logo

Telefone: (11) 3024-9500

Taxco: a Cidade da Prata no México | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ hbrizard

Taxco: a Cidade da Prata no México

1 de setembro de 2016

Sendo um dos principais destinos turísticos do estado de Guerrero, no México, Taxco, com certeza, vai te surpreender. Situada na encosta de uma montanha, a cidade tem um passado importante por conta da exploração das suas jazidas de prata, quando se transformou num dos centros mineiros mais importantes da Nova Espanha. E hoje em dia, a chamada “Cidade da Prata” oferece, em quase todos os cantos do povoado, lojas onde é possível comprar joias de prata produzidas na região. Belos brincos, colares, pulseiras, anéis e outras criações são o presente perfeito para levar para casa.

Foto por Istock/ aventurus

Foto por Istock/ aventurus

Suas ruas estreitas, muito inclinadas e com calçadas de pedras brutas conservam um charme inigualável. Além disso, quase todas elas desembocam em belas pracinhas onde é possível caminhar, visitar o quiosco (uma construção formada por várias colunas, geralmente uma espécie de casinha, ao estilo espanhol, localizada no meio da praça), sentar-se num dos seus bancos ou tomar um sorvete.

O aspecto vice-real do povo finaliza com suas antigas construções, bem como casinhas e palácios. Pelo bonito panorama que a rodeia, seu colorido, suas tradições e a calidez que pode ser respirada nas ruas, Taxco foi nomeado Povo Mágico, ou seja, um povo de alto valor turístico.

Entre as atrações imperdíveis, a Casa Humboldt não pode faltar. O lugar, que tem este nome por receber o naturalista alemão Alexander von Humboldt em 1803, abriga dois importantes museus: o Museu de Arte Virreinal e o Museu da Platería. O primeiro abriga uma mostra que apresenta uma visão panorâmica da história da cidade e a relevância obtida como centro de extração da prata. A mostra fala anda sobre a paróquia de Santa Prisca apresentando obras de arte sacra. No Museu da Platería, você poderá conferir criações em prata.

Foto por istock/ Viaggiare

Foto por istock/ Viaggiare

E por falar em Santa Prisca, a igreja da cidade é uma obra-prima do barroco mexicano. A igreja foi toda construída em pedra rosa clara entre 1751 e 1758 a partir da iniciativa de um minerador rico, o francês José de la Borda. Foram contratados os melhores artistas da época para realizar a obra, que tem uma fachada em churrigueresco, estilo espanhol da época do barroco. As duas torres da igreja, com mais ornamentação barroca, podem ser avistadas de maior parte da cidade.

Como toda cidade alta – Taxco está a pouco mais de 3 mil metros acima do mar – há inúmeros mirantes com vistas impressionantes. No entanto, a melhor opção para descobrir a beleza das suas ruas, praças e os arredores é o teleférico, que oferece um percurso de mais de 173 metros de altura. De cima, pode-se avistar a Casa Borda, o Templo de San Bernardino, o Templo de Chavarrieta, a Casa de Juan Ruiz de Alarcón, entre outras várias atrações.

Como chegar

Taxco está a cerca de 110 quilômetros da Cidade do México, portanto, o jeito mais fácil de chegar até lá é voando até a capital e, de lá, alugar um carro ou pegar um transfer até a cidade. LATAM e Aeroméxico realizam o voo direto.

Hotel Los Arcos

Hotel Montetaxco

De Cantera y Plata Hotel Boutique

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ hbrizard

Comentários