logo

Telefone: (11) 3024-9500

Torres tem praias incríveis no Rio Grande do Sul | Qual Viagem Logo

Praia_da_Guarita_Torres_RS

Torres tem praias incríveis no Rio Grande do Sul

8 de março de 2016

A cidade de Torres está situada no litoral do Rio Grande do Sul e faz divisa com o extremo sul do litoral de Santa Catarina. O local foi batizado com esse nome graças à existência de grandes rochas localizadas à beira-mar, datadas do período jurássico. Estima-se que as rochas basálticas tenham em média 140 milhões de anos.

Foto via Flickr Valdiney Pimenta

Foto via Flickr Valdiney Pimenta

O litoral de Torres é formado pelas praias de Guarita, Prainha, Cal, Praia Grande e Molhes do Rio Mambituba. A paisagem é um verdadeiro colírio para os olhos de qualquer visitante.

A Praia dos Molhes está situada na divisa estadual, sua areia grossa e dourada é recebida por águas límpidas que formam belas ondas. O local é ótimo para praticar surf ou jogar futebol. No mês de maio, é possível avistar golfinhos.

Localizada dentro do Parque da Guarita e rodeada por falésias, a praia de mesmo nome é considerada a  mais bela da cidade. Os jardins do Parque possuem vários desenhos que foram realizados por Burle Marx, paisagista responsável pelos jardins de Brasília. O mar agitado de águas cristalinas atrai surfistas e praticantes de outros esportes náuticos. O visual paradisíaco tem matas nativas preservadas. Os visitantes costumam fazer caminhadas ao entardecer para apreciar a bela paisagem.

A Praia da Cal é muito frequentada por banhistas e praticantes de surf, a localização privilegiada proporciona aos turistas inúmeros bares e restaurantes que oferecem aos seus frequentadores o melhor da culinária local.

Com 2 mil metros de extensão, a Praia Grande é uma das mais urbanizadas da região e possui ótima infraestrutura. Para muita gente, é a preferida para um banho de mar tranquilo. O local é palco de shows e eventos esportivos que agitam a cidade.

Já a Praia do Meio – Prainha, apesar de ser julgada como a mais tranquila e relaxante das praias de Torres, suas águas perigosas não são recomendadas para banho, no entanto, a grande beleza natural vale uma visita.

Além das praias a cidade possui vários pontos turísticos como a Igreja São Domingos, o Morro do Farol Torre, a Lagoa do Violão, o  rio Mampituba e eventos como, por exemplo, o Festival Internacional de Balonismo que acontece entre os meses de abril e maio.

Foto por Ricardo André Frantz  via Wikipedia

Foto por Ricardo André Frantz via Wikipedia

Não deixe de conhecer também a Ilha dos Lobos. Os tours de barco são comuns para observar os lobos e leões-marinhos. A ilha localiza-se a cerca de 1.800 metros da preamar e é uma Unidade de Conservação, qualificada como Refúgio da Vida Silvestre e mantida sob a responsabilidade da unidade de Torres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Por lá, é proibida qualquer atividade de pesca, desembarque ou prática esportiva, como o surf. Vale lembrar que o passeio é realizado de abril a dezembro.

Como chegar

Torres localiza-se no litoral do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina, chegando pelo norte, via BR 101 e pelo sul também pode-se chegar pela BR 101 ou pela Estrada do Mar (RS 389).

Onde ficar

Hotel São Paulo – hotelsaopaulotorres.com.br

Portal Torres Hotel – portaltorreshotel.com.br

Guarita Park Hotel – guaritaparkhotel.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Skyfoto-Marcos Alexandre via Commons Wikimedia

Comentários