logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vale do Café: uma viagem para se sentir em casa | Qual Viagem Logo

unnamed-2

Vale do Café: uma viagem para se sentir em casa

6 de abril de 2021

Uma pesquisa encomendada pelo Airbnb no fim do ano passado listou entre as principais tendências de turismo em 2021 viver em qualquer lugar, destinos hiperlocais e viagens de reconexão. Nessa crescente procura por “escapadas próximas”, meios de hospedagem na região do Vale do Café, no estado do Rio de Janeiro, investem em opções mais exclusivas e personalizadas, como locação de fazendas históricas, pernoite vendo as estrelas e áreas para trabalho.

Localizado no sul fluminense, o Vale do Café já foi o maior produtor de café do país e sustentou economicamente o Brasil na metade do século XIX. Ainda preserva construções dessa época, que podem ser vistas nas fazendas históricas e centros históricos preservados nos municípios de Vassouras, Rio das Flores, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira. O acesso de carro é fácil para quem está nos estados do Rio, São Paulo e Minas.

Refúgios em cenário histórico: pernoite nas fazendas

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Agora já é possível se hospedar em algumas das fazendas históricas mais bonitas da região, entre elas a Fazenda das Palmas. Com apenas seis suítes na casa sede, a fazenda prefere receber apenas uma família por vez. A área de lazer inclui piscina, campo de golfe e haras, com passeio a cavalo pela trilha ecológica e visita a cachaçaria artesanal. A fazenda possui projetos agroflorestais e hóspedes podem participar de workshops sobre cultivo orgânico e a produção de café especial.

Também seguindo o melhor estilo “da horta à mesa”, a Fazenda Alliança Agroecológica recebe hóspedes para uma experiência de locação exclusiva que inclui refeições com produção local e passeios guiados pela fazenda. Hóspedes verão de perto uma das mais raras estruturas de separação de café, totalmente original e conhecerão o cultivo de café – hoje o único orgânico certificado da região. Passeios guiados até o mirante, lago e uso da piscina estão incluídos.

Outra fazenda perfeita para quem busca charme e alto padrão é a Fazenda São Luiz da Boa Sorte. Ali as manhãs são preenchidas com passeio a cavalo e fins de tarde à beira do lago. A gastronomia de fazenda garante cardápio com comida de verdade. A conexão da internet permite trabalho remoto para quem não pode deixar alguns afazeres de lado, mas quer aproveitar as horas de folga em grande estilo.

Sob o céu estrelado

Foto por Carolina Berlato

Foto por Carolina Berlato

Que tal uma prescrição para cansaço que recomenda banhos de floresta e escalda pés após a caminhada? Se você fosse a um médico japonês, essa certamente seria a recomendação, acompanhada da sugestão de visita ao Jardim Ecológico Uaná Etê, com mais de 22 jardins para conhecer. A experiência de hospedagem em Uaná Etê pode acontecer na Eco Hospedagem, também conhecida como “casa da vidro”. Lá é o melhor local para curtir de verdade uma noite de lua cheia: sem mensagens de Whatsapp ou ligações para atrapalhar. Não há luz das cidades ou 3G por lá, só a luz das estrelas e as lanternas.

Outra queridinha do Uaná Etê é a Choupana, uma charmosa cabana rodeada de Mata Atlântica e perfeita para uma família inteira: são quatro quartos, piscina, sauna e cozinha, e uma área enorme para aproveitar. Além da hospedagem o jardim também funciona de quinta a domingo para caminhadas e prática de atividades como yoga e meditação.

Caminhada perto do lago também é uma das pedidas para manter sãos o corpo e a mente. E o Lago de Javary, em Miguel Pereira, é ambiente delicioso para dar uma volta, à pé ou de bicicleta. Depois da atividade, reserve alguns momentos para delícias produzidas na região. O Le Vélo Montagne tem delicatessen e bistrô, reunindo especialidades do Vale do Café e menu com insumos locais. Na hora do almoço tem hambúrguer e massas, e, à noite, o forno à lenha toma conta e as pizzas artesanais fazem sucesso. Da varanda, dá para aproveitar o céu estrelado do Vale do Café.

Cantinho de descanso

Com intuito de oferecer opções saudáveis e relaxantes aos seus hóspedes, o Hotel Santa Amália criou pacote com sessão de massagens, kit de cosméticos naturais e cardápio light. Tudo isso para equilibrar a rotina de quem escolhe o local para “hotel office” com trabalho remoto.

Outro local perfeito para conciliar atividade online e offline fica no coração da cidade de Vassouras, pertinho de uma das mais bonitas praças do estado do Rio de Janeiro. É a Vila Hibisco, pousada charmosa e acolhedora. Com metade dos 24 apartamentos equipados com mini-cook, mesa e frigobar, tem a praticidade para períodos mais longos, que dão o gostinho de como é viver na região.

Todos os locais citados estão seguindo protocolos de saúde e diretrizes das autoridades locais. Os hotéis estão com limite de ocupação, realizam check-in e check-out digital, a rotina de limpeza foi reforçada, todos os funcionários usam equipamento de proteção e hóspedes devem usar máscara em ambientes comuns.

SERVIÇO

FAZENDA ALLIANÇA AGROECOLÓGICA (Barra do Piraí, RJ)

Mais informações em: (24) 98807-6146 / [email protected]

FAZENDA DAS PALMAS (Engenheiro Paulo de Frontin, RJ)

Mais informações em: (21) 97634-0561 / [email protected]

FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE (Vassouras, RJ)

Mais informações em: (21) 99250-9798 / (21) 96823-9954

HOTEL SANTA AMÁLIA (Vassouras, RJ)

Mais informações em: (24) 2471-1200 / (24) 98839-8728

LE VÉLO MONTAGNE (Miguel Pereira, RJ)

Mais informações em: (24) 2484-4811 / (24) 99928-6108

UANÁ ETÊ JARDIM ECOLÓGICO (Engenheiro Paulo de Frontin, RJ)

Mais informações em: (24) 2468-1550 / (24) 98878-1550

VILA HIBISCO POUSADA (Vassouras, RJ)

Mais informações em: (24) 2491-2535 / (24) 99315-0006

 

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários