logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tesouros naturais: as praias inesquecíveis de Pernambuco | Qual Viagem Logo

Rainbow in Praia do Sancho beach, Fernando de Noronha, Brazil

Tesouros naturais: as praias inesquecíveis de Pernambuco

21 de dezembro de 2016

A costa pernambucana guarda tesouros belíssimos, como piscinas naturais e recifes de corais. No estado, encontram-se algumas das praias mais famosas do Nordeste, como a agitada Porto de Galinhas, repleta de jangadas coloridas sobre os recifes de corais, e os refúgios paradisíacos de Fernando de Noronha. O litoral sul do estado também possui praias isoladas e tranquilas.

Baía do Sancho – Fernando de Noronha

Comparar a Baía do Sancho com qualquer outra praia nem é uma competição justa. Para ter uma ideia, ela já foi eleita a melhor do mundo pelo prêmio Travellers’ Choice do TripAdvisor. Muitos afirmam que Fernando de Noronha é o paraíso e que a Baía do Sancho é simplesmente a melhor praia do arquipélago.

Um curto trecho de areia clarinha em um formato curvo cerca essa pequena baía, que exibe um mar azul turquesa incrivelmente cristalino. Não muito longe da praia, há alguns bancos de corais. Toda essa paisagem é protegida e isolada por altas rochas escarpadas, cobertas de mata nativa. Não longe dali está o Morro dos Dois Irmãos, cartão-postal de Noronha.

Porto de Galinhas – Ipojuca

Um dos destinos mais badalados de todo o Nordeste, Porto de Galinhas tem praias incríveis que atraem turistas de várias partes do mundo. A principal delas também é chamada de Porto de Galinhas e fica no centro da vila. Com cerca de quatro quilômetros de extensão, é conhecida por suas piscinas naturais de águas cristalinas e quentes. Como ficam repletas de peixes, pare cem grandes aquários cercados por longos recifes de corais.

Por estarem a poucos metros da areia, é possível chegar até elas nadando. Outra opção é pegar uma carona em uma das inúmeras jangadas que colorem o cenário. No centro de Porto de Galinhas, há uma boa variedade de restaurantes, quiosques, lojas e hotéis, inclusive resorts de luxo. A vila fica a 60 km de Recife.

Praia dos Carneiros – Tamandaré

Com ares de praia deserta, a Praia dos Carneiros ainda é um refúgio para quem quer relaxar em um lugar tranquilo e paradisíaco. Graças aos corais, o mar é bem calmo, com águas quentinhas e cristalinas, de um tom azul claro às vezes esverdeado. São vários quilômetros de areia fofa e branquinha, ladeada por altos coqueiros. Entre as pedras e os recifes aparecem piscinas naturais. Passeios de barco ou lancha levam os turistas aos corais.

Ao longo da orla, há pousadas chiques, quiosques e uma pequena igreja erguida ali mesmo na faixa de areia. Com traços simples e paredes brancas, a igreja é um dos cartões-postais da praia. Carneiros fica no sul do estado de Pernambuco, a poucos quilômetros ao norte do centro de Tamandaré, caminho este que pode ser feito a pé.

Como chegar

As principais companhias aéreas nacionais têm voos para Recife. Viagens curtas de carro ligam a capital às cidades de Ipojuca e Tamandaré, no sul do estado. Para seguir até Fernando de Noronha, há voos com conexão em Recife.

Onde ficar

Fernando de Noronha

Pousada Naiepe

Pousada do Vale

Porto de Galinhas

Hotel Armação

Pousada Ecoporto

Praia dos Carneiros

Pontal dos Carneiros

Pousada Praia dos Carneiros

Informações turísticas

empetur.pe.gov.br

Texto por: Patrícia Chemin

Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.

Foto destaque por: iStock / MarconiCouto

Comentários