logo

Telefone: (11) 3024-9500

Uxmal é uma das mais belas ruínas Maia do México | Qual Viagem Logo

Sitio arqueológico de Uxmal, ubicado en Yucatán. Preciosa zona turística. UNESCO sitio de Patrimonio Mundial. Conforman la ciudad 15 grupos de edificios, distribuidos de norte a sur, en una extensión de aproximadamente dos kilómetros. Entre los que destacan: La pirámide del Adivino, con su Plaza de los Pájaros, el Cuadrángulo de las Monjas, el Juego de Pelota, el Palacio del Gobernador, la Gran Pirámide y El Palomar, además del Grupo Norte, la Casa de la Vieja, El Cementerio y el Templo de los Falos

Uxmal é uma das mais belas ruínas Maia do México

4 de setembro de 2019

Uxmal figura entre algumas das mais importantes ruínas do México. Localizada na cidade colonial de Mérida, está a menos de 80 quilômetros de Yucatán.

Apesar da importância histórica e cultural, Uxmal não é tão badalada de turistas quanto Chichen Itzá, fazendo com que os passeios por ali sejam bem mais tranquilos.

Construída em meados de 700 d.C, seu nome é proveniente da palavra “oxamal”, que significa “três vezes construído”, o que sugere diversas obras e reformas ao longo do império, até a cidade tomar a forma que é conhecida nos dias de hoje.

Foto via iStock por tommasolizzul

Foto via iStock por tommasolizzul

Em seu auge populacional, chegou a ter mais de 20 mil habitantes, uma característica muito curiosa, devido à falta de evidências de vida de rios e fontes de água na região. Por isso, uma das principais atrações do local são as ‘chultuns’, cisternas construídas em forma de garrafa para armazenar água da chuva.

Outro destaque em Uxmal são os adornos arquitetônicos, que estão repletos de imagens de Chaac – deus da chuva e do trovão; a pirâmide principal conta com uma única entrada e é onde se encontra diversos desenhos em homenagem à deidade.

Foto via iStock por Steve_Bramall

Foto via iStock por Steve_Bramall

Entre as edificações do sítio, a mais importante é Pirâmide do Mágico. Com 35 metros de altura, o prédio foi construído de maneira incomum. Sua forma é oval e as pedras estão unidas com cimento. Além disso, há uma predominância do estilo cheno, muito comum nas pirâmides que estão no sul do país.

Logo atrás da pirâmide está o Palácio do Governador, que conta com uma surpreendente fachada de 100 metros de comprimento. Recentemente, foi descoberto que cerca de 150 de plantas medicinais crescem ao redor do edifício. Acredita-se que elas foram cultivadas pelos maias para tratar de diversas doenças.

Foto via iStock por Photo Beto

Foto via iStock por Photo Beto

Ao lado do Palácio está a Casa de la Vieja, um complexo de pedra repleto de entalhes e gravuras.

A Grande Pirâmide é uma estrutura adjacente do Palácio e um dos melhores pontos para observar todo o resto da cidade. No cume do edifício existem diversas esculturas de Chaac.

A Casa de las Tortugas é um dos menores e mais pitorescos edifícios do complexo. Os mais associavam as tartarugas ao deus Chaac, por isso construíram uma espécie de templo para os animais. Segundo as lendas, as tartarugas também sofriam com os períodos de seca, e juntamente com o povo, oravam pela chuva.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Josue Uh

Comentários