logo

Telefone: (11) 3024-9500

Turismo rural: conheça as fazendas de cacau em Ilhéus | Qual Viagem Logo

39266713460_b86892597a_c

Turismo rural: conheça as fazendas de cacau em Ilhéus

12 de novembro de 2020

Fugir do estresse da cidade grande muitas vezes é mais do que necessário. Respirar o ar do interior tem sido um caminho cada vez mais buscado pelos habitantes das metrópoles. Por isso, está em alta o turismo rural, modalidade que incentiva aos viajantes a entrar em contato com a natureza, o campo e as plantações como forma de relaxar e esquecer os problemas cotidianos. O sul da Bahia reúne vários pontos onde essa modalidade do turismo é incentivada, e o Cana Brava All Inclusive Resort, em Ilhéus, separou as melhores opções para curtir um programa completo pela região.

Foto por Márcio Filho - MTUR

Foto por Márcio Filho – MTUR

Uma dica para quem vai para lá é conhecer a Estrada do Chocolate, a primeira estrada temática da Bahia, na Costa do Cacau. A Estrada do Chocolate, então BA-262, liga as cidades de Ilhéus e Uruçuca, chegando à BR-101. No roteiro, os turistas conhecem a cultura do cacau e a produção do chocolate por meio de visitas a fazendas existentes ao longo da BA-262, com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. A Bahia, hoje, divide com o Pará o posto de maiores potências na produção de cacau. No estado nordestino, só em Ilhéus e regiões próximas estão presentes mais de 40 marcas de chocolate, uma das maiores concentrações de produtores de todo o país.

Foto por Márcio Filho - MTUR

Foto por Márcio Filho – MTUR

Uma das fazendas é a Fazenda Capela Velha, produtora de cacau desde sua origem no século XIX. Hoje, além de produzir o fruto, o lugar produz derivados de cacau com a empresa DOCACAO, que tem no portfólio itens como licores, geleias, entre outros, além, claro, das barras de chocolate. A fabricação é totalmente artesanal e é feita com matéria prima 100% original, colhida na própria fazenda. O público pode viver essa experiência a partir de visitas guiadas, que incluem um passeio seguindo um tour do viveiro de mudas até a fábrica de chocolate. O roteiro inclui ainda as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet, fazendas de cacau, dentre outros atrativos.

Foto por Márcio Filho - MTUR

Foto por Márcio Filho – MTUR

Outra opção incrível é a Fazenda Yrerê, na rodovia que liga Ilhéus a Itabuna. A visita é mais um mergulho na história do cacau e contempla um verdadeiro desfrute das belezas e culinária locais. Com um roteiro conduzido por trabalhadores rurais da própria fazenda, a visita dura aproximadamente duas horas e pode ser feita em qualquer dia da semana, em uma paisagem cercada de flores, plantas e um visual incrível.

Foto por Márcio Filho - MTUR

Foto por Márcio Filho – MTUR

Tem ainda a Fazenda Provisão, também entre Ilhéus e Uruçuca, que incentiva o turismo rural. Entre os atrativos, a fazenda oferece uma visita à roça produtiva de cacau, com destaque à colheita do fruto. O local ainda conta com visita à Mata Atlântica por trilhas, um convite a conhecer a fauna e a flora locais. E, para encerrar o passeio, uma bela visita ao conjunto arquitetônico e ao acervo histórico da fazenda, que conta com uma casa colonial totalmente preservada, um prato cheio para quem ama história.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

E para encerrar com o que há de mais relaxante, o Cana Brava All Inclusive Resort oferece a estadia perfeita para quem quer conhecer muita história e ainda garantir o lazer completo em um dos mais premiados resorts do Brasil. Cercado por incríveis paisagens e um lindo mar azul, o cenário paradisíaco que o resort oferece deixa a hospedagem ainda mais especial. É o destino perfeito para quem procura por dias tranquilos, com sombra, água fresca e toda a estrutura para férias inesquecíveis. Com o melhor sistema all inclusive da região, a gastronomia também é um ponto forte do Cana Brava All Inclusive Resort, que atualmente conta com três restaurantes. Tudo repleto de muito lazer e áreas livres.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

“As belezas de Ilhéus e região vão muito além das praias. A região é muito rica e tem como grande marca a força do cacau. É, sem dúvidas, um destino perfeito para quem busca o turismo rural como rota de fuga da loucura das grandes cidades e, principalmente, um lugar para curtir com a família e levar boas histórias para a vida”, comenta Rafael Espírito Santo, Diretor Geral do Cana Brava.

Mais informações em: canabravaresort.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Márcio Filho – MTUR

Comentários