logo

Telefone: (11) 3024-9500

Um roteiro pelo Alentejo, em Portugal | Qual Viagem Logo

catedral Evora, Portugal

Um roteiro pelo Alentejo, em Portugal

4 de julho de 2016

Entre o centro de Portugal e o Algarve está a região do Alentejo, a maior do país. São planícies verdes junto ao Rio Tejo (daí o nome da região), pequenas cidades agradáveis, vinícolas, praias de areia dourada e uma rica história, que data desde antes do Império Romano. O Alentejo possui um vasto patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

Évora 13 - Crédito VictorCarvalho.com.br

Foto por VictorCarvalho.com.br

A cidade de Évora, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, teve origem na época dos romanos. Comece seu passeio pela Praça do Giraldo, Igreja de Santo Antão e o chafariz de mármore. Évora é uma verdadeira aula de história, pois conserva um Templo Romano, muralhas medievais e uma universidade fundada no século XVI, além de igrejas de diferentes épocas e arquiteturas. Talvez o lugar mais curioso seja a Capela dos Ossos, toda revestida por ossadas.

Monsaraz 6

Foto por Turismo Alentejo

Na cidade de Beja, conheça a impressionante Torre de Menagem do Castelo, com 40 metros de altura e toda de mármore. Outro incrível cenário, as fortificações da cidade de Elvas são as maiores do tipo no mundo. É uma verdadeira fortaleza defensiva e de estratégia militar, em forma de estrela e que se estende por cerca de 10 km.

Vinhas do Alentejo

Foto por Turismo Alentejo

O Alentejo é considerado uma das melhores regiões vinícolas do mundo, com uma produção de vinhos de alta qualidade. Os vinhos brancos são aromáticos e frescos, enquanto que os tintos são intensos e encorpados. Conheça as vinícolas e adegas da região ao percorrer a Rota dos Vinhos. Você pode começar o passeio na Sala de Provas da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora. No final do verão, acontecem festas das vindimas em algumas localidades.

Porto Covo - Sines - Crédito VictorCarvalho.com.br

Foto por VictorCarvalho.com.br

De Troia a Sines, o litoral alentejano é dominado por escarpas e pequenas praias, muitas das quais são ideais para o surfe. É possível percorrer a região costeira em uma trilha de pedestres, chamada de Rota Vicentina, com 340 km de extensão.

Como chegar

Pegue um voo até Lisboa. A TAP opera voos diretos entre a capital portuguesa e algumas das principais cidades brasileiras. De lá, siga até as cidades do Alentejo de carro, trem (comboio) ou ônibus.

Onde ficar

Évora: Albergaria do Calvário – adcevora.com

Beja: Vila Galé Clube de Campo – vilagale.com/pt/hoteis/alentejo

Elvas: Hotel Rural Monte da Provença – montedaprovenca.com

Mais informações em: turismodoalentejo.com.br

Texto por: Patrícia Chemin, com informações de agência, turismodoalentejo.com.br e visitportugal.com

Foto destaque por: iStock / mmeee

Comentários