logo

Telefone: (11) 3024-9500

Três maneiras de sentir a vibração da Jamaica | Qual Viagem Logo

this photo was taken at a vacation resort in Montego Bay , Jamaica.

Três maneiras de sentir a vibração da Jamaica

24 de novembro de 2017

Mais do que terra do Bob Marley, a Jamaica é um paraíso situado no oceano Atlântico que desfruta de suas belezas naturais e tradições, valorizando o povo, a cultura, a dança, a música e até mesmo a gastronomia. Conhecida mundialmente como o país do Reggae, tem muitas pessoas que visitam o país, mas não sentem a vibração e a energia extraordinária que este encanto proporciona para as mais diferentes pessoas, culturas e gostos. Que tal mergulhar nesta viagem e canalizar todas as coisas boas que este lugar pode oferecer? Saiba onde e como sentir a vibração jamaicana.

Raízes e cultura

A quem diga que o reggae é a música tradicional da Jamaica, mas não é. Os ritmos vibrantes que fazem você querer dançar e cantar só surgiu no país nos anos 70, antes disso quem dominava o espaço – e mesmo hoje é música tradicional – era a música folclórica da ilha. A mais antiga música continua sendo um dos aspectos mais influentes da cultura local. Suas batidas agitam as barreiras sociais e agregam a intensidade da nação.

drums in an old market make beautiful sound

Foto por iStock / DebHallPhotos21

As mudanças começaram a aparecer no século 20, quando iniciou a nova onda do momento, conhecida como Mento – uma mistura de calypso, tango e samba. Nos anos 60 veio o ska, com ritmos de jazz alegres e blues americano; nos anos 70 grandes lendas deram vida ao reggae, como Bob Marley, Burning Spear, Bunny Wailer e muitos outros; no final dos anos 80 e começo dos anos 90 surgiu o dancehall, uma evolução do reggae, com ritmo mais energético e satírico por natureza. E atualmente, os artistas modernos continuam a fundir os ritmos do reggae com outros tipos de música, para criar novos sons, passar suas mensagens e espalhar as boas vibrações da ilha.

Dança tradicional

Para os jamaicanos, uma festa significa três coisas: boa comida e bebida, gente bacana e boa música, para dançar e requebrar. É uma atividade que todos gostam de fazer, seja em cultos, celebrações culturais, encontros sociais e até eventos formais. Basta uma mínima desculpa e eles já estão dançando conforme a música – não importa o lugar e nem a ocasião.

Falmouth, Jamaica, May 4, 2011: An unidentified street performer dancing outside the port of Falmouth in Jamaica ahead of the national labor day celebrations.

Foto por iStock / Ozphotoguy

A dança típica é moldada tradicionalmente por influências europeias e africanas, evoluindo muito com o passar dos anos. E sabe o que os divertem durante a noite? Todos os ritmos locais, desde o folclore até o reggae.

Sabores da ilha

E claro, para completar e viver uma experiência extraordinária no país, isso significa se envolver com a culinária local. A Jamaica tem deliciosas comidas de rua, e devido a este título, em cada esquina há um vendedor oferecendo delícias tradicionais e transformando as refeições rápidas em iguarias. A mais tradicional comida de rua é o frango ou porco à moda jerk (uma maneira de cozinha nativa da Jamaica).

Chicken Meat, Chicken - Bird, Roasted, Whole, Table, arroz, agua de jamaica, comida corrida

Foto por iStock / FocoSelectivo

O tradicional molho jark é feito com pimentas Scotch Bonnet, pimenta-da-jamaica, cravos, canela, noz-moscada, cebolas, tomilho, alho e sal. O molho é utilizado em frango, porco, marisco ou boi, que são assados na brasa em tambores de aço. Como acompanhantes, utiliza-se fruta-pão (parecida com a jaca) e massa frita: uma iguaria jamaicana irresistível.

Rum and Cola Cuba Libre with Lime and Ice

Foto por iStock / bhofack2

Para acompanhar todos esses pratos, a Jamaica tem orgulhotem o Rum como bebida local. A bebida faz parte da história do país e é um motivo de orgulho. Feito a partir de melado e suco de cana de açúcar, é envelhecido em barris de carvalho e pode apresentar muitas variações – do claro ao dourado e escuro. A cerveja também é uma boa pedida, e a mais famosa do pais é a Red Stripe.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Isabel_HP

Comentários