logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vindima: tradição ao ar livre em Bento Gonçalves | Qual Viagem Logo

zt109977

Vindima: tradição ao ar livre em Bento Gonçalves

12 de janeiro de 2021

Está começando uma das épocas em que a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha fica mais bonita. É na temporada da vindima que os parreirais ficam verdinhos, cobrindo as centenas de hectares cultivados, e que as variedades de uvas começam a ser colhidas para iniciar o processo de elaboração dos vinhos, espumantes e sucos.

Foto por Zéto Telóken

Foto por Zéto Telóken

A vindima na região de Bento Gonçalves ocorre de 16 de janeiro a 06 de março de 2021, período que atrai muitos turistas para a região e que permite vivenciar experiências em meio aos parreirais e resgatar hábitos e tradições dos colonizadores italianos. Visita ao parreiral, colheita e pisa das uvas, curso de degustação, almoço harmonizado, lanche típico (merendim) e visita a caves são algumas das atrações que fazem parte da programação oferecida em roteiros exclusivos para a temporada.

Especializada em turismo e referência na preservação e disseminação da história e cultura local, a Giordani Turismo e Eventos, com a parceria de vinícolas e empreendimentos da região, preparou duas opções de roteiros com a temática: o Fascínios da Vindima, com duração média de oito horas, e o Vindima no Vale, com aproximadamente três horas de passeio, ambos com saídas aos sábados. Os valores, por pessoa, variam de R$ 295,00 a R$ 525,00 e as atividades podem variar de acordo com os decretos e restrições vigentes.

Foto por Zéto Telóken

Foto por Zéto Telóken

“Passeios ao ar livre são tendência do turismo neste momento. Apostamos nos roteiros de vindima pois além do contato com a natureza eles oferecem o que chamamos de turismo de experiência, onde o visitante não apenas percorre os locais, mas participa do processo, podendo colher a uva direto no parreiral e até participar da tradicional pisa, em barris de madeira, ao som de um coral italiano”, destaca Andréia Zucchi, diretora executiva da Giordani Turismo e Eventos.

Enóloga e uma das proprietárias da Vinícola Cristofoli, Bruna Cristofoli destaca que a antecipação na programação de passeios é essencial. “Estamos confiantes que será uma ótima vindima, tanto em passeios na vinícola  como em termos enológicos. Apostamos na vindima como a retomada do enoturismo, e o maior desafio será conciliar a alta demanda com as restrições ao número de clientes, por isso a importância da programação antecipada dos passeios”, afirma.

Mais informações em: giordaniturismo.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Zéto Telóken

Comentários