logo

Telefone: (11) 3024-9500

Terra do Fogo: uma aventura ao fim do mundo Logo

terra do fogo américa do sul commons

Terra do Fogo: uma aventura ao fim do mundo

11 de dezembro de 2015

Descoberta pelo espanhol Hernando Magalhães, enquanto buscavam por novas rotas para as Índias, em meados do século 17, a Terra do Fogo é um arquipélago localizado no extremo sul da América do Sul, composto por uma ilha principal, chamada de Ilha Grande da Terra do Fogo, e outras menores ao seu redor.

Rio_grande_en_invierno terra do fogo

Foto: Commons Wikipedia

Em 1881, o território foi dividido foi dividido entre a Argentina e o Chile. Ushuaia é a capital da província da Terra do Fogo na patagônia argentina e a cidade mais conhecida da região. Porém, é no Chile que está localizado um dos pontos mais altos e estreitos do arquipélago, o Cabo Horn.

PN_Tierra_del_Fuego_(rio) commons

Foto: Commons Wikipedia

Na Terra do Fogo chilena, um dos passeios principais é a visita ao Porvenir, que conta a história dos antigos habitantes e dos colonos que se arriscaram a trabalhar neste extremo do planeta. No Museu Fernando Cordero Rusque, você poderá ver interessantes mostras de fauna da Terra do Fogo, de arqueologia e de antropologia, assim como relatos da história da exploração do oro neste canto do Chile.

Rodrigo Soldon 2 pingüinos terra do fogo

Foto: Rodrigo Soldon via flickr

Muitos cruzeiros partem da Porvenir em direção à Puerto Williams e a Cabo Horn, em meio aos canais e fiordes fueguinos (que significa nativos da Terra do Fogo), percorrendo por espetaculares paisagens e navegando muitas vezes entre blocos de gelo. Algumas expedições, dependendo da época, tem a sorte de cruzar com pinguins, possibilitando que os turistas desçam em terra firme e observam os belos animais de perto.

Parquel Nacional Tierra del Fuego douglas scortegagna

Foto: Douglas Scortegagna via flickr

Ushuaia está sobre o limite setentrional do Canal de Beagle, localizada a sudoeste da Ilha Grande da Terra do Fogo, no departamento de Ushuaia do qual a cidade de Ushuaia é capital. O destino está cada vez mais procurado pelos brasileiros, Ushuaia caiu no gosto dos turistas por ser uma cidade charmosa, com ótima culinária, povo receptivo e uma ótima estrutura turística. Exitem diversas empresas de turismo que oferecem passeios culturais e principalmente de ecoturismo e aventura.

Texto por: Andressa Volpini

Foto destaque: Commons Wikipedia

Comentários