logo

Telefone: (11) 3024-9500

Temporada Sabores e Cervejas acontece na Serra da Mantiqueira | Qual Viagem Logo

esquina-do-djalma_temporadasaborescervejas

Temporada Sabores e Cervejas acontece na Serra da Mantiqueira

10 de setembro de 2021

A Associação Cozinha da Mantiqueira, sediada em Campos do Jordão e que reúne atualmente 32 associados entre bares, restaurantes, chocolateria e cervejarias artesanais da região, promove a Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira, que começou no último dia 08 e segue até 31 de outubro.

Foto por Divulgação / Caras de Malte

Foto por Divulgação / Caras de Malte

Anderson Cesar Oliveira, presidente da Associação, explica que a boa localização de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal – no centro do eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – propiciou que o turista voltasse às cidades após o período da pandemia. As cidades são acessíveis em curtos trajetos de carro e oferecem muitas atividades e atrações ao ar livre. “De maio a agosto, o fluxo de visitantes foi muito promissor, o que nos levou a realizar neste próximo trimestre eventos que proporcionem aos visitantes uma especial experiência, unindo a gastronomia – com produtos excelentes da região – com as cervejas artesanais produzidas na Serra da Mantiqueira – que se tornou uma forte rota cervejeira –, contemplando assim os produtores locais e os negócios do turismo regional”, explica.

Foto por Divulgação / Moringa Mantiqueira

Foto por Divulgação / Moringa Mantiqueira

A Temporada Sabores e Cervejas este ano terá muitas atrações. Confira os destaques:

Concurso Mestre Cervejeiro de Panela

Lançado já no mês de agosto, o concurso visa eleger a melhor cerveja artesanal feita por um amador, que após fazer a sua inscrição e enviar um link do vídeo de sua cerveja será aprovado para participar do concurso. As amostras das cervejas selecionadas serão avaliadas por um júri especializado, entre mestres cervejeiros profissionais, professores e críticos de cerveja no dia 29 de setembro, quando serão definidos os três premiados. O primeiro colocado ganhará a produção de 200 garrafas de 500 ml de sua cerveja pela Microcervejaria Caras de Malte.

Vídeos sobre as cervejarias artesanais – Senac Campos do Jordão

A entidade produzirá cinco vídeos conduzidos pelo professor Fernando Oliveira que visitará as cervejarias, com suas histórias, a produção das cervejas e como trabalham a questão regional da Mantiqueira. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube do Senac a partir da Temporada.

Restaurantes e bares

Foto por Divulgação / Dona Chica

Foto por Divulgação / Dona Chica

Os associados criaram petiscos e pratos especialmente para a Temporada, harmonizados com rótulos das cervejarias artesanais da região apoiadoras do evento: Baden Baden, Campos do Jordão, Caras de Malte, Gard e Vemaguet67. Lembrando que todos os estabelecimentos participantes possuem o selo de “Restaurante Responsável” que está fixado já na entrada, garantindo os protocolos de segurança e higiene.

Brinde especial da Temporada – copos colecionáveis

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O cliente que consumir o prato e a cerveja no restaurante participante do evento ganhará um copo de cerveja com o selo comemorativo numa embalagem com espaço reservado para mais três copos. Esta caixa será entregue ao cliente com o primeiro copo, ficando mais três espaços vagos para ele consumir em diferentes restaurantes e conhecer outros pratos e cervejas artesanais, colecionando assim quatro copos da Temporada que retratam pontos turísticos emblemáticos de Campos do Jordão: o Horto Florestal, a Pedra do Baú, o Capivari e a Roda d’água.

Eventos especiais

Foto por Divulgação / Dona Pinha

Foto por Divulgação / Dona Pinha

Almoços e jantares temáticos serão promovidos em alguns restaurantes durante o evento, nos meses de setembro e outubro, abertos ao público mediante reserva. Confira os detalhes do site oficial do evento (link abaixo).

Festival Mantiqueira em novembro

De 16 a 30 de novembro, a Associação Cozinha da Mantiqueira fará o Festival Mantiqueira, quando os restaurantes associados apresentarão menus com os mais diversos produtos de excelência que hoje são resultado do trabalho de pequenos produtores da Serra, como azeite, queijos, trufas, cogumelos, geleias, vinhos, cachaça, destilados, entre outros, objetivando valorizar esse novo e em franco crescimento polo gastronômico.

Mais informações em: cervejas.cozinhadamantiqueira.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Esquina do Djalma

Comentários