logo

Telefone: (11) 3024-9500

Turquia: conheça os aromas da gastronomia turca | Qual Viagem Logo

Istanbul, Turkey - August 27, 2013: Turkish kebab chef, cook on Grand Bazaar. Traditional Turkish, arab street food vendor

Turquia: conheça os aromas da gastronomia turca

24 de maio de 2018

A Turquia nos dias quentes e ensolarados é um destino ainda mais encantador. As frutas, os legumes, os temperos e todos os ingredientes desta rica culinária podem ser apreciados em uma caminhada pelas ruas ensolaradas do país. A primavera e o verão turco são generosos com os turistas que aproveitam esse período para visitar o destino.

Em pequenos negócios ou em barraquinhas de feiras é possível saborear tâmaras, damascos, figos frescos e um delicioso suco de romã. No Bazar das Especiarias, ou Mercado Egípcio, como é conhecido; condimentos, sementes, frutas secas e outros produtos dão cor, sabor e aroma aos visitantes.

Foto via Divulgação/ Descubra Turquia

Foto via Divulgação/ Descubra Turquia

Mas, para os turistas que buscam a tradição da culinária turca, há algumas opções que não podem ficar fora do cardápio, independente da estação do ano.

Muito diversa e cheia de influência, a culinária turca combina a gastronomia do mediterrâneo com a árabe, trazendo elementos, temperos e aromas únicos. Um dos pratos típicos mais famosos no restante do mundo é o Kebab, que se você ainda não comeu, certamente já ouviu falar. Kebab significa carne grelhada, e existem diversos tipos de preparo. A carne pode ser de boi, cordeiro ou frango, e é preparada em espetos verticais podendo ser servida em pães ou em pratos compostos de saladas, legumes e até sopas.

Foto via Divulgação/ Descubra Turquia

Foto via Divulgação/ Descubra Turquia

Outros pratos comuns na culinária turca são sopas, além do Borek – que é uma massa folhada recheada com carne moída, queijo e/ou legumes – e o Ayran, uma espécie de iogurte muito consumido na composição dos pratos ou puro.

Foto via Divulgação/ Descubra Turquia

Foto via Divulgação/ Descubra Turquia

O café da manhã turco inclui pães, queijos, Simit – um pão em formato de rosca coberto com gergelim – azeitonas e chá que, inclusive, é a bebida mais popular no país.

Simit. Foto via iStock/ kolaybirsey

Simit. Foto via iStock/ kolaybirsey

Os doces turcos também valem o experimento. Muito coloridos e com a maioria com mel, são uma delícia a parte. Eles normalmente não acompanham chocolate, mas são compostos de frutas secas, pistache e até flores. O manjar turco é uma das sobremesas mais famosas – inclusive, entrou para a literatura e para a cultura pop através das Crônicas de Nárnia – ele é uma espécie de goma que derrete na boca e pode ter vários sabores e cores. O Baklava também é um doce muito popular, que consiste em uma massa filo recheada com nozes trituradas e coberta por mel.

Comidas de rua

Foto via iStocl/ batuhan toker

Kokoreç. Foto via iStock/ batuhan toker

Do famoso Kebab aos doces, é possível encontrar de tudo nas ruas do país. As castanhas e os milhos na brasa são bem comuns, assim como as pizzas turcas – que tradicionalmente são recheadas com carne moída – e os Simit, já mencionado. Também é difundido nas ruas o Kokoreç, que é um sanduíche feito com carne de intestino de cordeiro. Pode parecer diferente, mas quem provou aprovou.

Sobre a Turquia

Grand Bazaar. Foto via iStock/ SteveAllenPhoto

Grand Bazaar. Foto via iStock/ SteveAllenPhoto

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ Katharina13

Comentários