logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vila Nova de Gaia: visitas às caves de vinho do Porto | Qual Viagem Logo

Porto, Portugal old town skyline.

Vila Nova de Gaia: visitas às caves de vinho do Porto

16 de agosto de 2017

A cidade do Porto é famosa por seu amplo patrimônio histórico e cultural, mas também pelo mundialmente apreciado vinho que leva seu nome. Visitar pelo menos uma das caves de vinho do Porto e fazer uma degustação é atividade imperdível para qualquer turista. Porém, para isso, é preciso sair do Porto e atravessar o Rio Douro até sua outra margem, chegando à Vila Nova de Gaia.

Foto por iStock / pounais

Foto por iStock / pounais

Assim como sua vizinha mais famosa, Vila Nova de Gaia também se estende ao longo do rio, logo em frente ao centro histórico do Porto. Sua história com o vinho do Porto começou no século XVIII, quando foram construídos ali os primeiros armazéns que estocavam a bebida. O vinho era transportado em barcos típicos da região (os rabelos) por todo o Vale do Douro até chegar à Gaia, onde envelhecia nas caves antes de ser exportado.

Foto por iStock / Luso

Foto por iStock / Luso

Essas caves existem até hoje e muitas são abertas à visitação, oferecendo tours com degustações e uma estrutura completa para receber os turistas. Entre os produtores mais tradicionais em Vila Nova de Gaia estão Taylor’s, Graham’s, J.W.Burmester, Croft, Ferreira, Sandeman e Ramos Pinto, cujas caves e adegas são encontradas ao longo das ruas estreitas do centro histórico da cidade.

Foto por iStock / TasfotoNL

Foto por iStock / TasfotoNL

Para chegar até lá é fácil: a partir do centro do Porto, é só atravessar a Ponte Dom Luís I, o que você pode fazer a pé mesmo ou então de metrô. Na avenida que margeia o Douro (Av. Diogo Leite), logo à direita da ponte, você já vai encontrar uma série de restaurantes e algumas caves. É exatamente nesse trecho ao lado do rio que está o teleférico de Gaia. O percurso é curto (cerca de 550 metros), porém as vistas fazem valer a pena – panorâmicas para o rio, Vila Nova de Gaia e o Porto.

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Não longe dali, o Miradouro da Serra do Pilar também oferece vistas de tirar o fôlego. A dica é chegar ao fim da tarde, para apreciar o pôr do sol sobre o Douro. O lugar também é perfeito para tirar fotos incríveis do Porto. Ali fica o Mosteiro da Serra do Pilar, importante patrimônio de Gaia.

Foto por iStock / j-wildman

Foto por iStock / j-wildman

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto

Comentários