logo

Telefone: (11) 3024-9500

Timburi: entre represas, cachoeiras e montanhas na Janela do Poente | Qual Viagem Logo

Foto por Rogerio Almeida Bertusso Coca

Timburi: entre represas, cachoeiras e montanhas na Janela do Poente

1 de abril de 2019

Localizada a 370 quilômetros de São Paulo, a charmosa Timburi é destino de ecoturismo e aventura no sudoeste do estado. Pequena e bucólica, a cidadezinha é repleta de atrativos naturais que confirmam seu potencial turístico. Não à toa, o lugar foi recentemente considerado Município de Interesse Turístico e está integrando o projeto Angra Doce Paulista – onde, junto de outros 13 municípios, promove as atrações da região.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Situada entre os rios Paranapanema e Itararé, como em uma ilha, a cidade é repleta de montanhas, morros, cachoeiras e cascatas que podem ser exploradas a partir de trilhas, caminhadas e roteiros de cicloturismo.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Para começar a desbravar a natureza nos entornos de Timburi, a dica é fazer um passeio de barco pela represa de Xavantes a partir do Camping Municipal do Redondo. Em meio a um mar de água doce, você se depara com a Cachoeira Gogó da Garça, um dos cartões-postais da cidade, com 30 metros de altura e um poço raso perfeito para banho. No caminho, formações rochosas e cascatas menores complementam o cenário.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Ainda entre as cachoeiras, há duas paradas obrigatórias para quem visita o destino. A primeira é a do Palmital, com 60 metros e três quedas. O lugar é perfeito tanto para banho, quanto para a prática de rapel. E a da União, com 35 metros de altura. O acesso às duas se dá por meio de trilhas.

E por falar em trilha, às que levam até os morros do Chapéu e do Trem também são imperdíveis por lá. Localizados na Fazenda Himalaia, os morros estão a mais de 800 metros de altitude e oferecem uma bela vista de toda a região.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Depois de desbravar toda a natureza que envolve a cidade, vale a pena conhecer o charmoso centrinho de Timburi. É ali que fica a Igreja de Santa Cruz. Construída entre 1917 e 1943, toda em pedra, a igreja é uma das edificações mais antigas do lugar e conta com arquitetura rústica.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

E é nesse centrinho, entre as ruas principais, que se concentram os principais comércios e serviços da cidade.

Bem pertinho da igreja, em frente à Prefeitura Municipal, fica também a Estação Cafeteria e Doceria. Perfeito para uma pausa no roteiro, o lugar oferece doces, biscoitos e queijos caseiros – com destaque para o requeijão de corte – além de sorvete na pedra, salgados, pizza e outras delícias.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Do alto do morro, uma igrejinha

Além da Igreja Matriz, há uma construção que une história e curiosidade em Timburi. Situada em uma fazenda, a Igrejinha da Domiciana, como é conhecida, foi construída depois da Revolução Constitucionalista de 32, como resultado de uma promessa. Seu acesso é feito por um caminho de pedras e, de lá de cima, é possível ter uma vista panorâmica da região.

Foto de Acervo Setur/Timburi

Foto de Acervo Setur/Timburi

Descida radical

Apesar de a natureza ser a menina dos olhos da cidade, é um atrativo radical que vem atraindo a atenção de visitantes do Brasil e do mundo. No caminho do camping do Redondo, há uma ladeira de mais de dois quilômetros cheia de curvas que chama a atenção dos apaixonados por skate downhill.

Foto por Luciana Crepaldi

Foto por Luciana Crepaldi

Fespinga

Anualmente, quem visita Timburi em agosto tem ainda um outro destaque: a Fespinga. O evento ocorre há mais de 50 anos reunindo expositores da bebida, além de shows, rodeio, cavalgada e muito mais.

Onde ficar

Pousada Cantinho da Figueira

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

A Pousada Cantinho da Figueira é um reduto de paz e tranquilidade que acolhe seus visitantes em um ambiente aconchegante e com uma vista única para a represa. Comandado pelo casal piracicabano Cintia e Andrew – que descobriu a cidade graças à descida de skate -, o espaço oferece acomodações para famílias e grupos de amigos, além de um belo jardim com piscina, churrasqueira, slackline, redes de descanso, área para camping e campo de vôlei.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

A pousada é pet friendly e oferece, ainda, alguns passeios para os principais atrativos da região, além de organizar eventos esportivos na ladeira do Redondo. Para todos os serviços é necessário agendamento prévio.

Mais informações: facebook.com/cantinhodafigueira

Onde comer

RodoBar

Foto por Rogerio Almeida Bertusso Coca

Foto por Rogerio Almeida Bertusso Coca

Situado na antiga rodoviária da cidade, o lugar é ideal para tomar uma caipirinha com os amigos curtindo a vista da represa. Há quem diga que dali se vê o melhor pôr do sol da Janela do Poente, apelido mais que merecido de Timburi. Mas também é imperdível para degustar pratos como o filé de tilápia à parmegiana – prato já tradicional na região. O espaço tem música ao vivo e oferece mesinhas de frente para a represa.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Mais informações: facebook.com/Rodobartimburi

Texto por: Eliria Buso. A jornalista viajou com apoio dos departamentos de turismo locais e do Angra Doce Paulista.

Foto destaque por por Rogerio Almeida Bertusso Coca

Comentários