logo

Telefone: (11) 3024-9500

Uma viagem de Orlando até a costa do Golfo do México | Qual Viagem Logo

disney-animal-kingdom-disney

Uma viagem de Orlando até a costa do Golfo do México

9 de junho de 2017

Dos mundialmente famosos parques temáticos até as praias de águas cristalinas da costa oeste, esse roteiro pela faixa central da Flórida mostra que o estado tem um pouco de tudo. É fácil de entender porque esse é um dos maiores destinos turísticos do mundo – e um favorito incondicional entre os brasileiros.

A Flórida recebe mais de 100 milhões de turistas todos os anos, e muitos deles não deixam de visitar Orlando. Conhecida como a capital mundial dos parques temáticos, a cidade reúne os complexos Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e SeaWorld Orlando, além de um grande leque de outras opções de entretenimento para todas as idades.

Apesar de ser um destino tão popular, nem todos sabem que é possível conhecer uma série de lugares incríveis em curtos trajetos de carro a partir de Orlando. Para expandir o roteiro e realizar uma viagem ainda mais memorável, a dica é seguir pela região central da Flórida, em cidades como Lakeland, Winter Haven e Lake Wales, que guardam atrações bem singulares. A viagem continua sentido Tampa Bay, em Clearwater e St. Petersburg, onde estão algumas das melhores praias dos Estados Unidos, banhadas pelas águas cristalinas do Golfo do México.

Diversão para todos os gostos em Orlando

Localizada no coração da Flórida, Orlando supera as expectativas quando o assunto é turismo e diversão. Não dá para falar dessa cidade sem mencionar seus diversos parques temáticos, mas há muito mais do que isso por lá, de compras e gastronomia a uma vida noturna agitada e distritos charmosos. Orlando é um destino completo e muito democrático, com atrações para todos os gostos e idades e perfeito para uma viagem em família ou entre amigos.

Foto por Matt Stroshane /  © Disney

Foto por Matt Stroshane / © Disney

Visitar o mundo mágico de Walt Disney World Resort é algo obrigatório para quem está em Orlando. Com quatro parques temáticos (Magic Kingdom, Epcot, Disney’s Hollywood Studios e Disney’s Animal Kingdom), dois parques aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach) e uma área de entretenimento, gastronomia e compras (Disney Springs), a Disney de Orlando tem atrativos de sobra. O ideal é separar um dia para cada parque e incluir no roteiro um passeio pelo recém-ampliado Disney Springs, onde há mais de 160 estabelecimentos, entre lojas, restaurantes, lanchonetes e muito mais. Além disso, é possível ficar hospedado dentro do complexo da Disney.

Até quem não é mais criança fica deslumbrado ao admirar o castelo da Cinderella no Magic Kingdom, onde há atrações, desfiles e shows de projeções e fogos de artifício inspirados em personagens da Disney, como as princesas, os Piratas do Caribe e a turma do Mickey Mouse. Já o Epcot é repleto de atrações futuristas e de réplicas perfeitas de 11 países diferentes, como México, França, China e Marrocos.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

O mundo do cinema é o tema do Disney’s Hollywood Studios, que ganhará duas novas áreas até 2019: uma inspirada nas animações de Toy Story e outra na saga Star Wars. No Disney’s Animal Kingdom, parque dedicado aos animais, foi inaugurada no final de maio a terra de Pandora – The World of Avatar, baseada no sucesso de James Cameron, que conta com recursos surpreendentes, como a bioluminescência vista no filme.

Foto por © Universal Orlando Resort

Foto por © Universal Orlando Resort

Os parques do Universal Orlando Resort (Universal Studios Florida e Universal’s Islands of Adventure) guardam alguns dos brinquedos mais radicais e tecnológicos de Orlando, de montanhas-russas a simuladores incríveis. A maioria deles tem inspiração em personagens famosos, filmes e programas de TV, como os heróis da Marvel, Os Simpsons, Meu Malvado Favorito e Jurassic Park. Já o Wizarding World of Harry Potter envolve os dois parques e faz os visitantes se sentirem dentro do mundo dos bruxos criado por J.K. Rowling. Aberto no final de maio, o Volcano Bay é o novo parque aquático do complexo. À noite, a diversão continua no CityWalk, que oferece restaurantes, lojas, bares, casas noturnas e música ao vivo.

