logo

Telefone: (11) 3024-9500

As mais belas ilhas no Brasil | Qual Viagem Logo

Ed6-105

As mais belas ilhas no Brasil

13 de maio de 2014

O horizonte do mar é para muitos, a paisagem escolhida quando chega o verão. Se seu destino predileto é rumo às praias, as ilhas brasileiras estampam o rico potencial ecológico do país. Mais um motivo para ir até elas. Algumas escolhidas à seguir, ficam como dica para uma viagem por belos lugares ao sol: paradisíacas como a Ilha Grande, badaladas como Ilhabela, ou até a imensa Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.

Ilha Grande, RJ

Ilha Grande 9Saindo da capital, pegando a Rio- Santos em direção à capital fluminense, um paraíso ecológico próximo à Angra dos Reis, Ilha Grande garante aos seus visitantes um encontro único em harmonia com a natureza. Mais de cem praias exuberantes e trilhas com vegetação de mata atlântica recebem os turistas. A ilha é exemplo de desenvolvimento sustentável e onde os carros estão proibidos. Pousadas charmosas, gastronomia diferenciada, praias com mar esverdeado e mergulhos são as opções de passeios por lá. Quem escolhe ficar pela ilha encontra diversas opções de pousadas. Experimente a Tagomago, que fica a 60 metros da Praia do Abraão – principal vila da ilha. (www.ilhagrandetagomago.com)


Ilhabela, SP

Ed6-103

No litoral norte de São Paulo, Ilhabela, é o destino de turistas do país inteiro. A 130 km da capital paulista, a cidade encontra-se perto do continente e é acessível por balsas que partem de São Sebastião. São mais de 36 km de praias escondidas ou agitadas em uma ilha onde trilhas e natureza contrastam com a agitação da Vila de Ilhabela. Cachoeiras, hotéis e resorts de charme, gastronomia internacional fazem parte dos serviços dessa encantadora ilha. A cidade é carinhosamente conhecida como a capital nacional da vela. Os amantes da vela oceânica podem praticar o esporte o ano inteiro. Entre as variadas opções de hospedagem de Ilhabela está o já famoso DPNY Beach Hotel. Considerado o melhor hotel de praia da América do Sul, alia luxo à alta gastronomia e bons serviços pé na areia. (www.dpny.com.br)


Ilha do Cardoso – SP

Ed6-102

Rodando menos de quatro horas de carro partindo-se da capital paulista, a Ilha do Cardoso pode ser acessada através da cidade de Cananeia. Ecológica, inóspita, com praias bem desertas. Vale a pena um passeio de lancha para nadar com os golfinhos, ou realizar as trilhas pela exuberante Mata Atlântica. Os peixes, camarões e frutos do mar são os grandes nomes da culinária local. Quem gosta de ostras pode provar a iguaria, considerada a mais natural do país, nos diversos restaurantes de Cananeia ou Iguape, cidades próximas. Na ilha, as opções de hospedagem são bem simples. Consulte em Cananéia, o Hotel Mar Azul (www.hotelmarazul.com.br) e em Iguape, a Pousada Recanto das Aves (pousadarecantodasaves.com. br).


Ilha do Mel, PR

Ed6-104O litoral do estado do Paraná é um dos menores do Brasil, mas a natureza e a geografia deram a ele destinos diferenciados com imagens deslumbrantes e cenários únicos. Situada a 4 km do litoral do Paraná, a Ilha do Mel tem 90% de sua área protegida como reserva da biosfera e patrimônio da humanidade da UNESCO. A ilha tem praias com águas límpidas, ideais para mergulho e trilhas em meio à vegetação da Mata Atlântica, que a tornam ideal para encontrar a natureza em seu estado puro. De barco, o acesso à ilha é feito desde as cidades de Paranaguá ou Pontal do Paraná. Vale a pena também conhecer a Ilha das Peças e o Parque Nacional Superagi. Bem perto dali, vale uma visita em Morretes e Antonina, cidades coloniais. Uma dica diferente para a hora da refeição é provar o Barreado – prato típico do litoral paranaense ( carne de gado cozida em panela de barro por 24 horas e servida com arroz de alho, pirão, banana da terra e laranja). Para se hospedar, a dica é o Grajagan Surf Resort, na Praia Grande. (www.grajagan.com.br)


Ilha de Vitória, ES

Ed6-97Principal das 34 ilhas que formam o arquipélago onde está situada a capital do Espírito Santo, na Ilha de Vitória ficam pontos importantes da cidade, como o bairro de Praia do Canto e o Iate Clube. A Ilha de Vitória está ligada à parte continental da cidade e às outras ilhas por meio de pontes. Com novos empreendimentos hoteleiros, Vitória é calma, com pouco trânsito. Um dos destaques culinários imperdíveis por lá é a Moqueca Capixaba (ensopado de peixe temperado com molho de tomate e coentro, servido com arroz branco e pirão), que pode ser apreciado no bairro de Goiabeiras, nova sede das paneleiras. Para se hospedar, o destino conta com grandes redes hoteleiras, como a Bristol, com 8 unidades por lá. Também há o Four Towers, na Praia do Canto. (fourtowershotel.com.br)


Ilha de Santa Catarina, SC

Ed6-95Com 54 km de extensão e 14 km de largura, no litoral catarinense, a Ilha de Santa Catarina abriga quase inteiramente a cidade de Florianópolis e está conectada ao continente por três pontes. Belas praias como Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava, além de duas grandes lagoas e uma rica vegetação, fazem parte das belezas naturais da ilha. Quem visitar a ilha nessas férias poderá encontrar uma programação variada de shows e festivais gastronômicos que têm a “sequência de camarão” como o pedido certo na hora das refeições. Bons shoppings, praias badaladas e esportes náuticos completam os serviços. Para se hospedar, o destino conta com o famoso Costão do Santinho, resort com estrutura completa para toda a família (www.costao.com.br)

O Costão oferece centenas de atividades o ano inteiro, com recreação infantil, shows nacionais, seis restaurantes exclusivos, conjunto de piscinas aquecidas e SPA.


 

Comentários