logo

Telefone: (11) 3024-9500

Seis festivais gastronômicos para agradar a todos os paladares | Qual Viagem Logo

Ramen noodle soup with chicken and egg on bamboo mat. Table top view. Asian cuisine food

Seis festivais gastronômicos para agradar a todos os paladares

10 de setembro de 2019

Sabendo que 61% dos viajantes globais escolhem seu destino de viagem de acordo com as delícias que o local oferece, preparamos um cardápio que vai inspirar você a conhecer festivais gastronômicos de todo o mundo. Pensando especialmente nos amantes da culinária, a Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, analisou suas propriedades em mais de 150.000 destinos em 229 países para recomendar festivais gastronômicos que vão satisfazer até aos paladares mais exigentes. Da ‘maior festa da pizza na Itália’, passando pelo maior festival de chocolate do mundo até insetos um tanto quanto ‘estranhos’, os viajantes podem se preparar para ficar com água na boca e experimentar várias opções de pratos, desde os mais populares até os mais excêntricos.

Ribfest – Ontário, Canadá

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Os apaixonados por carne podem sempre se esbaldar no ‘Maior Festival de Costela’ do Canadá, o ‘Ribfest’, que este ano aconteceu entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro no Spencer Smith Park em Burlington, Ontário. Em sua 22ª edição, o festival contou com a participação dos 19 melhores mestres na arte de fazer costela de toda a América do Norte. É a oportunidade perfeita para se empanturrar de carne e apreciar uma cerveja gelada. Aliás, enquanto faz a digestão, você pode curtir as bandas locais que se apresentam nos três palcos, os fogos de artifício e conferir os concursos de comida com a participação de jurados famosos.

Onde ficar: O charmoso Creekside B&B é o lugar perfeito caso você decida conferir o Ribfest, justamente por ficar a um curto trajeto de carro até o festival. Se depois de tanta costela ainda sobrar espaço no estômago, você pode aproveitar a churrasqueira disponível na acomodação para assar uma carninha por conta própria.

Napoli Pizza Village Festival – Napóles, Itália

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Mais de 1 milhão de apaixonados por pizza de todo o mundo são esperados na 9ª edição do famoso ‘Napolli Pizza Village Festival’, que não poderia acontecer em nenhum outro lugar senão Nápoles, a terra natal da pizza. Marque no seu calendário: o festival acontece entre os dias 13 e 22 de setembro deste ano. Além de poderem se deleitar com a pizza mais famosa do mundo, os visitantes também terão a chance de participar de workshops oferecidos por mestres da pizza de todos os cantos do planeta, conferir exposições, shows e até mesmo participar de concursos. Não é de se surpreender que Nápoles seja o destino mais recomendado pelos viajantes da Booking.com para se apreciar uma bela pizza. Ainda na Itália, as recomendações também incluem as cidades de Cavallino-Treporti, Bibione, Vico Equense e Lignano Sabbiadoro.

Onde ficar: A localização central e a vista para a cidade e para o mar tornam o Grand Tour B&B o lugar ideal para se hospedar. Atrações próximas a esse cama e café (B&B) incluem a Piazza Plebiscito e Castel dell’Ovo. Depois de curtir o festival e se empanturrar de pizza, os hóspedes podem aproveitar para fazer a digestão em uma caminhada de 25 minutos, de Lungomare Caracciolo – onde o Pizza Fest acontece – até a acomodação.

Bug Fest – Carolina do Norte, EUA

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Se você faz o estilo ‘estômago de avestruz’ e não tem medo de encarar pratos incomuns, o ‘Bug Fest’ é o festival para você. O evento acontece no dia 21 de setembro de 2019 no Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e conta com pratos feitos à base de insetos preparados por chefs da região, além de exposições, atividades, apresentações educativas e workshops. Mais do que isso, o festival divulga os benefícios que o consumo desses bichinhos traz à saúde humana.

Onde ficar: O StateView Hotel, Autograph Collectionoferece a localização ideal, já que fica a uma curta distância de carro do BugFest. Depois de explorar o Museu de Ciências Naturais, os viajantes também podem conferir a vista do Museu de História e do Museu de Artes, que ficam bem próximos da acomodação. Se o seu estômago não for resistente o bastante para encarar os insetos, você pode se fartar com o café da manhã servido no hotel, que conta com as opções continental ou buffet.

