viraram tradição no fim de ano no Rio. No dia 30/12, o Armazém Utopia (centro) recebe a R:Evolution. Tomer Maizner, direto de Israel, é o grande nome do line-up da festa. Outra festas pré-Réveillon que promete ser muito disputada será os 10 anos do Chá da Alice. Para comemorar essa data, uma mega festa está sendo preparada na Fundição Progresso no dia 27/12. E nada menos do que Ludmilla, uma das artistas que mais bombou em 2019, e Pabllo Vittar, que recentemente se tornou a primeira drag queen premiada no MTV European Awards. festas-reveillon-rio-otavio-2

Há festas de pré-Réveillon no Rio para todos os gostos. Prova disso é que o grupo baiano San Sebastian faz pelo segundo ano um evento nesse período na cidade. Se no ano passado quem comandou a festa foi Ivete Sangalo, para 2019 Claudia Leitte foi escalada para animar o público carioca. A Marina da Glória recebe a Blow Out – White Party no dia 29/12, com direito até a trio elétrico. De São Paulo, o Festival Tokka chega ao Rio no dia 27/12, no Hub-RJ (centro). Serão 10 horas de música tendo no seu line-up nomes como Beowülf, Luan Poffo, John Failly, entre outros. Já quem procura algo mais pop e tipicamente carioca, a Treta uma grande festa no HUB RJ, no centro do Rio. Com o nome de Tretona, o evento levará muita animação com música pop e eletrônica. Até o fechamento desta edição os organizadores não haviam anunciado as atrações. festas-reveillon-rio-otavio-3

Festas de Réveillon 

Certamente o lugar mais disputado para a virada de ano é a Praia e Copacabana. Para quem não quer perder a tradicional queima de fogos da orla com vista privilegiada e uma festa de alto nível, a Rio Beat House é a melhor pedida. Pelo segundo ano consecutivo o JW Marriott, hotel de luxo bem na Praia de Copacabana, abre suas portas para uma festa que celebra a diversidade. Com apoio da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, o evento é estilo balada e oferece oito horas de festa, com open bar e open food, em dois ambientes: no salão nobre climatizado e em um lounge a céu aberto na entrada do hotel, de onde se tem uma vista privilegiada dos fogos. Para animar a noite da virada, entre as atrações, virão da Europa os DJs Bruno Pacheco e João Ângelo, que tocam nas melhores festas LGBT do velho continente.

Também em Copacabana, mas não na orla, o novo point carioca LGBT fará a sua estreia no Ano novo. O Pink Réveillon acontecerá na Pink Flamingo com open food e open bar. Para animar, haverá show de humor com Karina Karão e um line up com DJs como Thiago Araujo, Chloe Van Damme, entre outros. Comemorando 8 anos, o Réveillon Cheers muda de endereço este ano e vai para o EXC Rio, dentro do Jockey Club do Rio de Janeiro. A festa oferece open bar e open food e tem como atrações Lexa, a bateria da Unidos da Tijuca e o DJ francês Eversen, entre outras.

A The Week também organiza a sua festa de Réveillon. Pela primeira vez ela será realizada ao lado do aeroporto Santos Dumond. Os organizadores prometem uma queima de fogos, ceia de réveillon, café da manhã e open bar. Fábio Luigi está vindo direto do Reino Unido para ser um dos DJs da festa New Year Eves Party. festas-reveillon-rio-otavio-4

Pós-Reveillon 

Engana-se quem acha que a animação termina com a chegada de 2020. Já no primeiro dia do próximo ano, para curar a ressaca da virada, a The Week promove a Sandia Pool Party, em um sítio em Vargem Grande. Binômio (Espanha), Jerac (Colômbia) são as atrações internacionais. Também no dia 01/01, Rosane Amaral comanda a sua The Original Brazilian Pool Party no Hode Luã. O DJ israelense Mor Avrahami é a principal atração.

E para fechar o seu festival de ano novo, no dia 04/01, no Riocentro, haverá a comemoração de 12 anos da The Week Rio. Tommy Love, Las Bibas From Vizcaya e Isaac Escalante (México) são algumas das atrações confirmadas.

Texto e fotos internas por: Otávio Furtado, colunista especial do gaytravelandfun.com

Foto destaque via Istock/ dabldy

Comentários