logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vá de trem à festa japonesa do Akimatsuri em Mogi das Cruzes | Qual Viagem Logo

credito-jair-pires-jpg

Vá de trem à festa japonesa do Akimatsuri em Mogi das Cruzes

3 de abril de 2017

Que tal conhecer um pouquinho da cultura japonesa em uma cidade histórica e a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 1950? Essa é a proposta da CPTM para o sábado do dia 08 de abril, quando a cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, recebe a maior festa japonesa da região, o Akimatsuri.

A palavra, de origem japonesa, significa Festival de Outono. A festa é uma forma dos descendentes de japoneses manterem viva a tradição de seus antepassados, que faziam oferendas aos deuses para agradecer pela colheita e bem-estar das pessoas. A celebração existe em Mogi desde 1986. Para quem quiser aproveitar o festival para fazer uma viagem histórica, o embarque do Expresso Turístico-Mogi será na Estação da Luz, a partir das 8h, e o trem parte às 8h30.

O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas, percorrendo um trajeto de 50 km entre a capital e Mogi das Cruzes, em cerca de uma hora e meia. Durante o trajeto, os turistas recebem informações sobre a história da ferrovia e dos bairros por onde o trem passa. A viagem é feita em uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

Após o desembarque, os visitantes poderão conhecer as plantações de caqui da região, além da famosa festa da colônia japonesa. Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até a Estação Estudantes, local de desembarque. Os roteiros complementares são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo do município.

Expresso Turístico

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas. O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45,00 (ida e volta), exceto para o embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40,00.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. Os interessados podem obter mais informações e conferir a abertura de novas datas para viagens no site.

Mais informações em: cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Jair Pires / CPTM

Comentários