logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tres Ojos são um charme a mais do subterrâneo de Santo Domingo | Qual Viagem Logo

Mystery misty cave in the jungle, with sun rays  over the turquoise and blue underground lake water. Lake Azufre. The 3 Eyes National Park (Los Tres Ojos) in Santo Domingo, Caribbean, Dominican Republic

Tres Ojos são um charme a mais do subterrâneo de Santo Domingo

13 de novembro de 2019

Próximo ao centro da capital do país, parque guarda em suas entranhas um precioso tesouro oferecido pela natureza.

Santo Domingo é uma fascinante caixinha de surpresas: a poucos minutos do centro, a capital dominicana “esconde” uma delas:  o Parque Natural Los Tres Ojos, um conjunto de cavernas que abriga lagos azulzinhos. Abraçado pela vegetação nativa, foi descoberto em 1916, é mantido pelo governo do país e oferece boa estrutura para quem pretende desvendá-lo – possui trilhas pavimentadas e lanchonetes. Porém, a sua melhor riqueza está no subsolo, onde ficam os lagos naturais Azufre, Las Damas, La Nevera e Los Zaramagullones.

Com quatro metros de profundidade, o Lago de Azufre tem águas transparentes. A tradução de seu nome é lago de enxofre. Foi assim batizado pelos os primeiros exploradores devido à substância branca que se encontra no seu fundo. Porém, não existe enxofre algum nele, apenas cálcio e outros minerais, conforme demonstraram estudos científicos. O lago fica logo na entrada do parque. Para conhecê-lo, só é preciso descer a escada principal.whatsapp-image-2019-11-13-at-09-12-21

O Las Damas recebeu esse nome porque é mais rasinho (tem aproximadamente 2,5 metros de profundidade) e era nele que as mulheres e as crianças que se banhavam. Hoje, é proibido nadar em qualquer um dos lagos do parque. Já o La Nevera, com cerca de cinco metros de profundidade, é o maior e o mais frio dos lagos. Como não recebe luz solar, também é chamado de frigorífico. No fundo da caverna que o aninha é possível ver raios de luz que brincam pela rocha. A claridade vem do quarto lago, o Los Zaramagullones, nome dado em função de uma espécie de pato que vive no lugar.

O acesso até ele é feito somente com barca. Com mais de seis metros de profundidade, esse é o único lago que fica ar livre. Os paredões que envolvem o Zaramagullones têm mais de 220 metros de circunferência e estão cobertos pela mata nativa preservada. Independentemente do tamanho ou da profundidade, os lagos, com suas tonalidades de azul, são de uma beleza indescritível. Acredite, vale muito a pena conhecer!

SERVIÇO

Parque Nacional Tres Ojos: Calle Marginal Las Americas, Santo Domingo Este 11.604, República Dominicana.

Como ir: Está localizado a aproximadamente 40 minutos do centro de Santo Domingo. O acesso é feito pela Avenida Las Americas, próximo ao Parque del Este.whatsapp-image-2019-11-13-at-09-21-25 Tres Ojos

Ingresso: A entrada no parque custa DOP 100. Para atravessar do Lago La Nevera até o Los Zaramagullones, é preciso pagar uma taxa de DOP 25.

Funcionamento: O horário do parque para quem deseja visitar as cavernas e os lagos é das 8h30 às 17h30.

De junho a setembro, a ocorrência de furacões e tempestades ciclônicas costuma ser maior. É nesse período que diminui o número de turistas na cidade, fazendo os preços despencarem. Já em dezembro e janeiro, os meses mais movimentados, os preços sobem lá para cima.

Quem leva: Em Santo Domingo, é possível contratar nas agências de viagem. Grande parte delas oferecem diferentes passeios guiados que incluem uma visita ao Parque Nacional Los Tres Ojos.

Texto e fotos internas por: Fabíola Musarra

Foto destaque por Istock/ alekosa

Comentários