logo

Telefone: (11) 3024-9500

South African Airways comemora 50 anos no Brasil | Qual Viagem Logo

a330saa44-baixa

South African Airways comemora 50 anos no Brasil

4 de setembro de 2019

Com 85 anos de história na aviação internacional, a South African Airways é a principal companhia aérea da África do Sul. Criada em 1º de fevereiro de 1934, voa atualmente para 57 destinos do continente e também em outros nove internacionais no Oriente Médio, Ásia, Europa, Austrália e América do Norte e do Sul.

O Brasil entrou na malha internacional da SAA em 1969, quando um Boeing 707 da empresa partiu de Joanesburgo com destino ao Rio de Janeiro. De lá pra cá são 50 anos de atuação ininterrupta no país.

Em novembro de 1995, tiveram início os voos São Paulo. A partir de 2002, a SAA deu início a um processo de expansão das frequências de voos para o Brasil. Em 2004, as operações passaram a ser diárias e as decolagem acontecem às 18h do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos com destino à África do Sul. A rota para Joanesburgo é realizada preferencialmente com aeronaves Airbus A330-200 ou A330-300. A equipe no país conta com 25 colaboradores, que estão sob o comando de Altamiro Medici Severino, diretor geral para a América do Sul.

img_20190903_093532698-baixa

Para celebrar o cinquentenário no Brasil, a aérea sul-africana realizou ontem, dia 3 de setembro, o SAA Meet Africa, no Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista. Ao longo do dia o evento recebeu parceiros em um movimentado workshop. À noite, um coquetel com convidados do trade marcou a data festiva. Zuks Ramasia, CEO da SAA, Shanaaz Ebrahim, cônsul, e Joseph Mashimbye, embaixador da África do Sul marcaram presença.

Em entrevista à Qual Viagem, Altamiro Medici falou sobre o mento da companhia no Brasil.

altamiro-baixaAtuação no Brasil – “Em nenhum momento a SAA pensou em deixar o Brasil nesses 50 anos de atividade. Sempre acreditamos no potencial do Brasil. Com o surgimento dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) aumentou a relevância da rota. Tivemos aumento gradativo da demanda. O perfil dos nossos passageiros também foi mudando. No início eram majoritariamente pessoas de alta renda. Agora temos também muitos estudantes em viagens de intercâmbio, missionários, aposentados, profissionais liberais, surfistas e maratonistas, além de funcionários de construtoras, mineradoras, entre outros segmentos. E muitos turistas, claro.”

Prêmios – “A SAA foi eleita por 14 anos consecutivos a melhor companhia aérea da África pela Skytrax.  Em 2019, recebeu o título de “Best Airline Staff Service” na categoria África. É também a única companhia 4 estrelas Skytrax a operar do Brasil para a África do Sul.”

Hub na América do Sul – “São Paulo passou a ser um hub da companhia para toda a América do Sul. Para tanto, mantém parcerias de codeshare com a GOL e Latam e acordos interline com a Azul, Aerolineas Argentinas, Qatar Airways, Ethiopian e Turkish Airlines.”

Passageiros do continente – “O Brasil é o nosso principal mercado na América do Sul e representa algo em torno de 75% da demanda no continente. Na rota entre São Paulo e Joanesburgo representa 6% da demanda global da SAA. Parece pouco, mas é um dos principais índices que temos. À frente, apenas norte-americanos, alemães, britânicos e chineses.”

Nova rota – “Em 20 de janeiro de 2020 iniciaremos uma nova rota a partir de Joanesburgo para Guangzhou, na China. Serão três voos semanais inicialmente e teremos como foco os passageiros corporativos, além de oferecer conexão para outros destinos da Ásia.”

Informações: flysaa.com/pt_BR

Texto: Roberto Maia

Fotos: SAA/Divulgação

Comentários