logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vale do Rio Soca é atrativo inusitado na Eslovênia | Qual Viagem Logo

Picturesque sky over reservoir on Soca river near Most na Soci, Slovenia at sunset. Red kayak on foreground. Soca river - popular place for active recreation in Julian Alps

Vale do Rio Soca é atrativo inusitado na Eslovênia

16 de abril de 2019

Cercado de planícies esverdeados e de águas incrivelmente azuis, o Vale do Rio Soca é um surpreendente destino escondido entre o sopé dos Alpes Julianos, no coração do Parque Triglav – o único parque nacional da Eslovênia.

Com quase 140 quilômetros de extensão, o rio transpassa por importantes cidades eslovenas como Kobarid, Bovec e Tolmin, desaguando no Mar Adriático, perto dos limites da cidade de Monfalcone, na Itália. A região dos Alpes Julianos foi declarada pela UNESCO como a primeira reserva da biosfera de importância internacional no país.

Foto via iStock por _jure

Foto via iStock por _jure

A cor da água é um dos principais atrativos turísticos. Sua coloração azul turquesa deriva de partículas calcárias provenientes de um derretimento glacial, que aconteceu a milhares de anos quando os Alpes Julianos ainda eram glaciares. Essas partículas são tão finas e pequeninas, que quando incidem com a luz da superfície, provocam uma distorção da cor, que varia entre tons de azul e verde.

Foto via iStock por Luca_Daviddi

Foto via iStock por Luca_Daviddi

O Vale do Soca é o onde os amantes de esportes radicais se reúnem para praticar diversas atividades. Rafting e caiaque são as opções ideais para quem quer diversão pelas águas cristalinas e por entre os belíssimos cânions da região. Os fãs de adrenalina pura podem curtir o voo de parapente, paraquedas ou a maior tirolesa do leste europeu. Quem visita o Vale durante o inverno pode desfrutar os alpes Julianos e em principal a estância Kanin – Sella Nevea, que dispõe de atividades guiadas por meio das montanhas, trenó, esqui e caminhadas no gelo.

Vale do Soca por meio de Bovec, Kobarid e Tolmin

Foto via iStock por LucaLorenzelli

Foto via iStock por LucaLorenzelli

Os visitantes que chegam até o Vale do Soca pela cidade de Bovec acharão as melhores agências de esportes de aventura. Ela é a base para conhecer o Parque Nacional Triglav, a cachoeira Virje e o Grande Desfiladeiro de Soca, além disso é em Bovec que está o maior slackline do mundo. A cidade é bem pequenina e os principais pontos turísticos – além do Triglav e do Soca – como o Forte Kluze podem ser visitados a pé.

Foto via iStock por jure svetelj

Foto via iStock por jure svetelj

Em Kobarid está a cachoeira Kozjak, propicia para tomar banho. Ainda há os locais para voo de parapente e salto de paraquedas. Para quem desejar conhecer a cultura local, vale a pena visitar o Museu de Kobarid e o Santuário Militar de Kobarid, um memorial em homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial.

Foto via iStock por LucaLorenzelli

Foto via iStock por LucaLorenzelli

Já Tolmin é o point dos festivais que acontecem na região do Soca, os principais são o Punk Rock Holiday, Soca Outdoor Festival e o Metaldays. As belezas naturais não ficam de fora, pois a cidade é a porta de entrada para o Triglav. A atração mais famosa é o desfiladeiro Tolminska ou Tolminska Gorge, onde está a nascente termal do Soca, com águas que possuem temperatura aproximada de 20°, sendo também a parte mais azulada do vale.

Foto via iStock por Mny-Jhee

Foto via iStock por Mny-Jhee

Ainda há uma trilha que leva até a Caverna de Dante, que recebeu esse nome em homenagem ao artista, que visitou a região e se inspirou para escrever um de seus mais famosos poemas: ‘’Inferno” parte da trilogia “Divina Comédia”.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Haidamac

Comentários