logo

Telefone: (11) 3024-9500

Troca de trabalho por acomodação é uma opção cada vez mais comum entre os jovens | Qual Viagem Logo

vectorwin

Troca de trabalho por acomodação é uma opção cada vez mais comum entre os jovens

12 de dezembro de 2019

Os benefícios de poder viajar as vezes são simplesmente incalculáveis. Uma viagem nos dá a possibilidade de sair da nossa rotina, conhecer novas culturas e degustar outros sabores. Cada uma das experiências são histórias que ficam para o resto da vida, que enriquecem a nossa alma e aportam um novo olhar. Mas é claro que tudo tem um custo, hospedagem, comida, transporte…

luckyvector

Foto via istock/luckyvector

Uma alternativa cada vez mais frequente, especialmente entre jovens, é realizar alguma atividade em troca de acomodação. Esses trabalhos são feitos em hostels, fazendas, restaurantes ou outro tipo de estabelecimentos em beneficio de hospedagem ou comida. Esse tipo de ações permite viajar a um custo muito baixo. Além disso, a vantagem de conhecer a cultura do lugar, interagir com outras pessoas (hospedes, voluntários ou trabalhadores locais), melhorar algum outro idioma, e claro, conhecer novos lugares.

Tem diversas plataformas que já atingiram uma certa popularidade, como Worldpackers ou Workaway. Os projetos que aparecem são variados, desde agricultura a construção, trabalho em albergues, ensino de idiomas, orfanatos, trabalho comunitário, artes e ofícios, limpeza, etc.  O viajante colabora ajudando algumas horas por dia e recebe em troca acomodações e outros benefícios do anfitrião. É uma opção para economizar em viagens e ter uma experiência de imersão cultural. Perfeito para mochileiros ou para quem pretende viajar sem a volta marcada.

Este tipo de viagem é recomendado para quem pretende sair da zona de conforto e viajar sozinho e com segurança. Trabalhar em albergues é uma oportunidade incrível para desenvolver novas habilidades e conviver com pessoas de todo o mundo. Você pode encontrar milhares de oportunidades em todo o mundo, seja para explorar destinos baratos ou locais turísticos.

 

Mas não se senta limitado pelas taxas que as plataformas estabelecem, há outras como o Volunteers Base que não exige nenhum tipo de pagamento. Você também pode fazer sua proposta sem a intermediação dos sites, nas praias de Rocha (Uruguai) é muito comum esse tipo de trocas.

Algumas dicas: certifique-se de qual será o seu trabalho no albergue, suas tarefas diárias, horas de trabalho e dias de folga. Trate de definir os detalhes da acomodação com antecedência e procure sempre estabelecer uma comunicação fluida para evitar problemas futuros.

Texto por Natalia Bastos. Imagem destacada via Istock/vectorwin

Comentários