logo

Telefone: (11) 3024-9500

Três cidades para desfrutar do Carnaval na Europa | Qual Viagem Logo

cristiano-babini

Três cidades para desfrutar do Carnaval na Europa

31 de janeiro de 2020

O Carnaval é uma festa que se espalhou por grande parte do planeta, tem manifestações e tradições bem diferentes em cada cidade ou país, fazendo que essa celebração seja única e repleta de identidade cultural. A origem geográfica ainda é muito discutida entre os historiadores, existem diversas hipóteses que remontam essa comemoração ao Antigo Egito, e que honrava à deusa Isis, sendo adotada pelos romanos em festivais pagãos dedicados a Baco (Dioniso na tradição grega). A festa se popularizou pela Europa na Idade Média, sendo um período onde a miséria e a rigidez moral eram banhadas de cores, músicas, danças e banquetes. Era um momento para quebrar com as convenções sociais por alguns dias e se libertar das diferencias sociais. Durante o Renascimento, as elites florentinas começaram a realizar luxuosos desfiles e vestidos alegóricos. Escondiam sua identidade sob uma máscara, cujo anonimato permitia realizar coisas fora da moral. Depois de muita rejeição, a Igreja Católica acabou vinculando os carnavais ao início da Quaresma.

Para seguir nesse contexto geográfico, listamos 3 destinos com carnavais bem diferenciados entre si. Na lista falaremos da crescente popularidade que ganhou o Carnaval na Veneza, em Tenerife e na Colônia.

  1. Veneza – Itália
Foto Istock/Sorinvidis

Foto Istock/Sorinvidis

Acredita-se que é um dos mais antigos do mundo, e não se pode negar que é um dos mais populares e charmosos, referência internacional. Em Veneza a elegância é um elemento prioritário, seguindo os padrões renascentistas e barrocos daquelas misteriosas festas nos salões das elites. Você encontrará gente vestida de época usando as tradicionais máscaras de porcelana, sendo um elemento muito simbólico da festividade no local. Em quaisquer ruas da cidade há venezianos com as roupas da época, os turistas não terão dificuldades em comprar a máscara típica, também tem lojas onde alugam vestidos (já por um preço bem mais elevado). Desfrute de shows e peças teatrais no centro histórico de Veneza, espetáculos e desfiles aquáticos ou de festas mais exclusivas, em hotéis, pubs e boates.

A programação começa no 08 de fevereiro e vai até o 25 de fevereiro.

  1. Santa Cruz de Tenerife – Espanha
Foto via Istock/Stuart Wright

Foto via Istock/Stuart Wright

A festa por excelência que acontece nas Ilhas Canárias, popularmente conhecido como o “caribe espanhol” transformou as ruas numa obra artística móvel. Consegue atrair a milhares de pessoas interessadas em curtir da alegria, o bom clima, e as belezas que a ilha esconde.  têm ganhado cada vez mais relevância com esta celebração e conseguem atrair centenas de milhares de pessoas por ano. A programação começa com as murgas infantis nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Segue o festival coreográfico, murgas adultas, agrupações musicais, concurso de comparsas, shows e muito mais. Uma completíssima oferta cultural que se estende até o 1 de março. O evento mais popular e esperado é a eleição da rainha do carnaval, que acontecerá no 19 de fevereiro.

  1. Colônia – Alemanha
Foto via Istock/kaarsten

Foto via Istock/kaarsten

Um dos eventos mais populares da Alemanha, esse feriado anual na Colônia é popularmente conhecido como “a quinta estação”, onde a cidade é repleta de fantasias, dança, programações que vão do dia à noite. As fantasias acostumam a ser extravagantes e muito originais, lá tudo é válido! Oficialmente, começa no 20 de fevereiro (quinta-feira), conhecido como Weiberfastnacht, uma tradição muito antiga onde as mulheres as protagonistas desse dia. O feriado vai até o 26 de fevereiro, música e coreografias e desfiles; como o da segunda-feira de Carnaval, conhecido como o a Segunda-Feira Rosa, já que tudo o mundo usa roupas dessa cor.

Texto por Natalia Bastos. Imagem destacada via Istock/Cristiano Babini

Comentários