logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tampa Bay: diversão sem fim na costa oeste da Flórida | Qual Viagem Logo

Tampa, Florida, USA downtown skyline on the Hillsborough River.

Tampa Bay: diversão sem fim na costa oeste da Flórida

16 de maio de 2017

Entre um festival de piratas, um bairro de raízes cubanas e montanhas-russas radicais, Tampa reflete um pouco da própria Flórida: uma profusão de opções de lazer que agradam a todos os perfis e uma vocação sem igual para o turismo.

Localizada na costa oeste do estado, Tampa tem as vantagens de estar bem próxima às águas cristalinas do Golfo do México e a apenas 120 km de Orlando. A história dessa cidade dentro dos Estados Unidos começou um pouco tarde, apenas na segunda metade do século XIX. Hoje, Tampa é cosmopolita e o terceiro maior centro econômico da Flórida, ficando atrás somente de Miami e Jacksonville. Esse novo perfil moderno e urbano aparece nos prédios altos que dominam o horizonte ao longo da baía e do Rio Hillsborough.

Foto por Matthew Paulson / Visit Tampa Bay

Foto por Matthew Paulson / Visit Tampa Bay

Além do agito próprio de uma cidade grande, refletido na gastronomia, na vida noturna e no entretenimento – que vai de museus a compras –, Tampa tem um dos melhores parques temáticos do estado e outros tantos passeios para fazer em família. Por estar bem no centro da baía de mesmo nome (Tampa Bay), a cidade oferece uma série de atrações na beira da água, o que é ótimo para aproveitar as belas paisagens e o clima quente típico da Flórida.

No coração do descolado centro, ou Downtown Tampa, o Riverwalk pode ser o ponto de partida para conhecer a cidade. Toda revitalizada, essa via de pedestres às margens do rio reúne museus, parques, espaços para eventos, restaurantes e muito mais ao longo de seus quase quatro quilômetros. Para explorá-la, você pode optar por andar a pé, pedalar ou ir pela água – barcos elétricos, equipamentos de stand-up paddle e bicicletas aquáticas estão disponíveis para aluguel. Existe também um serviço de táxi aquático que faz várias paradas ao longo da baía, incluindo o Riverwalk e os hotéis à beira da água.

Foto por Pedro Castellano / Visit Tampa Bay

Foto por Pedro Castellano / Visit Tampa Bay

A cada pequeno intervalo de poucos metros surge um tesouro diferente no Tampa Riverwalk. Um dos principais é o Florida Aquarium, que abriga 20 mil animais marinhos de espécies provenientes do Golfo do México e do Oceano Atlântico. O local oferece atividades interativas, como nadar com peixes, acariciar arraias e passear de barco pela baía para encontrar golfinhos selvagens. O Riverwalk também concentra os principais museus da cidade, como o Tampa Bay History Center, que conta a história da região desde a época das tribos indígenas às décadas mais recentes, o Florida Museum of Photographic Arts, com amplo acervo de fotografias, o Tampa Museum of Art, com obras de arte de vários períodos e uma fachada que se ilumina à noite, e o Glazer Children’s Museum, com atrações educativas e divertidas para crianças.

Foto por Poly Vision / Visit Tampa Bay

Foto por Poly Vision / Visit Tampa Bay

Durante o dia, aproveite o sol nos quatro parques do Riverwalk: Cotanchobee Fort Brooke Park, Curtis Hixon Waterfront Park, Water Works Park e MacDill Park. Também vale curtir o local no período noturno, quando dá para conferir shows e outros espetáculos no Amalie Arena e no Straz Center for the Performing Arts, um grande complexo que abriga teatros, conservatório, lojas e restaurantes.

Animais e muita aventura

A atração mais visitada por brasileiros em Tampa é sem dúvida o Busch Gardens®, o parque temático mais radical da Flórida. Sob o tema África, ele te leva em uma viagem pelo continente, do antigo Egito às planícies do Serengeti e florestas do Congo – elementos africanos aparecem tanto nas decorações quanto nos restaurantes e nas lojas de lembrancinhas. Prepare-se para se encher de adrenalina no eletrizante elevador Falcon’s Fury e nas imperdíveis montanhas-russas, como a Cheetah Hunt (muito extensa e com lançamento triplo), a SheiKra (com uma queda de 90° em relação ao chão), a Montu (invertida) e a Kumba (repleta de loopings e reviravoltas).