Outro parque famoso é o SeaWorld Orlando, que conta com montanhas-russas de tirar o fôlego. O complexo abriga ainda o parque aquático Aquatica e o Discovery Cove, onde você pode nadar com golfinhos, arraias e outros peixes. Em Orlando, há também lugares menos conhecidos, como o Fun Spot America, que tem como charme a nostalgia dos parques de antigamente, e o Gatorland, fundado em 1949 e lar de centenas de jacarés (os “alligators” da Flórida). A tirolesa do parque já vale a visita, com 360 metros de extensão no total, sobrevoando lagos cheios de jacarés.

Orlando além dos parques

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Vários restaurantes e centros de entretenimento e compras têm surgido em Orlando nos últimos anos. Localizado na International Drive, o I-Drive 360 é o lar da roda-gigante Coca-Cola Orlando Eye, de 120 metros de altura. Ali também estão o museu de cera Madame Tussauds, o aquário SEA LIFE Orlando e o museu de osteologia Skeletons, com mais de 500 esqueletos de animais de verdade, além de restaurantes, bares e lanchonetes. O Pointe Orlando segue a mesma linha, com opções gastronômicas diversas e lojas ao longo de vias ao ar livre.

Em Orlando, você não vai comer apenas pizza e hambúrguer. A prova está em locais como o “Restaurant Row”, um trecho da Sand Lake Road que abriga dezenas de restaurantes de alta gastronomia, de culinária sulista americana a frutos do mar – alguns com preços bem acessíveis. Mesmo com tantas opções, reserve um tempo para fazer compras. Orlando tem dois grandes Premium Outlets (Vineland e International Drive), além dos shoppings Mall at Millenia e Florida Mall, onde está o divertido Crayola Experience, atração perfeita para crianças.

Foto por iStock / Arrangements-Photography

Foto por iStock / Arrangements-Photography

Fora da zona mais turística, o Downtown Orlando, área em torno do Lake Eola, é um bom destino para quem quer curtir algo diferente e vivenciar a cidade como um morador. Além de caminhar pela orla do lago, a dica é conhecer a região a pé e assim descobrir os bares, restaurantes e clubes noturnos do local. No Amway Center acontecem grandes shows e jogos da NBA, enquanto que o Dr. Phillips Center for the Performing Arts recebe de musicais da Broadway a espetáculos de balé.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Para um passeio ainda mais fora do comum, há duas pequenas cidades tranquilas e charmosas nos arredores de Orlando que valem a visita. Uma delas é Winter Garden, a 20 km a oeste de Orlando. A partir do pequeno portal com o relógio, caminhe pela Plant Street, toda arborizada, com canteiros floridos, ciclovias, cafés e restaurantes. Aos sábados de manhã acontece o Farmer’s Market, uma feira que vende um pouco de tudo. O Plant Street Market também é ponto de parada, um mercado repleto de restaurantes locais, nos moldes de Nova York. A segunda cidade é Winter Park, a 10 km do centro de Orlando. Ao passear pela Park Avenue, toda ladeada por boutiques exclusivas e bistrôs, você vai se sentir na Europa.

Passeios inesperados na Flórida Central

Foto por © 2013 Chip Litherland Photography Inc._LEGOLAND® Florida Resort

Foto por © 2013 Chip Litherland Photography Inc. / LEGOLAND® Florida Resort

Logo a sudoeste de Orlando está localizado o condado de Polk, com atrações que são verdadeiras joias escondidas na Flórida Central, de um safári a um importante conjunto de obras arquitetônicas. Além disso, a região, mais precisamente a cidade de Winter Haven, abriga um dos parques temáticos mais populares do estado. É o LEGOLAND Florida, onde os coloridos blocos de montar da LEGO® ganham incríveis proporções.

Com 600 mil m² e mais de 50 atrações em diferentes áreas temáticas, o parque foi todo construído especialmente para crianças de 2 a 12 anos. Há montanhas-russas bem divertidas, piratas, castelos, brinquedos tecnológicos, como os do LEGO NINJAGO World (área inaugurada em janeiro deste ano), e, é claro, peças de LEGO por todos os lados. O LEGOLAND Florida Resort existe desde 2011 e engloba ainda um parque aquático e dois hotéis perfeitos para famílias com crianças: o LEGOLAND Hotel e o novo LEGOLAND Beach Retreat, aberto recentemente.

