logo

Telefone: (11) 3024-9500

Star Alliance é a única aliança aérea com incremento de passageiros em 2017 | Qual Viagem Logo

passenger In the Malaysia airport

Star Alliance é a única aliança aérea com incremento de passageiros em 2017

21 de fevereiro de 2018

Favorecida pela ampla conectividade e pelo maior número de companhias aéreas em atuação no país, a Star Alliance foi a única aliança a ter incremento no número de passageiros em 2017, segundo indicadores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até novembro.

Ao todo, a rede registrou um tráfego de 5,08 milhões de passageiros a partir do Brasil ou desembarcando em território nacional, contra 4,98 milhões de todo o ano anterior. A representatividade da Star Alliance no montante total de viajantes subiu de 24% para 26%, fazendo dela a segunda maior aliança do país neste quesito. A líder no país apresentou queda de 8,64 milhões para 7,83 milhões (-9,3%), enquanto a terceira colocada computou 3,06 milhões, um déficit de 7,5% em relação aos 3,3 milhões de 2016.

A Star Alliance conta com o maior número de companhias aéreas membros atuantes no mercado brasileiro – 13, contra sete de cada uma das duas alianças concorrentes. São elas: All Nippon Airways (ANA), Air Canada, Air China, Avianca, Avianca Brasil, Copa Airlines, Ethiopian Airlines, Lufthansa, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, Turkish Airlines e United. A ANA não opera voos, mas mantém um escritório no país. Oferece rotas para o Exterior a partir de 11 capitais – Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Além disso, as operações domésticas da Avianca Brasil em 28 cidades facilitam o deslocamento dos passageiros de voos internacionais.

A rede também ocupou o primeiro lugar em voos para a América do Norte e Central (5.870), Europa (4.435 – 1.300 frequências a mais do que a segunda colocada) e África (547), ligando o Brasil a 17 países de todos os continentes, exceto a Oceania. Os resultados foram impulsionados por novidades como as rotas para Miami e Santiago, lançadas pela Avianca Brasil; a ampliação das frequências da Copa Airlines em Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre; e a implementação de acordos de code-share da TAP com a Azul e da United com a Avianca.

A Star Alliance lidera em oferta de frequências internacionais em cinco capitais – Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Recife. É também a que mais opera voos para a Europa a partir do Rio de Janeiro e para a América do Norte e Central a partir de São Paulo.

“A rede Star Alliance disponibiliza acesso a inúmeros hubs internacionais, por meio dos quais os passageiros brasileiros podem se conectar facilmente ao resto do mundo”, ressalta Rebecca Meadows (Avianca), CSC Chair da aliança no Brasil.

Mais informações em: staralliance.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / 06photo

Comentários