Foto por 2016 SeaWorld Parks & Entertainment, Inc. All Rights Reserved

Foto por 2016 SeaWorld Parks & Entertainment, Inc. All Rights Reserved

O Busch Gardens combina esse conjunto surpreendente de atrações radicais com uma espécie de amplo zoológico com mais de 12 mil animais, entre eles girafas, leões e cangurus. Ao lado, fica o parque aquático Adventure Island, pertencente ao mesmo grupo e perfeito para os dias de verão, quando as temperaturas em Tampa podem superar os 30°C.

Foto por Visit Tampa Bay

Foto por Visit Tampa Bay

As opções de passeios em família não acabam por aí. Considerado um dos melhores zoológicos dos Estados Unidos, o Tampa’s Lowry Park Zoo abriga mais de 1.200 animais de várias partes do mundo, tudo isso em 22 hectares de um verde de exuberância tropical. Os visitantes também são convidados a interagir com os animais – é possível, por exemplo, alimentar girafas e conhecer os bastidores do zoológico. De volta à Baía de Tampa, o TECO Manatee Viewing Center é um santuário dos peixes-boi (ou os simpáticos “manatees”, encontrados em vários pontos da costa da Flórida), onde dá para admirá-los em seu habitat natural.

Se estiver com crianças, levá-las ao MOSI (Museum of Science & Industry) é um bom passeio – trata-se de um museu interativo de ciência e tecnologia que promete muita diversão. Entre as atrações permanentes estão uma tirolesa, um planetário e o “Mission: Moonbase”, que simula uma colônia na Lua. Para curtir as principais atrações da cidade pelo melhor preço, a dica é adquirir o CityPASS, um talão de ingressos com descontos de até 50% que dá acesso a cinco atrações em Tampa Bay: Busch Gardens, Florida Aquarium, Tampa’s Lowry Park Zoo, Clearwater Marine Aquarium (na vizinha Clearwater) e MOSI (ou Chihuly Collection, em St. Petersburg).

Ybor City: bairro latino e histórico

Logo ao norte de Downtown, em torno da 7th Avenue, o distrito histórico de Tampa tem uma herança latina com toques fortemente cubanos. Esse é Ybor City, que concentra muito do agito noturno da cidade, com restaurantes, bares e baladas. A história desse bairro se confunde com o desenvolvimento de Tampa, que prosperou com o comércio de cigarros e deve muito de seu crescimento aos imigrantes, principalmente cubanos, espanhóis e italianos.

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

No século XIX, o distrito de Ybor City foi fundado por três imigrantes latinos (um deles tinha o sobrenome Ybor) que montaram ali fábricas de charutos. O negócio deu tão certo que o distrito cresceu e atraiu muitos trabalhadores para a região de Tampa Bay – isso até as primeiras décadas do século passado. Nos anos 90, a área foi revitalizada e tornou-se um centro de entretenimento. Para chegar lá, você pode pegar um bonde (“trolley”) no centro de Tampa.

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

O auge dessa produção já ficou no passado, mas ainda hoje é possível ver charutos sendo enrolados à mão como eram feitos antigamente. Isso acontece nas duas antigas fábricas que sobreviveram ao tempo, a Tampa Sweethearts Cigars e a J.C. Newman Cigar Co. Essa atividade faz parte da herança cultural não só do distrito, mas da cidade.

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

À noite, as ruas de Ybor City se enchem de jovens que saem para dançar. Mas também há muito que fazer durante o dia. Admire os prédios de arquitetura espanhola que são marcos históricos nacionais, visite o Ybor City State Museum, o Centro Ybor, um complexo com restaurantes e lojas, e o Centennial Park, que, aos sábados de manhã, recebe uma feira que vende de pães a artesanato local. O distrito deve ser descoberto a pé, já que conta com uma série de pequenos tesouros, principalmente na área gastronômica.

Foto por iStock / WGCPhotography

Foto por iStock / WGCPhotography

Não deixe de provar o tradicional sanduíche cubano, que foi inventado em Ybor City e já ganhou fama nacional. Entre os componentes estão uma saborosa carne de porco assada, presunto, queijo, picles e mostarda. Para saborear a culinária de Cuba, incluindo o típico café cubano, vá ao Gaspar’s Grotto ou ao La Tropicana Café. Existem também estabelecimentos que servem pratos italianos, como o Carmine’s. Para culinária espanhola e shows de flamenco, siga para o Columbia Restaurant, tão tradicional que é simplesmente o restaurante mais antigo ainda em operação na Flórida, com mais de 110 anos.

