logo

Telefone: (11) 3024-9500

Sítio arqueológico é atração em Sanliurfa, na Turquia | Qual Viagem Logo

gobek

Sítio arqueológico é atração em Sanliurfa, na Turquia

24 de outubro de 2019

Também conhecida como Urfa, a cidade de quase 500.000 habitantes está localizada no sudeste da Turquia, a apenas duas horas de voo a partir de Istambul. Ainda pouco explorada pelo turismo, é um berço de religião, artesanato, história e cultura da humanidade.

Göbeklitepe

A meia hora de carro do centro da cidade, encontramos o sítio arqueológico cujo descobrimento rompeu todos os paradigmas e fez repensar a arquitetura, a história, a psicologia e a sociologia. Considerado o “marco zero” da história da humanidade, o sítio arqueológico de Göbeklitepe é apontado como o complexo religioso mais antigo do mundo encontrado até agora.

Foto por iStock / undefined undefined

Foto por iStock / undefined undefined

Diversos megálitos se dispõem em círculo ao redor de duas grandes colunas, de aproximadamente 10 mil anos a.C.. As pedras de grandes dimensões são encaixadas de tal forma que geram uma espécie de “T”. Uma das teorias aponta que o complexo poderia ter sido um antigo lugar de peregrinação religiosa.

Aberto aos visitantes, além das imponentes mostras arqueológicas, o complexo tem uma vista maravilhosa e um pôr do sol que vale a pena ser admirado.

Mais informações em: sanliurfa.bel.tr/icerik/226/30/gobeklitepe

Onde comer

Foto por Natalia Bastos Oliva

Foto por Natalia Bastos Oliva

Passeando no Bazar, você encontrará várias opções de almoço tradicional ou petiscos de carne. Quer viver uma imersão culinária e cultural? Jante no Cevahir Han. Uma experiência bem tradicional onde os sabores turcos são acompanhados de músicos e danças típicas. O restaurante funciona com menu fechado, por essa razão você deve fazer reserva, mas não sofra pela quantidade, na Turquia as refeições são muito bem servidas. Caso tenha alguma restrição alimentar, é só avisar.

Mais informações em: cevahirhan.com

Onde ficar

Foto por Natalia Bastos Oliva

Foto por Natalia Bastos Oliva

O Hilton Garden Inn Sanliurfa é uma boa opção de hospedagem para quem busca conforto e uma localização estratégica. Está a 35 minutos do aeroporto de Sanliurfa e perto de algumas das atrações turísticas mais importantes da cidade, como Balikli Göl (“a piscina do Abraão”).

No café da manhã, há uma ampla variedade de pães, queijos e frutas, assim como os itens da culinária tradicional turca. Além disso, você pode pedir uma omelete que será feita na hora ao seu gosto. Experimente os chás.

Mais informações em: hiltongardeninn3.hilton.com

Texto e foto destaque por: Natalia Bastos Oliva. A jornalista viajou a convite da Turkish Airlines e do Governo da Turquia, com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).

Comentários