Salon du Chocolat – Paris, França

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

O ‘Salon du Chocolat’ é o destino dos sonhos de qualquer chocólatra. O festival acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, no Paris Expo Porte de Versailles, e neste ano celebra sua 25ª edição. O Salon du Chocolat reúne sabores internacionais e as últimas tendências do universo do chocolate em suas exposições, atividades, competições, workshops, aulas de culinária com chefs renomados, esculturas de chocolate e até mesmo um desfile de moda envolvendo… chocolate! Esse festival – que no quesito ‘delícias do cacau’ é o maior do mundo – conta com a participação de 60 países. No entanto, caso visitar a Cidade Luz não esteja entre os seus planos para este ano, que tal dar um pulinho em Hershey, Pensilvânia ou Harrisburg nos Estados Unidos; Módica na Itália, Gramado no Brasil ou até mesmo Kuah na Malásia? Todos esses lugares são recomendados pelos viajantes chocólatras da Booking.com.

Onde ficar: Okko Hotels Paris Porte De Versailles oferece acomodações cheias de estilo a uma curta caminhada do Centro de Exposições Paris Expo Porte de Versailles, da Torre Eiffel e do Parque dos Príncipes. Servido diariamente, o buffet de café da manhã desse hotel agrada a todos os paladares e conta inclusive com opções orgânicas. Se você quiser sair em busca de ingredientes por conta própria, pode conferir o Marché Cervantes – pequeno mercado especializado em frutas, vegetais, ovos, laticínios, charcutaria, frutos do mar e flores frescas – que fica bem próximo do hotel.

Tokyo Ramen Show , Japão

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

O ‘Tokyo Ramen Show’, festival com duração de onze dias que acontece entre o final de outubro e o começo de novembro, celebra neste ano a sua 10ª edição. Sediado no Parque Olímpico de Komazawa, esse festival voltado aos amantes do macarrão oriental apresenta as delícias oferecidas por 30 vendedores de todo o Japão e as diferentes iguarias regionais do ramen. Se empanturre até seu estômago dizer ‘chega’! E, se você quiser experimentar o ramen de outras regiões, não deixe de conferir as cidades japonesas de Fukuoka, Osaka e Kyoto, destinos recomendados pelos viajantes da Booking.com que amam macarrão oriental.

Onde ficar: The Global Hotel Tokyo oferece acomodação confortável e que cabe no bolso graças às suas cápsulas futurísticas. Esse moderno hotel fica localizado a apenas meia hora de carro do Parque Olímpico de Komawaza, onde o ‘Ramen Show’ acontece. A região de Shinjuku Ward é por si só bastante agitada – e para abrir ainda mais o apetite dos hóspedes, ainda conta com diversas opções gastronômicas.

Tunarama Festival – Port Lincoln, Austrália

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Apesar de à primeira vista parecer um festival de comida um tanto quanto exótico, o ‘Tunarama Festival’, em Port Lincoln, Austrália, acontece todos os anos e é lar da competição de ‘arremesso de atum mais famosa do mundo’. Celebrado durante o feriado ‘Australia Day’, em janeiro, esse famoso evento é uma homenagem às indústrias agropecuária e pesqueira da cidade. Os visitantes podem aproveitar os produtos fresquinhos dos mercados locais, curtir música ao vivo e jantares com ingredientes produzidos localmente, além de uma das opções de frutos do mar mais frescas do mundo, sem mencionar os desfiles temáticos de atum. Se a culinária dos sete mares te agrada, você também pode visitar outras cidades que foram especialmente recomendadas pelos viajantes da Booking.com, como Los Abrigos, na Espanha; Bouzigues, na França; Si Racha, Rayong ou Bangsaen, na Tailândia.

Onde ficar: Bem de frente para o mar, o Bay 10 – Suites and Apartments está localizado a uma curta caminhada do centro de Port Lincoln. O festival com certeza vai despertar o mestre-cuca que há dentro de você, então aproveite a churrasqueira disponível na acomodação para se aventurar no universo gastronômico.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Arx0nt

Comentários