Gastronomia, compras e mais

É exatamente essa mistura de culinárias diferentes que está tomando conta dos restaurantes em Tampa. Além da cozinha “fusion”, há um pouco de tudo, de frutos do mar a steakhouses. Outra tendência é a comida autêntica de raízes sulistas, com ingredientes locais em restaurantes independentes, como o The Refinery e o Ulele.

Foto por Visit Tampa Bay

Foto por Visit Tampa Bay

Tampa é um dos maiores polos cervejeiros do sul dos Estados Unidos e conta com dezenas de cervejarias artesanais, como a Cigar City Brewing. As produções locais são servidas em restaurantes, bares e pubs por toda a cidade, mas também podem ser saboreadas nas próprias cervejarias. Existe até mesmo um tour que leva grupos de cervejaria em cervejaria a bordo de um ônibus, o Tampa Bay Brew Bus.

Foto por Visit Tampa Bay

Foto por Visit Tampa Bay

As compras em Tampa vão além das lojas em Ybor City e no Riverwalk. Nos arredores da cidade, em Lutz, foi aberto recentemente o Tampa Premium Outlets, com uma boa seleção de lojas e preços imperdíveis. Mais próximo do centro, o International Plaza é um grande shopping com uma área gastronômica anexa, a Bay Street, e o Hyde Park Village é um centro de compras ao ar livre.

Foto por Visit Tampa Bay

Foto por Visit Tampa Bay

Durante todo o ano, Tampa recebe grandes eventos esportivos, já que a cidade é a casa de diversos times que jogam nas ligas nacionais de futebol americano (Tampa Bay Buccaneers), hóquei (Tampa Bay Lightning) e baseball (Tampa Bay Rays). Antes de sua viagem, vale conferir os calendários de jogos e tentar assistir a algum deles.

Foto por Visit Tampa Bay

Foto por Visit Tampa Bay

Apesar de muitos brasileiros visitarem a Flórida em julho, quando é verão no hemisfério norte, o inverno é considerado a alta temporada no destino, já que o estado tem temperaturas agradáveis o ano inteiro e atrai os turistas que fogem do frio. Assim, é de janeiro a março que acontece o maior evento de Tampa, o Gasparilla Festival.

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Na Temporada Gasparilla, a cidade é “invadida” por piratas e organiza uma série de festividades com esse tema. O evento recebeu esse nome graças ao pirata Jose Gaspar, que existiu de verdade e era uma figura famosa na costa oeste da Flórida no século XVIII. Entre os eventos diversos estão a terceira maior parada do país, pessoas fantasiadas de piratas por todos os lados, uma meia-maratona à beira da água, festas nas ruas, um festival de cinema, fogos de artifício e um barco pirata atracado na Baía de Tampa. A diversão é garantida para pessoas de todas as idades.

SERVIÇOS

Quando ir

Por estar próxima da água, Tampa tem mais umidade e temperaturas moderadas. A alta temporada ocorre nos primeiros meses do ano, quando os americanos fogem do inverno do norte do país em busca do clima agradável da Flórida. De janeiro a março acontece o Gasparilla Festival. No verão, os preços de hospedagem caem um pouco e as temperaturas sobem. Nessa época, inclua no roteiro uma visita às praias premiadas no destino vizinho de St. Pete e Clearwater.

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Tampa é moderno, fica bem próximo do centro da cidade e recebe voos da American Airlines, Copa Airlines, Delta e United (sempre com uma escala a partir de São Paulo). Outra opção é fazer um voo sem escalas até Orlando com a Azul, a Delta ou a Latam. O percurso entre Orlando e Tampa pode ser feito em uma curta viagem de carro.

Onde ficar

Epicurean Hotel

Grand Hyatt Tampa Bay

Tampa Marriott Waterside Hotel & Marina

Onde comer

Columbia Restaurant

Gaspar’s Grotto

The Refinery

Ulele

Passeios

Busch Gardens Tampa

Florida Aquarium

MOSI

Tampa’s Lowry Park Zoo

Tampa Premium Outlets

Tampa Riverwalk

Informações turísticas

visittampabay.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto

Comentários