logo

Telefone: (11) 3024-9500

Todos os caminhos levam a Santiago de Compostela | Qual Viagem Logo

Foto via Istock

Todos os caminhos levam a Santiago de Compostela

22 de janeiro de 2016

Quem nunca ouviu falar dos famosos caminhos que levam até a cidade espanhola de Santiago de Compostela, na Galícia? Desde o século 11, peregrinos de todas as partes do mundo percorrem as várias rotas que vão até o túmulo onde supostamente estariam enterrados os restos mortais de Tiago, um dos apóstolos de Jesus. O mais popular é o chamado Caminho Francês, que leva até Santiago pelo nordeste da Espanha, ao longo de 800 quilômetros e quatro regiões: Navarra, La Rioja, Castela e Leão e Galícia.

Em outubro de 1987, foi declarado o primeiro Itinerário Cultural Europeu pelo Conselho da Europa, além de também ser considerado um Patrimônio Mundial da Unesco. Nem todos percorrem os caminhos a pé, tendo quem faça de carro, bicicleta, a cavalo e até em cadeiras de roda.

Foto por Luis Miguel Bugallo Sánchez (Lmbuga) via wikipedia.org

Foto por Luis Miguel Bugallo Sánchez (Lmbuga) via wikipedia.org

Durante o trajeto estão vários lugares de interesse turístico e monumental da Espanha, entre eles Pamplona, a bela cidade medieval fortificada e capital da comunidade de Navarra; Logroño, região vinícola de La Rioja, que oferece uma excelente gastronomia; Burgos, segunda maior cidade do Caminho, guarda belos exemplares da arquitetura gótica espanhola em seu centro medieval; Leon e seu labirinto de ruas estreitas, becos da vila medieval e uma belíssima catedral; Astorga, que fez parte do império romano, tem uma imponente catedral gótica ao lado do palácio episcopal (obra do arquiteto catalão Gaudí); e Finisterra, onde muitos peregrinos queimam suas roupas usadas antes de iniciar o caminho de regresso.

No destino final, Santiago de Compostela, peregrinos e turistas se encontram na Praça do Obradorio, onde está a catedral. A estátua do apostolo, cujo manto de prata os visitantes podem beijar, é do século 13 e está no mesmo altar que guarda a cripta do santo. Ao meio dia acontece a famosa Missa do Peregrino, que tem abundantes incensos e um órgão imponente.

Texto por: Roberto Maia

Foto destaque via Istock/ Tusea

Comentários