Foto por © 2015 Chip Litherland Photography Inc. / LEGOLAND® Florida Resort

Foto por © 2015 Chip Litherland Photography Inc. / LEGOLAND® Florida Resort

A região da Flórida Central é toda pontilhada por mais de 550 lagos. Não à toa, a principal cidade por ali se chama Lakeland – ou “terra dos lagos”. Não é um grande centro turístico, mas é exatamente esse seu charme: ser uma tranquila cidade autêntica do sul dos Estados Unidos, onde as ruas são ladeadas por carvalhos com galhos cobertos por musgos esvoaçantes. Lakeland também é conhecida como a “cidade dos cisnes”, já que foi presenteada com um casal de cisnes pela Rainha Elizabeth nos anos 50. Vá ao Lake Morton para observar as aves símbolo de Lakeland.

Foto por Visit Central Florida

Foto por Visit Central Florida

Visite também o belo Hollis Garden, passeie em torno do Lake Mirror e siga até o Munn Park, uma praça cercada por ótimos cafés e restaurantes, como o Harry’s Seafood Bar and Grille, de culinária de Nova Orleans, e o Posto 9, que mistura pratos brasileiros e americanos com um toque requintado. Não longe dali, o campus do Florida Southern College abriga o maior conjunto no mundo de construções desenhadas por Frank Lloyd Wright, o mais famoso arquiteto dos Estados Unidos. Há tours guiados pelo local.

Foto por Visit Central Florida

Foto por Visit Central Florida

Nos arredores de Lakeland, é possível alimentar lêmures, lhamas e búfalos d’água, além de chegar bem perto de outros tantos animais incríveis, como zebras e cervos. Isso tudo acontece no Safari Wilderness Ranch, uma experiência de safári em uma área ampla de 100 hectares de muito verde. Visando o bem-estar dos animais, os diversos tipos de passeios oferecidos precisam de agendamento prévio e há um limite de visitantes por dia, o que faz dessa reserva uma atração bem exclusiva.

Foto por Bok Tower Gardens / Visit Central Florida

Foto por Bok Tower Gardens / Visit Central Florida

Já na cidade de Lake Wales, há cenários de extrema beleza no Bok Tower Gardens, um parque de 200 mil m² com natureza inspiradora e uma arquitetura que você não esperaria encontrar na Flórida. Seu ponto central é uma torre neogótica rosada de 62 metros de altura, bem em um dos pontos mais altos do estado. O conjunto de sinos no topo da torre faz dois concertos diariamente. Passeie entre carvalhos, pinheiros e flores coloridas, faça trilhas e explore cada canto dos jardins. No centro de visitantes, descubra a interessante história do Bok Tower Gardens, inaugurado em 1929.

De volta à estrada para o destino seguinte, nada mais autêntico do que prestigiar o produto ícone da Flórida: a laranja. Para isso, vá ao centro de visitantes do Florida’s Natural Growers e à Davidson of Dundee, cujas lojas vendem todo o tipo de produto feito com essa fruta, de sucos e doces a cosméticos e souvenires.

Cultura e praias paradisíacas em St. Pete e Clearwater

Entre a Baía de Tampa e o Golfo do México, há uma península com 56 km de praias de areia branquinha e mar azul turquesa cristalino. O destino de Clearwater e St. Petersburgo (mais conhecida como St. Pete) fica a menos de 100 km de Lakeland e é a melhor opção para quem quer curtir o litoral a partir de Orlando e da Flórida Central. Ali é possível encontrar duas praias premiadas: Saint Pete Beach foi eleita em 2017 a terceira melhor praia dos Estados Unidos pelo TripAdvisor, enquanto que Clearwater Beach ficou em quarto lugar.

Foto por Nicholas A Collura-Gehrt / Visit St. Petersburg/Clearwater

Foto por Nicholas A Collura-Gehrt / Visit St. Petersburg/Clearwater

A lista de praias incríveis não para por aí. Há ainda as de Pass-a-Grille, Fort de Soto, Madeira Beach e muitas outras, além de Caladesi e Honeymoon, duas ilhas que guardam uma história curiosa. Elas formavam uma única ilha, até que, em 1921, um furacão separou-a em duas. Protegidas por parques estaduais, Caladesi e Honeymoon são verdadeiros refúgios naturais.

