logo

Telefone: (11) 3024-9500

Sirmione: descubra a charmosa cidade medieval do Lago de Garda | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ xbrchx

Sirmione: descubra a charmosa cidade medieval do Lago de Garda

9 de março de 2018

Sirmione é uma das mais belas cidades do Lago de Garda, o maior da Itália com 370 km² de superfície. Localizada na região da Lombardia, ao norte do país, a chamada Pérola do Garda chama a atenção por suas águas termas e ruínas romanas. Mas também conta com praias de águas azuis banhadas pelo famoso lago e um centro histórico com aqueles típicos monumentos de cidadezinha charmosa italiana que nos encantam a cada visita.

Foto por Istock/ Haidamac

Foto por Istock/ Haidamac

E por falar em história, a pequena península é bastante antiga, com registros de primeiros vestígios humanos nos séculos 5 e 6 a.C. Acredita-se que o lugar tenha sido utilizado como balneário pelas famílias romanas ricas de Verona. E é justamente desse passado que permanecem as principais atrações da cidade: as Grutas de Catullo.

As ruínas, que não são bem grutas, formam a maior vila romana do norte da Itália. No complexo, de mais de dois hectares, há um importante jardim de mais de 1500 oliveiras, além de uma vista única de toda a parte do sul do Lago de Garda. No sítio arqueológico, arcos, colunas e paredes em pedra são os vestígios dos tempos mais antigos que, apesar das deteriorações, formam um cenário incrível.

Foto por Istock/ nantonov

Foto por Istock/ nantonov

Nota de curiosidade: as ruínas ganharam esse nome por conta da vista a partir do lago; antigamente, desse ângulo, o que se viam eram as cavidades cobertas pela vegetação, dando a impressão de serem grutas.

Ali perto fica outra atração bastante famosa de Sirmione, as termas. As águas termais da cidade são conhecidas por seus poderes curativos e recebem turistas do mundo inteiro, principalmente com problemas respiratórios. Podendo chegar a temperaturas de até 70º, as termas são ideais para descanso e relaxamento.

Foto por IStock/ Isaac74

Foto por IStock/ Isaac74

De volta ao centro histórico da cidade, o Castelo Scaligero é outra parada obrigatória no destino. Considerada uma das mais completas e preservadas da Itália, a fortaleza foi construída entre os séculos XIII e XIV pela família Della Scala. Imponente, o castelo conta com uma torre de 37 metros de altura que proporciona uma das melhores vistas da paisagem, incluindo o lago e as colinas.

É do castelo também a “entrada oficial” da cidade. A Rocca Scaligera é uma ponte banhada pelo lago por onde chegam os visitantes, dando todo um clima medieval ao lugar.

Foto por IStock/ bbsferrari

Foto por IStock/ bbsferrari

Ainda no centrinho, a atmosfera medieval permanece no vilarejo. Em uma caminhada, o turista encontra ruas sinuosas e estreitas, além de casarios e flores que colorem e dão vida a cada pedacinho da cidade. À noite, com tudo iluminado, Sirmione fica ainda mais charmosa!

Vale lembrar que o tráfego de veículos só é permitido em determinadas ruas e horários.

Foto por IStock/ Siempreverde22

Foto por IStock/ Siempreverde22

Sirmione conta ainda com algumas praias de água doce, com pedrinhas no lugar de areia e águas cristalinas do Lago de Garda. Destaque para a praia da Igreja.

Foto por Istock/ marcobir

Foto por Istock/ marcobir

Estando no destino, não deixe de provar os tradicionais gelatos italianos. A cidade conta com inúmeros sabores e tamanhos dessa maravilha!

Como chegar

As estações de trem mais próximas de Sirmione são Desenzano e Peschiera del Garda. De qualquer uma delas, é fácil pegar um táxi ou ônibus até a cidade.

Por vias aéreas, os aeroportos mais próximos são os de Milão, Verona oe Veneza.

Onde ficar

Hotel Eden

Hotel Catullo

Hotel Marconi

Onde comer

Trattoria Clementina

Ristorante Risorgimento

Leo’s Hamburgeria

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ xbrchx

Comentários