logo

Telefone: (11) 3024-9500

Val di Funes é paisagem de tirar o fôlego no norte da Itália | Qual Viagem Logo

Famous best alpine place of the world, Santa Maddalena village with magical Dolomites mountains in background, Val di Funes valley, Trentino Alto Adige region, Italy, Europe

Val di Funes é paisagem de tirar o fôlego no norte da Itália

27 de setembro de 2017

Entre montanhas e campos verdes, o Val di Funes é uma paisagem de extrema beleza cênica. Esse vale fica em meio às Dolomitas, cadeia montanhosa nos Alpes italianos, no nordeste do país. Pode ser definido como um pedacinho da Itália que tem muito mais cara de Suíça ou de Áustria, tanto em relação ao cenário quanto à cultura local.

Foto por iStock / RudyBalasko

Foto por iStock / RudyBalasko

O Val di Funes está na cidade de Funes, localizada na província de Bolzano – também conhecida como Tirol do Sul (Südtirol) –, que faz fronteira exatamente com a Áustria e com a Suíça. Até o final da 1ª Guerra Mundial, esse território fazia parte do Império Austro-húngaro. Tanto que 70% da população por lá usa o alemão como idioma principal.

Foto por iStock / kongxinzhu

Foto por iStock / kongxinzhu

As cidades também são muitas vezes identificadas por seus nomes alemães. Funes, por exemplo, é Villnöss. O vale em questão guarda alguns dos cenários mais incríveis do Tirol do Sul, como o vilarejo de Santa Maddalena. Ao longo do campo verde há várias casinhas com arquitetura tipicamente germânica, uma igrejinha, bosques de pinheiros e o grande destaque: o impressionante maciço de Odle, que se ergue de forma dramática no horizonte.

Foto por iStock / Ihor_Tailwind

Foto por iStock / Ihor_Tailwind

Odle, por sua vez, é considerado um dos trechos mais bonitos e icônicos das Dolomitas. Com mais de 18 picos que atingem mais de 3.000 metros de altitude em paredões íngremes e penhascos, as Dolomitas estão na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Janoka82

Comentários