Foto por Visit St. Petersburg/Clearwater

Foto por Visit St. Petersburg/Clearwater

Já Clearwater Beach é um dos lugares mais agitados do destino. A larga faixa de areia e a avenida à beira-mar, repleta de hotéis e restaurantes de peixes e frutos do mar, deixam essa praia ainda mais convidativa aos turistas. O mar transparente e calmo é ótimo para um mergulho, principalmente durante o verão, quando a água fica bem morna. Jogue uma partida de vôlei de praia, tome um sorvete e curta o belo pôr-do-sol sobre o Golfo do México a partir do Pier 60.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A região tem muito mais a oferecer do que algumas das melhores praias do país. A começar pelo Clearwater Marine Aquarium (CMA), um centro de resgate e reabilitação de animais marinhos e lar do golfinho mais famoso do mundo, Winter, que já estrelou em dois filmes. Além de oferecer experiências únicas, o CMA busca inspirar pessoas de todo o mundo com as histórias dos animais resgatados.

Foto por Dana Hoff / Visit St. Petersburg/Clearwater

Foto por Dana Hoff / Visit St. Petersburg/Clearwater

Tão imperdível quanto as praias, a área de Downtown St. Pete, banhada pela Baía de Tampa, a 30 km de Clearwater, tem boa gastronomia, vida noturna, compras e atrações culturais. Um dos maiores destaque é o Dalí Museum, que abriga a maior coleção de quadros do artista surrealista Salvador Dalí fora da Espanha – o acervo tem mais de 2.000 itens. A poucos quarteirões de distância, o Chihuly Collection é uma galeria de arte que expõe impressionantes obras em vidro assinadas por Dale Chihuly, referência mundial nesse tipo de trabalho. No Morean Arts Center, você pode ver artistas em ação fazendo objetos de vidro soprado.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Mesmo com as ruas ladeadas por palmeiras, o centro de St. Pete tem uma cara bem urbana, com alguns prédios mais altos e muros grafitados. Há também muitos restaurantes e lojas. Uma combinação dos dois pode ser encontrada no Sundial, que abriga ainda o Locale Market, um mercado de alta gastronomia no estilo dos encontrados na Europa, onde você pode comprar ingredientes de primeira qualidade ou fazer ótimas refeições. A onda das cervejarias artesanais também chegou à região, e em St. Pete existem várias delas, como a 3 Daughters Craft Brewing. Há até uma trilha da cerveja, a “Gulp Coast”, que percorre toda a região em dezenas desses estabelecimentos.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

St. Pete e Clearwater são apenas duas das 24 cidades à beira-mar do destino. Para conhecer melhor o local, a dica é seguir sentido sul pela cênica Gulf Boulevard, via litorânea que cruza a costa, de Clearwater Beach a Saint Pete Beach. Se preferir, há também balsas que percorrem esse trecho.

SERVIÇOS

Quando ir

O verão da Flórida é bem quente e úmido, enquanto que o inverno tem temperaturas mais amenas. A alta temporada no estado é principalmente entre dezembro e janeiro. Já no meio do ano, entre junho e agosto, os parques temáticos costumam ficar bem movimentados, mas é baixa temporada no litoral.

Como chegar

Há voos diretos entre Orlando e São Paulo, a partir de Guarulhos (Latam e Delta) ou de Viracopos (Azul). Para se locomover entre as cidades, a melhor opção é alugar um carro. As rodovias da região são bem cuidadas e sinalizadas.

Onde ficar

ORLANDO

Universal’s Cabana Bay Beach Resort

Disney’s All Star Resort

Floridays Resort Orlando

FLÓRIDA CENTRAL

LEGOLAND Hotel

The Terrace Hotel

Hyatt Place Lakeland Center

ST. PETE/CLEARWATER

Wyndham Grand Clearwater Beach

Opal Sands

Kimpton the Hotel Zamora

The Don CeSar

Onde comer

ORLANDO

STK Orlando

Plant Street Market

SLATE Orlando

Main Event Entertainment

FLÓRIDA CENTRAL

Harry’s Seafood Bar and Grille

Posto 9

Harborside Restaurant

ST. PETE/CLEARWATER

Frenchy’s Rockaway Grill

FarmTable Kitchen

RumFish Grill

Mais informações em: visitflorida.com, visitorlando.com, visitcentralflorida.org e visitstpeteclearwater.com.

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Visit Florida, em parceria com Visit Orlando, Visit Central Florida e Visit St. Pete/Clearwater, e com a proteção do seguro-viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: © Disney

Confira matéria na integra na edição de junho da revista Qual Viagem. Ou baixe nosso app (disponível para aparelhos iOS e Android) e leve o conteúdo desta edição e das anteriores com você!

Comentários