logo

Telefone: (11) 3024-9500

St. Martin: um roteiro completo para as próximas férias | Qual Viagem Logo

iStock_82695375_XXLARGE

St. Martin: um roteiro completo para as próximas férias

17 de junho de 2016

A ilha de Saint-Martin tem a particularidade de ser o menor pedaço de terra dividido entre duas nações: França e Holanda. A parte norte é o lado francês, cuja capital é Marigot. Os encantos desse destino caribenho são inúmeros: praias de águas azuis, cristalinas e quentinhas e areia branca, uma gastronomia repleta de sabores, muita natureza e atividades para todos os gostos. Apelidada de “Friendly Island” (Ilha Amigável) e com um clima tropical durante todo o ano, St. Martin é um destino perfeito para as férias.

Anse Marcel beach and boats on french side of St Martin Sint Maarten Caribbean

Foto por iStock / BackyardProduction

A parte francesa possui algumas das praias mais bonitas da ilha. A de Orient Bay é a preferida entre os praticantes de jet-ski e kitesurf. Já Friar’s Bay e a Ilha Pinel têm águas calmas e mais rasas, ideais para as crianças. Quando o mar em Baie aux Prunes estiver tranquilo, aproveite para praticar snorkel. Nettle Bay possui duas praias: uma de águas salgadas e a outra de água doce, na lagoa de Simpson Bay, onde fica a Grand Îlet, acessível apenas por barco. Happy Bay é um verdadeiro refúgio paradisíaco, enquanto que Grand Case fica perto de restaurantes e hotéis. Há ainda várias outras praias, como Petites Cayes e Baie Rouge – tente explorar todas elas.

A scene overlooking a bay containing sailboats, ships and houses

Foto por iStock / shorewoodphoto

Depois de se divertir nas incomparáveis águas caribenhas, há muito que fazer em terra. Faça caminhadas ou descubra a ilha de bicicleta. Visite também o histórico Fort Louis, que oferece algumas das mais belas vistas para Marigot Bay e Anguilla. O forte foi construído em 1789 para defender dos piratas os armazéns que estocavam produtos como sal, café, cana-de-açúcar e rum. Para conhecer os produtos locais, não deixe de ir ao Mercado Marigot, onde você vai encontrar frutas, temperos, peixes, artesanato e souvenires.

prestine Orient Beach on Sanit Martin island

Foto por iStock / zinchik

Se sua ideia é curtir a natureza, vá à Loterie Farm, uma antiga usina para refinação de açúcar, de 1773. Fica no coração da floresta e, hoje, é um parque de atividades que oferece circuito de arvorismo, piscina, trilhas e restaurantes. A Reserva Natural de Saint-Martin é um santuário da flora e da fauna, que se estende sobre mar e terra, em mais de 3.200 hectares. Percorra também a trilha de Sentier des Froussards, que liga Anse Marcel a Grands Cayes, em meio a uma floresta preservada. Outro lugar que vale a visita é a Fazenda das Borboletas, com 900 m² repletos desses pequenos animais.

Landscape photo taken from Fort ST Louis at Marigot in Saint Martin.

Foto por iStock / supan46

Há centenas de restaurantes pela ilha, que conserva a reputação de ser a capital gastronômica do Caribe. Alguns dos melhores encontram-se em Grand Case. Sua cozinha é uma mistura de sabores franceses e caribenhos. A escolha é farta entre peixes, lagostas, caranguejos, mariscos, carnes e churrascos tradicionais, tudo misturado com especiarias locais, molhos crioulos ou frutas tropicais. Além dos restaurantes premiados e bistrôs charmosos, confira também o que os lolos, como são chamados os quiosques de praia, têm a oferecer. St. Martins também oferece uma grande variedade de hospedagens, de hotéis de luxo a pousadas residenciais e as Guest Houses típicas das Antilhas, com vários quartos. Nos pequenos centros urbanos, há uma diversidade de lojas.

Como chegar

O aeroporto do lado francês da ilha é o de Grand Case/Esperance, mas o que recebe a maior parte dos voos internacionais é o Princess Juliana, no lado holandês. Companhias como a American Airlines e a Copa Airlines oferecem voos de São Paulo à ilha de Saint-Martin, com uma escala, respectivamente, nos Estados Unidos e no Panamá.

Onde ficar

L’Esplanade Hotel – lesplanade.com

Grand Case Beach Club – grandcasebeachclub.com

Belmond La Samanna – belmond.com/pt-br/la-samanna-st-martin

Mais informações em: st-martin.org

Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Escritório de Turismo de St. Martin

Foto destaque por: iStock / Vaughn Thompson

Comentários